sábado, 15 de maio de 2010

SEM VERGONHA DO GINECOLOGISTA!!


Olá queridas amigas, saúde e paz para todas, neste sábado lindo na Terra do Sol.

Hoje eu venho tratar aqui da saúde feminina pois fiquei sabendo que muitas de nós ainda
acham complicado fazer seus exames ginecológicos, uma vez que terá que dividir a intimidade com um profissional da área.

Pois bem. Segundo o jnjbrasil, é hora de dismistificar o assunto sem medo de nada. Acompanhem o artigo e sejam muito felizes com muita saúde.

Ir ao ginecologista năo tem mistério!

Na vida das garotas, um assunto em especial provoca um grande frio na barriga: a primeira visita ao ginecologista.

Mas antes de vocę ficar ansiosa e morrendo de vergonha de ir ŕ consulta, saiba que esse especialista nada mais é do que a pessoa certa para resolver aquele monte de dúvidas que a gente tem sobre as transformaçőes do corpo, virgindade, higiene íntima, cólicas e sexualidade.

Por isso, leia as perguntas e respostas que preparamos para deixá-la mais tranqüila para enfrentar esse momento tăo importante na vida da gente!

Quando devo ir ao ginecologista pela primeira vez?

Năo existe, na verdade, uma idade certa para isso. O que pode determinar que a hora de marcar uma consulta nessa especialidade chegou é a primeira menstruaçăo.

Outros motivos, entretanto, podem apressar a consulta. Entre eles, queixa de cólicas e corrimento, excesso de pęlos pelo corpo, acne, demora para a chegada do primeiro ciclo menstrual ou qualquer outra dúvida com relaçăo ŕ puberdade.

O que acontece na primeira consulta?

Năo existe uma regra, mas geralmente a primeira ida ao ginecologista resume-se a um bom bate-papo! É isso mesmo: o médico vai querer saber tudo sobre a sua vida, perguntando coisas básicas para entender como anda sua saúde.

Com isso, vocę vai ter de falar sobre seus hábitos, doenças que já teve, doenças na família, como é o seu ciclo menstrual, se vocę tem cólicas, se já tem vida sexual ativa, etc.

O exame clínico em si deve acontecer apenas quando a garota se sentir preparada.

E, no caso das meninas virgens, é importante dizer, ele năo é completo.

Quer dizer, nessa situaçăo o ginecologista limita-se a examinar os genitais externos, além de realizar o exame das mamas. Um ultra-som também pode ser solicitado para completar a avaliaçăo clínica.

As garotas que já iniciaram a vida sexual podem fazer uma análise ginecológica completa. Nela, a examinaçăo interna é realizada com um aparelhinho chamado espéculo - que é utilizado para o médico conseguir enxergar lá dentro.

Pode ser que o ginecologista recolha um material para fazer o Papanicolaou, que é o exame preventivo do câncer de colo uterino.

A minha măe precisa entrar comigo na consulta?

Só se vocę quiser. Mesmo que ela insista, vocę tem todo o direito de entrar sozinha, caso tenha vontade.

Afinal, tem gente que fica mais ŕ vontade de perguntar tudo o que der na telha quando năo tem ninguém por perto.

Mas se vocę faz questăo que a sua măe esteja junto, o médico năo pode fazer nenhuma objeçăo.

Eu preciso ir ao mesmo médico que minha măe vai há anos?

Mais uma vez, a escolha é sua. Se vocę năo se sente ŕ vontade para ir ao mesmo ginecologista que sua măe vai, năo importa o motivo, explique isso a ela. Ela poderá ajudar a encontrar um novo médico e checar se ele é um profissional de confiança.

Médico ou médica? Vocę decide!

Esta decisăo é muito pessoal, por isso vocę tem de escolher o profissional que a deixa mais ŕ vontade. E, se vocę for a uma consulta e năo gostar do médico escolhido, năo tenha receio de trocá-lo.

Sentir-se confortável com o especialista é a principal ferramenta para garantir que sua saúde será bem avaliada, afinal, năo tem nada a ver vocę continuar indo a um médico para o qual tem vergonha de tirar suas dúvidas, năo é verdade?

E se vocę quer sentir-se ainda mais segura quando for ŕ consulta, converse com suas amigas e as mulheres da família.

Vocę perceberá, no fim, que o ginecologista é seu grande aliado para garantir uma boa saúde!

Tenham todas um Lindo final de Semana

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário