terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FICANDO BEM NA FOTO!!


Bom dia amigas do Lady Chic Blog, tudo ótimo com vocês?

Nesta terça feira linda eu trouxe do site da B Bel – Um Estilo de Vida, um artigo excelente de Renato Trentini – Equipe BBel, que mostra como nos comportarmos nas festas de final de ano.

Vamos acompanhar com carinho a idéia do articulista

As confraternizações de final de ano são momentos de alegria e descontração, mas é preciso ter cuidado para não exagerar e passar vergonha junto aos amigos, familiares e colegas de trabalho. Ficar atento a alguns pequenos detalhes faz toda diferença, principalmente se o ambiente em que se está é relacionado ao trabalho.

Festa de final de ano da empresa não é motivo para cometer excessos. Tália Jaoui, palestrante comportamental e especialista em programação neurolinguística, comenta que mesmo no momento de descontração é preciso estar atento aos modos, pois o profissional tem uma imagem a zelar. "Mulheres precisam cuidar principalmente das roupas. Decotes e roupas curtas demais não devem ser usadas mesmo que a festa seja em um lugar mais descontraído", sugere a especialista.

É preciso ter cuidado também com o consumo de bebidas alcoólicas. Viviane Gonzalez, consultora em recursos humanos, aponta o consumo exagerado de álcool como uma das gafes básicas mais cometidas nas festas de final de ano. Tália salienta que pessoas alcoolizadas são desagradáveis em qualquer lugar, seja balada, bar ou até mesmo em uma choperia. "Vale a máxima do 'se beber, não dirija. Além do fator de risco ao volante, a bebida pode relaxar a pessoa a ponto de falar algumas 'verdades' que jamais diria se não estivesse embriagada", alerta a especialista.

Esse é o momento de se falar sobre assuntos amenos, sem ser desagradável. Tália sugere conversar sobre futebol, filhos ou esportes. Qualquer assunto agradável é bem-vindo, portanto, religião e política devem ser deixados para outra ocasião. A ideia da festa é integrar os funcionários e não causar briga ou desavenças no grupo. Viviane aponta as festas de final de ano como uma excelente oportunidade para as pessoas socializarem, principalmente com colegas de outros setores. "Conversar com colegas de ambos os sexos ajuda a evitar comentários maliciosos", lembra a consultora.

As pessoas tímidas e introvertidas por natureza devem se policiar para não passar a impressão de serem antissociais. "Em uma festa com 50 pessoas com certeza pelo menos cinco terão algo em comum com o funcionário tímido. Uma dica legal é aprender um pouco sobre o que interessa aos outros, mas é preciso estar atento para não exagerar na dose e parecer artificial demais", sugere Tália.

Para os extrovertidos, a dica é se conter. Como a expressividade é um hábito, ela pode ser treinada para que a pessoa não passe por expansiva demais. Segundo a especialista, algumas pessoas se sentem desconfortáveis com essa característica, que pode ser mudada com um simples treino. "A pessoa pode contar uma piada e cronometrar para não falar ou fazer alguma gracinha pelos próximos 5 minutos", sugere Tália.

Para evitar desastres em jantares de festas de final de ano, algumas regras devem ser seguidas para causar uma boa impressão nos colegas, chefes, familiares e amigos. Bons modos à mesa são indispensáveis em qualquer ocasião. Não falar com a boca cheia, não colocar muita comida na boca e saber mastigar corretamente são algumas dicas repassadas por Tália. Saber usar corretamente os talheres também é fundamental. Para não errar, a dica da especialista é usar garfo na mão esquerda e faca na mão direita.

O guardanapo é outro item que merece atenção. Tália lembra que o guardanapo, quando for de pano, deve ser colocado no colo apenas depois que o garçom servir o prato ou trouxer o couvert. Tália lembra que as comidas servidas na época de natal geralmente são mais gordurosas e por esse motivo é preciso sempre limpar a boca antes de beber. "A gordura marca o copo ou a taça. Além disso, alguns pedacinhos de comida podem ficar presos à boca e isso é bem desagradável". Gestos e movimentos quando se está sentado à mesa também precisam ser contidos para evitar derrubar taças e castiçais, causando acidentes ou derrubando vinho sobre a mesa.

As festas de final de ano e de Natal têm o intuito de unir as famílias, porém, o consumo de álcool e alguns problemas não resolvidos entre os familiares podem gerar atritos e acabar com a alegria das festas. Tália comenta que discussão não tem lugar na noite das festas. É preciso passar por cima dos problemas e tratar bem inclusive as pessoas com quem se tem algumas desavenças. "Em uma outra ocasião você liga para a pessoa e a chama para conversar em um café. Não resolva por telefone, espere para conversar pessoalmente", sugere a especialista.

Outra gafe comum nos jantares das festas de final de ano é deixar de levar um presente para a anfitriã que se dispôs a preparar o jantar. "Nunca chegue à casa do anfitrião de mãos vazias. Caso não seja necessário levar um prato para contribuir com o jantar, lembre-se de levar vinho, engradado de cerveja, vários refrigerantes ou água com gás. Um presente para a casa também é necessário, além do presente do amigo secreto", comenta Tália.

O convívio com os amigos e parentes favorece o clima intimista, mas nem por isso a educação e o bom senso estão dispensados das festas de final de ano. Detalhes mais íntimos e palavrões devem ser evitados, bem como exagerar no tom de voz. A bebida ajuda a deixar o ambiente mais alegre, porém, Tália reforça que não se deve exagerar, principalmente porque a pessoa alcoolizada tende a expor seu senso crítico, esquecendo muitas vezes de filtrar ou pensar nas consequências dos comentários.

Um grande beijo para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário