Olá
amigas e seguidoras do meu blog, uma Semana Santa super produtiva para vocês.
Hoje
eu trouxe os quatro passos para desenvolver o carisma e abrir portas
O
crédito da reportagem são dos articulistas CLAUDIA - Edição: MdeMulher com conteúdo
CLAUDIA
Vejamos
os detalhes.
Ter
autoconhecimento é fundamental para se tornar uma pessoa carismática.
"Primeiro, você precisa se olhar e se entender para depois conseguir fazer
assim com o outro", ensina Deborah Epelman, psicóloga especializada em
neurolinguística e coordenadora da Programação em Autoconhecimento e
Comunicação (PAHC), de São Paulo.
"Atualmente,
tudo depende da habilidade para interagir com as pessoas. É isso que garante o
alcance de qualquer resultado, do ambiente doméstico ao profissional",
reforça Fatima Motta, socióloga e professora da Escola Superior de Propaganda e
Marketing, em São Paulo, de disciplinas como Fator Humano como Diferencial
Competitivo.
"Mas,
para se dar bem com o outro, antes é preciso lidar bem consigo mesma, entender
seus anseios mais profundos, desejos, necessidades, forças e fraquezas. Esse
movimento interno permite perceber empaticamente quem está ao seu redor e
compreender o contexto, o código, a ética das relações, construindo assim um
vínculo positivo para todos", complementa.
Adote
quatro passos para desenvolver seu lado carismático:
Saber
ouvir
Parar
o que está fazendo, desligar-se dos próprios problemas e escutar o outro com
real interesse e olhar focado em quem fala é uma atitude poderosa. A pessoa se
sente importante, acolhida, e abre um espaço emocional enorme para quem
consegue fazer isso. O resultado é o início de uma relação bem estruturada.
"Ao ouvir com real atenção o que os outros falam, sentem ou querem,
desenvolve-se a capacidade de relacionar-se de forma verdadeira, não
necessariamente fazendo o que o amigo quer, mas entendendo aquela pessoa. Esse
é o essencial", ressalta Fatima.
Acertar
o tom do discurso
No
dia a dia, temos que conversar com as mais diversas pessoas, do amigo
adolescente do seu filho ao executivo no trabalho. Ao falar com cada um, é
natural que você busque adequar o discurso. "Não se trata de usar gírias
com o adolescente ou economês com o executivo. Mudanças bruscas ficam
artificiais e pouco ajudam. O fundamental é ajustar o tom e utilizar diferentes
exemplos para completar sua fala que combinem com o universo de quem a
ouve", esclarece Rogério Martins, psicólogo especializado em motivação
pessoal, de São Paulo.
Criar
empatia
"É
preciso colocar-se no lugar do outro e entender profundamente a dor, ansiedade,
aflição e alegria dele, com base nas crenças e nos valores de quem fala",
explica Fatima. Fácil? Não, claro que não. O primeiro passo para conseguir é
deixar de lado, por alguns minutos, o seu modelo de pensar e mergulhar na forma
como o outro vê e compreende o mundo. Com inteligência, sensibilidade, boa vontade
e esforço, é possível cumprir essa etapa.
Ser
coerente
Eis
uma qualidade admirada e reconhecida por todos no campo pessoal ou
profissional. Seus valores e suas crenças devem ser os guias para suas
atitudes, discurso e comportamento. Sim, flexibilizar, ajustar as ações e falas
para ser compreendida pelo outro é importante, mas sem perder o foco em quem
você é e no que você acredita. Isso ajuda, inclusive, os outros a se
relacionarem com você de maneira saudável e respeitosa. "Pessoas coerentes
conquistam credibilidade e admiração no meio em que vivem", destaca
Rogério.
Um
beijão no coração de todas com votos de um excelente dia.
Lady
Chic
Por
Beth
Vasconcelos
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