sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VERÃO COM PELE BONITA E LISINHA


Bom dia amigas do Lady Chic Blog, eu desejo a todas muita saúde e sucesso nestes últimos dias do ano findo.

Hoje eu quero falar sobre o que fazer com os pelos encravados.

O crédito é de Juliana, articulista no Novo Portal Zun, aos quais agradeço desde já a permissão pela divulgação da matéria em nosso blog.

Acompanhem os detalhes.

Um dos problemas mais comuns de pele, a foliculite ou como é conhecido popularmente o pelo encravado, atinge homens e mulheres no mundo inteiro. Um tanto incômodo o pelo encravado nos homens aparece mais na região do rosto, mas em algumas exceções podem também aparecer na região das têmporas e nuca.

Já nas mulheres é muito comum os pelos encravados nas axilas, pernas e também na virilha.

Causas

O problema está diretamente relacionado com o hábito de raspar ou depilar a pele. Os pelos são cortados pela lâmina e, assim que começam a crescer eles se curvam e penetram de novo na pele, isso faz acontecer uma reação inflamatória que em muitas vezes é dolorosa e purulenta, parecida com uma espinha. Se não tratado o pelo continua crescer dentro da pele e pode gerar um cisto, nestes casos a ajuda médica é indispensável.

Tratamento

Medidas simples como nunca usar a lâmina no sentido contrário ao nascimento do pelo é uma das principais. Isso evita que o pelo seja empurrado para dentro da pele. Já para quem usa a cera quente ou fria, a esfoliação corporal com mel previne novos encravamentos.

Compressas de chá de camomila também aliviam o incômodo. Seja qual for o método, a esfoliação é mesmo a melhor solução quando os pelos encravam, pois ajuda a solucionar o problema e deve ser feita semanalmente.

Uma receita simples, é fazer uma pasta com água e açúcar, e aplicar na pele suavemente. Retirar o pelo encravado com ajuda de agulha é comum, mas só deve ser feito por profissionais. Se o pelo estiver muito inflamado podem ser indicados antibióticos de uso local ou até mesmo a drenagem.

Procure sempre se depilar após o banho que é quando a pele está livre de produtos químicos e limpa. Sempre lave a pele com água e sabão neutro após a depilação e hidrate bem para amenizar irritações. Estes cuidados contribuem muito para evitar o encravamento dos pelos. Afinal o verão esta aí e todo mundo quer uma pele bonita e lisinha.

Beijão para todas e muita saúde.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário