sábado, 16 de fevereiro de 2013

POSSUIDORA DE CINCO CORPOS?




Olá pessoal, saúde para vocês neste lindo sábado.
Hoje eu trouxe da Equipe da B Bel – Um Estilo de Vida, 5 noções para entender o que é ioga.
Vejamos os detalhes.
IOGA É UMA FILOSOFIA
Técnica de meditação? Atividade física? Terapia alternativa para o tratamento de doenças? A ioga poder ser tudo isso, e ainda pode ser mais. Alguns milênios antes de cristo, na Índia, onde teve origem, a ioga era uma forma de educação que começava pelo estudo da ética e seguia por oito passos até que o praticante alcançasse a capacidade de acabar com o sofrimento, ou ao menos entendê-lo a ponto de não se irritar com ele, como explica Sandro Bosco, autor do livro "Posturas Restauradoras do Yoga, Guia de Saúde para Iniciantes e Praticantes".
"A ioga ensina a perceber como as coisas estão interligadas no mundo físico e mental e como usar essa informação a seu favor", afirma Sandro. Veja a seguir cinco questões que você precisar saber para entender melhor o que é a ioga.
Ioga é uma atividade de condicionamento físico?
Independente da modalidade, a ioga é constituída por posturas físicas, exercícios e técnicas respiratórias, exercícios de contração do abdômen, de relaxamento e exercícios articulares, por isso trabalha o corpo como um todo, explica Eliane Costa, uma das diretoras da Associação Brasileira de Profissionais de Ioga. A metodologia da prática, no entanto, é variável e algumas modalidades, como a asthanga ioga e a iyengar ioga, baseiam-se em exercícios físicos mais vigorosos e trabalham mais o corpo.
"No ocidente se associa a ioga às posturas, que são os exercícios físicos. Essa também é uma ferramenta da ioga. Você conquista mais saúde, possivelmente uma longevidade maior, mantém o corpo jovem e mais bem disposto e com isso alcança um estado de tranquilidade muito semelhante ao da meditação", destaca Sandro Bosco.
Ioga é uma técnica de meditação?
Ioga e meditação podem ser consideradas a mesma coisa. Sandro Bosco explica que a meditação é o sétimo passo dos oitos que constituem os estágios da ioga. "Quando se pratica meditação, mesmo na forma mais simples que é observando sua própria respiração, você consegue, com o treino, mudar a frequência das ondas do cérebro e isso muda o estado fisiológico de seu corpo. Os pulmões começam a funcionar mais devagar e a digestão fica mais lenta, por exemplo", observa Sandro. A raja ioga é uma das modalidades que mantém o foco da prática na meditação.
Ioga é uma religião?
Não, é uma filosofia que envolve a observação do homem, do mundo ao redor e suas interligações. "A ioga é uma filosofia prática com o objetivo de atingir um estado de hiperconsciência e plenitude. Não é só fazer exercícios, há uma série de técnicas agregadas que vão trabalhar desde o autoconhecimento até um estado maior espiritual, mas não religioso", afirma Eliane Costa.
A espiritualidade é um jeito de viver e de se portar diante do mundo e sob este aspecto a ioga pode ser vista como espiritual, na opinião de Sandro Bosco. "Mas sem estar ligada a nenhum dogma ou proibição. O praticante vai ter uma visão  mais humana e integrada da vida. Ele percebe mais como seu pensamento interfere em seu próprio corpo e na sua saúde. Percebe como certos alimentos influenciam mais o seu estado mental, por exemplo, nota que se ele conversar com uma pessoa baixo astral, este estado mexe com ele também. Começa a ver que nós humanos temos vários tipos de alimentos que não só água e os sólidos", argumenta Sandro.
Ioga ajuda a curar doenças?
As posturas da ioga podem ajudam a aliviar o sintoma de doenças como depressão, labirintite e desconfortos como dor de cabeça e TPM, mas a prática em si faz parte das terapias complementares e não substitui os procedimentos médicos tradicionais. Eliane Costa explica que a prática tem o objetivo de levar a pessoa a um estado de plenitude e no caminho para isso acaba tratando problemas de saúde. "A ioga coloca a pessoa como possuidora de cinco corpos: o físico, o energético, o psíquico, o mental e o espiritual. Quando há uma desintegração desses corpos podem vir as doenças. Se você tem um sentimento de mágoa e raiva, por exemplo, você adoece", esclarece Eliane.
Da mesma forma que outras terapias complementares a ioga também tem contraindicações, por isso antes de começar a praticar é preciso passar por uma avalição médica e remeter o parecer do profissional para os professores de ioga. "O professor tem de saber o que vai passar para o aluno. Uma pessoa hipertensa, por exemplo, não pode ficar de cabeça para baixo. Há posturas que nem todo o aluno pode realizar ou pode fazer de outra forma", afirma Eliane.
Como a ioga promove o bem-estar físico?
A ioga também trabalha o bom funcionamento do corpo mesmo que a pessoa não esteja buscando o alívio imediato para dores e mal-estares. Sandro Bosco explica que a prática das posturas e dos exercícios respiratórios que são a base da ioga resulta na melhora da circulação sanguínea e de calor pelo organismo. "As posturas da ioga vão irrigando as partes internas do corpo, principalmente as nobres, como a cabeça, o peito, onde ficam os pulmões e o coração, então mexendo nessas regiões você altera positivamente a integração dos sistemas nervosos, cardiovascular e respiratório, por exemplo", ressalta.
Um beijão para todas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário