sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

QUAIS SÃO SEUS SONHOS?




Olá amigas, boa sexta feira Momina para vocês.
Nosso assunto hoje fala de sonhos de vida e celebra a reportagem de Elisa Tozzi / Edição: MdeMulher, com conteúdo NOVA.
Vejamos os detalhes.
Você tem um monte de sonhos e um monte de deveres. E simplesmente fica perdida sem saber o que fazer? Calma, essa dúvida pode ser o impulso que faltava para você agir
Em algum momento dos próximos meses você vai parar, sentar na cama, olhar para o espelho e pensar. Seu foco não vai ser aquela ruga imperceptível que está aparecendo no canto dos olhos, mas a sua vida: "Tenho um cargo promissor, dinheiro na conta, um namorado legal (ou uma vida de solteira animada), mas será que é isso o que realmente quero? Quais são os meus sonhos? E será que vai dar para realizar meus desejos sem fugir das minhas obrigações?.
Antes de ficar deprimida e achar que é melhor pensar nisso atacando um pote de sorvete, respire fundo. Sentir essa ansiedade é normal - e a tensão entre paixão e razão vai acompanhar você, em níveis diferentes, ao longo de toda a vida. Está achando ruim? Que nada! Isso é bom: você pode usar essas dúvidas para crescer.
Todas as mulheres (ok, quase todas) andam sentindo algo parecido com isso. Isso porque a nossa mãe já nos ajudou com as grandes conquistas: a entrada feminina no mercado de trabalho, a igualdade entre os sexos (na carreira ou no relacionamento), a independência financeira... E, por causa disso, vivemos em um período em que as chances estão todas dando mole. Mas fica também um vazio porque parece que não vamos conseguir dar conta do que está à disposição nem saber o que fazer com essa liberdade (como escolher entre tantas opções?!). É aí que você tende a agir de dois jeitos: ou vai adiando suas escolhas, esperando que as coisas aconteçam, ou faz tudo ao mesmo tempo e fica pulando de um sonho para o outro sem saber no que focar. Os dois jeitos são tentativas de preencher o vazio. Mas calma: nós ajudamos você a descobrir o modo como você age. Esse é o caminho para aproveitar a crise e ser mais feliz.
"Posso decidir mais tarde?"
Se essa é a frase que fica martelando na sua cabeça, provavelmente você ainda não completou 30 anos. Existe uma tendência de que as jovens demorem mais para amadurecer. São tantas as possibilidades que, às vezes, muitas preferem adiar a entrada no mundo adulto, o das grandes responsabilidades e das escolhas difíceis. Por exemplo: você já sabe que seria ótimo sair da casa dos seus pais para ter mais independência, mas, ao mesmo tempo, acha que ainda não é a hora de encarar todas as contas sozinha e fica deixando para depois. "O resultado é uma geração insegura sobre as próprias escolhas", diz Elizabeth Monteiro, pedagoga e psicóloga de São Paulo, autora de A Culpa É da Mãe (Summus Editorial).
Talvez você tenha ainda dificuldade para agir e sinta que não consegue tomar as rédeas da própria vida. E aí é comum bater aquele insight de que você se tornou uma simples espectadora - que está perdendo tempo ao não conseguir se livrar da influência dos pais e economizar para comprar um apartamento, por exemplo. Até dá para entender por que a gente fica com as pernas bambas na hora de pensar sobre o que quer e de imaginar o que deve ser feito para alcançar todos os desejos. Pode parecer muita coisa! Então você pensa: "Ah, não está bom, mas também não está de todo ruim... "
Você nunca vai conseguir sair do lugar se esse raciocínio ficar se repetindo como o refrão da última música do Latino. Quando você fica sem se mexer porque não tem certeza se está ou não tomando a decisão correta e tem pavor de enfrentar algo ruim, a vida vira um eterno mais ou menos. Por isso, comemore quando uma crise aparecer: vai doer, mas será o impulso que faltava para você, de fato, fazer alguma coisa. Mas tem que ser tudo bem pensado, ok? Usar a crise como momento de reflexão e traçar um plano para sair dela, isso sim é atitude de mulher. Quando você tem algum controle sobre a situação e sabe quais são as etapas que vai enfrentar, aquele projeto aparentemente assustador vira oportunidade.
"Quero tudo agora"
Mas você pode ser de um jeito diferente: em vez de morrer de medo de mudar, tem ânsia de querer fazer e experimentar tudo. Ao mesmo tempo. Nesse instante! Só que você quer tantas coisas (fazer um mochilão, se apaixonar à primeira vista, gastar todo o dinheiro e entrar numa sociedade com a melhor amiga...) que nem sabe por onde começar. Como você não é de ferro, vem a angústia: "Eu quero tantas coisas, mas tem um monte de outras que são prioritárias e que eu preciso fazer antes. Como lidar?" Claro, a gente adoraria ter grana e liberdade para realizar sonhos, seja viajar para Paris para renovar o guarda-roupa, seja entrar em todos os camarotes vips das melhores baladas. E, como a vida real não tem nem um pouco desse glamour (e, sim, você tem que trabalhar todos os dias para pagar o aluguel ou para economizar para fazer só uma viagem incrível por ano), surge esse desencanto de ter mil sonhos e nenhuma ideia de quando vai concretizá-los. Aí, você tem duas opções.
A primeira é ignorar a realidade e se meter em fugas que, na hora, até a deixam realizada, mas que passam rápido. Do tipo: achar que ficar um ano estudando em Madri vai resolver os seus problemas - tá, na hora vai ser incrível: uma cidade linda, você aprendendo algo de que gosta, espanhóis gatos, fins de semana em Barcelona... Mas, quando voltar, todos os problemas continuarão aqui e, se você fosse uma madrilena, todos os problemas estariam lá também (a viagem pode mudar a sua forma de ver e lidar com eles, mas não fazê-los desaparecer).
A segunda alternativa é ser madura e perceber que você tem sonhos, mas que só consegue colocar alguns em prática nesse momento. Se parar de pensar só naquilo que você quer e que precisa (precisa porque os outros acham que é a coisa mais imprescindível do mundo, e não você) e passar a avaliar o que está ao seu alcance, a angústia diminui. Afinal, quando você admite que não é uma supermulher, fica mais fácil manter os pés no chão e ter serenidade para ver que as coisas devem ser feitas uma a uma. E que isso não é tão ruim assim. Se realizasse todos os seus sonhos de uma vez, o que moveria você a continuar?
Um grande beijo no coração de todas, com votos de um excelente dia.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário