quarta-feira, 27 de março de 2013

46 COM MUITO ORGULHO



Olá meninas, saúde e entusiasmo para vocês.
Se você acha que não tem sorte no amor e se sente infeliz porque seu peso não se enquadra no padrão das outras, prepare-se para aprender uma lição de autoestima
O crédito é de Manuella Maciel a Ana Rita Martins - Edição: MdeMulher e Conteúdo NOVA
Vamos aos detalhes.
"Sempre vivi em função da expectativa dos outros - e ficava frustrada por não conseguir corresponder a todas. Como qualquer adolescente, me apaixonei muitas vezes, mas se um menino não me dava bola achava que era por causa do meu peso e sentia culpa por não ser magra o suficiente. Quando eu e minhas amigas saíamos e ficávamos perto de rapazes, morria de medo de que eles comentassem que eu era a gordinha da turma. Adorava falar sobre os paqueras com as meninas, mas, no fundo, me sentia inferior. A Carol, minha melhor amiga, era loira, linda e magra. Raras foram as vezes em que falei com ela das minhas inseguranças. Preferia sofrer sozinha a admitir quanto era difícil não me sentir desejada. Ao contrário das outras garotas, eu não gostava de comprar roupas. Perdi as contas das vezes em que entrei em lojas com a minha mãe, experimentei tudo e não levei nada. O problema nem era tanto o peso, mas a forma do meu corpo. Se a calça estava certa no quadril, sobrava na cintura. Se o vestido fechava no busto, ficava largo no resto do corpo. Era um horror. Mamãe falava que eu precisava emagrecer e eu saía da loja muito constrangida. Chegava a um ponto em que já não me importava mais se a roupa era bonita ou não. Levava o que servia e pronto. Por causa disso, uma amiga chegou a dizer que eu me vestia mal. Fiquei triste, mas era a pura verdade.
Um amor no destino
Na faculdade, olhava para as meninas do curso de psicologia, magras, e imaginava a vida perfeita que deviam ter. Quando me apaixonei, então, elas se tornaram uma ameaça. Rodrigo era um dos únicos seis homens da turma, mas, apesar de ter praticamente um harém à sua volta, sempre dava um jeito de se sentar perto de mim. Conversávamos bastante e isso me deu força para deixá-lo saber que eu estava interessada. Pedi para uma amiga conversar com ele e dizer que nós tínhamos tudo a ver. No mesmo dia, meu querido me chamou, demos nosso primeiro beijo e não nos desgrudamos mais. Eu morria de ciúme dele. Chegava em casa e chorava por não conseguir conter minha insegurança. Não entendia por que ele poderia ter escolhido a mim e não outra da turma. Ansiosa, não parava de engordar. Na verdade, a comida era, ao mesmo tempo, minha melhor amiga e pior inimiga. Comer era gostoso, mas me fazia engordar. Aos 18 anos, por exemplo, eu pesava 60 quilos, distribuídos em 1,65 metro - apenas 5 acima do meu peso normal. Hoje, sei que era pouco para justificar uma relação tão difícil com a comida. Mas na época era o suficiente para eu me achar a mais infeliz das mulheres.
Beleza escondida
Desde pequena, eu detestava espelhos. Queria que meu corpo fosse igual ao das minhas Barbies, mas, diante do meu reflexo, só via ossos grandes e largos. Para disfarçar, ia para a escola usando um casaco de moletom que cobria o bumbum, inventava mil desculpas para escapar das aulas de educação física... Lá em casa, a rotina era rígida. Só podia comer brigadeiro aos sábados ou domingos. Minha mãe e minhas tias, todas lindas e magras, se preocupavam bastante na adolescência em manter o padrão de beleza. De certo modo, cresci com a ideia de que precisava seguir o exemplo delas para me tornar atraente. Eu sei perfeitamente que meus pais me controlavam com a melhor das intenções, mas, às vezes, eles me magoavam. Não foi fácil ouvir do meu pai que estava ficando gordinha. Naquele dia, nem consegui responder: apenas fui para o quarto e desatei a chorar. Minha avó, com medo de que eu sofresse quando ficasse mais velha, me incentivava a fazer dieta dizendo: 'Você não vai querer ouvir apenas que tem um rosto lindo quando for moça, né?' De fato, acabei escutando esse 'elogio' inúmeras vezes.
No início da adolescência, fiz todas as dietas possíveis. Da sopa, dos pontos, da lua... Por várias vezes cheguei ao meu peso 'ideal': 50 quilos. Nesses momentos, por mais incrível que pareça, não ficava feliz. Olhava no espelho e não reconhecia o corpo magro que tinha lutado tanto para conquistar. Ficar magra me deixava ainda mais ansiosa porque, no fundo, eu sabia que o problema não era ser magra ou gorda: eu não me amava, independentemente do peso que tivesse. Por causa disso, em pouco tempo voltava a ganhar todos os quilos que havia perdido. Morria de vergonha da minha família e amigos por causa disso. Lembro que eles elogiavam muito quando eu emagrecia. Assim que voltava a engordar, ficava tão constrangida que dava um jeito de sumir para não ter de suportar olhares e comentários como 'Ah, mas você estava tão bem!' Nesse tempo todo, Rodrigo sempre foi muito paciente. Quando eu perguntava sobre minha aparência, respondia que era linda e que não precisava emagrecer. Aos poucos, percebi que quando alguém nos ama de verdade não são os quilos a mais que colocam o relacionamento a perder. Ele me amava e me aceitava como eu era. No fundo, era justamente isso que eu precisava aprender.
Sexo à meia-luz
Namoramos por nove anos e, então, nos casamos. Na cerimônia, apesar do discreto bolero para disfarçar os braços gordinhos, tive coragem de vestir branco, como sempre quis. Em compensação, a coragem acabou depois da lua de mel. Eu só transava à meia-luz. Rodrigo dizia que eu encanava à toa... Conversávamos muito sobre isso e esses desabafos não fizeram com que me sentisse segura da noite para o dia, mas foram fundamentais para resolver uma questão ainda mais importante: minha relação nada saudável com a comida. Cheguei até a fazer terapia para colocar meus sentimentos em ordem, mas não deu muito certo. Eu me sentia mais à vontade para falar dessas coisas íntimas com meu marido.
Em janeiro deste ano, Rodrigo me chamou para ver uma reportagem na televisão. Era sobre a Fluvia Lacerda, uma modelo brasileira e gordinha que vive há dez anos em Nova York e faz sucesso. Nunca imaginei que alguém acima do peso pudesse ser tão linda e sexy. 'Viu, sua boba?', ele disse, sorrindo. Nessa hora, caiu a ficha. Ela vestia 48. Eu oscilo entre o 44 e o 46. Como podia achar a Fluvia um mulherão e, ao mesmo tempo, me colocar tão para baixo? E foi então que passei a ser capaz de olhar meu corpo e minhas curvas com mais carinho.
Nasce uma deusa
Encarando o espelho, descobri que tenho cintura. Observei minhas coxas grossas e comecei a pensar pelo lado positivo: que homem não gosta de carne para pegar? Percebi que minha estrutura física jamais permitiria que eu fosse como uma modelo de comercial de cerveja. Em compensação, tinha seios fartos, pele firme e bumbum redondo! Na semana seguinte à reportagem, estava na academia quando um fotógrafo apareceu por lá procurando clientes para fazer um book, e me inscrevi. A experiência de fotografar no estúdio foi incrível. Eu me senti uma deusa com todos aqueles flashes. Daquele minuto em diante, resolvi investir no meu lado mulherão. Mandei o book para uma agência especializada em São Paulo e, em fevereiro, me chamaram para um teste. Não passei, mas voltei para casa ainda mais determinada a ser modelo. Mandei minhas fotos para as lojas de roupas para gordinhas e arrumei trabalhos, desfilei para lojistas, fiz dois catálogos. Nos últimos meses, renovei meu guarda-roupa. Agora sei que devo usar peças exatamente do meu tamanho - nem largas nem apertadas - para mostrar minha exuberância. Mas não foi só no visual que dei uma repaginada. Renovei também meu jeito de ver a vida. E só pude bancar meu tamanho GG porque deixei de vincular beleza com peso - ela tem a ver com autoestima! Outro dia, durante um trabalho, me espantei quando um fotógrafo virou para uma lojista e disse: 'Ah, ela nem é tão gordinha...' Eu me enfureci: 'Ah, sou, sim!' E desatei a rir de mim mesma."
Um beijão no coração de todas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário