terça-feira, 18 de maio de 2010

PINTAS NA PELE. CUIDADO EXTREMO COM ELAS!!

Amadas amigas do blog, nesta terça feira linda eu trago um assunto que requer muita atenção de todas nós, já que se trata de prevenção e saúde.

O crédito é da doutora Annia Cordeiro Lourenço, uma mulher poderosa como nós, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, e que fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A doutora Annia alerta para que tenhamos atenção redobrada quando encontrarmos pintas em nosso corpo. Segundo ela o aumento no número ou tamanho de nevos na pele pode ser sinal de futuros problemas.

Ela afirma que a pele é o maior órgão do corpo humano. Sua intensa exposição a componentes do meio externo como sol, ventos e outras agressões climáticas podem causar o aparecimento de manchas de diferentes formas, texturas e tonalidades.

Além disso, o descuido das pessoas pode gerar a manifestação de distúrbios como sardas e o aumento no número de pintas indesejáveis.

Conhecidas cientificamente por nevos melanocíticos, as pintas são lesões de pele pigmentadas que podem surgir em qualquer fase da vida e podem ter cores, formas e tamanhos diferentes, bem como apresentar pêlos.

“Elas aparecem em qualquer parte do corpo humano seja pela falta de proteção solar ou por fatores genéticos. Pessoas de pele muito clara ou aquelas que têm antecedentes familiares de câncer de pele são mais propensas ao aparecimento delas”, destaca a dermatologista curitibana Annia Cordeiro Lourenço.

Quando estão em locais de fácil acesso, elas podem ser retiradas (se for necessário), medida que pode evitar problemas maiores para a saúde no futuro.

“Algumas podem se transformar em câncer de pele (melanomas), mas se detectado precocemente as chances de cura são maiores. Porém é necessário tratar todos os tipos e destinar atenção especial a todas elas”, destaca.

Muitas pessoas optam por métodos rápidos e caseiros de remoção da pinta, porém essa prática pode gerar danos ao corpo humano. Por isso, exames dermatológicos devem ser feitos por especialistas anualmente para que se possa evitar o aparecimento delas. “Está totalmente contra-indicado a cauterização ou qualquer outro método destrutivo na remoção das pintas. É essencial que os nevos sejam removidos cirurgicamente e analisados pelo dermatologista”, conclui.

O ABC das pintas

Assim como todo e qualquer tratamento, as pintas possuem um método específico a ser utilizado. Conhecido como ABCD dos nevos, o paciente pode realizar um diagnóstico fácil e rápido para identificar se os nevos apresentam problemas.

As letras significam: A de assimetria, B de bordos, C de cor e D de dimensão. “Lesões assimétricas, com bordos irregulares que apresentam grandes lesões podem ser malignas.

Se a pinta apresentar coloração preta, significa que ela apresenta grande quantidade de melanoma, por isso sempre que ocorrer uma alteração em seu aspecto no aspecto da pinta é necessário consultar um dermatologista imediatamente”, explica.

Então taí o recado da eminente dermatologista, que tenho certeza as gatas poderosas de plantão, assimilaram com muita atenção, para não dar chance para esse bicho feio chamado câncer de pele.

Abraços carinhosos a todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário