quarta-feira, 19 de maio de 2010

ELE NÃO É CHATO, SÓ ESTÁ DOENTE!!


Bom dia garotas lindas do meu blog, o assunto desta quarta feira linda trata sobre o comportamento do chamado menino maluvido e danado.

Quem desenvolve é o entendido Dr. Gustavo Teixeira. Respeitado no Meio médico e da mídia ele é psiquiatra da infância e adolescência e autor de vários livros sobre comportamento infantil, descreve esses meninos donos de tudo e que a maioria de nós temos um em conosco, Como o REIZINHO DA CASA.

O texto chama a atenção para o famoso comportamento do garoto, quanto ele fica sentado na poltrona, impassível diante de qualquer ordem do pai ou da mãe, e só faz o que quer e quando quer.

Dr. Gustavo diz que crianças desobedientes e manipuladoras podem sofrer de um mal conhecido entre os psiquiatras como Transtorno Desafiador Opositivo.

Segundo ele, esse transtorno é uma condição comportamental comum entre crianças de idade escolar e pode ser definido como um padrão persistente de comportamentos negativistas, hostis, desafiadores e desobedientes observados nas interações sociais da criança com adultos e figuras de autoridade de uma forma geral, como pais, tios, avós e professores, podendo estar presente também em seus relacionamentos com amigos e colegas de escola.

“Pode estar relacionado com outras condições comportamentais e frequentemente precede o desenvolvimento do transtorno de conduta, uso abusivo de drogas e comportamento delinquêncial”, avisa o médico.

As principais características do transtorno desafiador opositivo são perda frequente da paciência, discussões com adultos, desafio, recusa a obedecer solicitações ou regras, perturbação e implicância com as pessoas, podendo responsabilizá-las por seus erros ou mau comportamento.

Ele se aborrece com facilidade e comumente se apresenta enraivecido, agressivo, irritado, ressentido, mostrando-se com rancor e com idéias de vingança.

São crianças que apresentam uma dificuldade no controle do temperamento e das emoções, uma teimosia persistente, sendo resistentes a ordens e parecem estar testando os limites dos pais a todo momento.

“Os sintomas aparecem em vários ambientes, entretanto é na sala de aula e em casa onde estes podem ser melhor observados”, explica Gustavo.

Estudos americanos atribuem esse diagnóstico 2 a 16% das crianças em idade escolar, sendo duas vezes mais frequente entre meninos do que em meninas e os sintomas iniciais do transtorno desafiador opositivo ocorrem, normalmente entre os 7 e 8 anos de idade.

Com frequência essas crianças e adolescentes apresentam baixa auto-estima, fraca tolerância às frustrações, humor deprimido, ataques de raiva e possuem poucos amigos, pois comumente são rejeitados pelos colegas devido a seus comportamentos impulsivos, opositores e de desafio às regras sociais do grupo.

O início do uso abusivo de álcool e outras drogas merece especial atenção nessas crianças, pois os conflitos familiares gerados pelos sintomas do transtorno, comportamentos de oposição e de desafio às normas podem facilitar o envolvimento problemático com essas substâncias no futuro.

Muito importante ressaltar que o transtorno desafiador opositivo é muito mais do que aquela “birra” ou desafio típico de uma criança, que seria, por exemplo quando a criança deseja um sorvete e não é atendida pela mãe.

Algumas investigações clínicas são importantes para um correto diagnóstico de crianças com transtorno desafiador opositivo, como a correta e cuidadosa avaliação comportamental infantil, realizada pelo médico psiquiatra especialista na infância e adolescência.

A boa notícia é que quase 70% das crianças com o diagnóstico de transtorno desafiador opositivo deixarão de apresentar os sintomas nos anos seguintes, desde que acompanhados terapeuticamente.

Porém, se não houver acompanhamento, os sintomas podem se perpetuar e serem intensificados ao longo da vida.

Pois é na verdade o menino não é nada maluvido e sim um portador de um transtorno, perfeitamente tratável, por isso é bom repensar na forma de tratar desses pimpolhos para não piorar as coisas.

Abração

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário