sábado, 9 de fevereiro de 2013

PERMANENTE OU TONALIZANTE?




Olá pessoal, bom sábado de carnaval para todo mundo.
Hoje vamos falar de tintura permanente e ou tonalizante.
O crédito é do site Minha Vida por Letícia Gonçalves.
A autora diz que para quem quer cabelos tingidos o importante e comparar a tintura permanente com o tonalizante, pois uma agride mais os fios, enquanto o outro não clareia e ajuda a manter o tom.
Vamos ver os detalhes.
Mudar o tom das madeixas exige cuidado: a cor pode até ficar bonita, mas o resultado passará longe de ser fios brilhantes e saudáveis se o processo de tintura for inadequado ou agressivo demais. Para acertar, o primeiro passo é definir o seu objetivo: esconder cabelos brancos? Assumir um visual loiro? Dar uma iluminada no rosto? Feito isso, é preciso procurar um cabeleireiro de confiança que irá analisar o seu cabelo e orientar qual é a melhor tintura a ser utilizada - a permanente ou a que apenas tonaliza os fios temporariamente (dura por volta de 28 lavagens). Para saber as diferenças entre elas em cada processo de tintura, confira o que hairstylists recomendam a seguir.
Colorir cabelos brancos
Tintura permanente
"Na tintura permanente, utilizamos diferentes volumes de água oxigenada para cobrir os cabelos brancos de forma uniforme", explica o hairstylist Rodrigo Salles, do Galeria Cabeleireiros de São Paulo. O ponto negativo pode ser a amônia que é agressiva aos fios, mas a hairstylist Cláudia Meurer, do Visual Hair Design de Porto Alegre (RS), conta que já existem produtos desenvolvidos sem essa química.
Tonalizante
Ele pode não ser tão eficiente quanto a tintura permanente, mas sem dúvida é menos agressivo. Segundo Rodrigo, é possível fazer uma mistura mais concentrada do tonalizante e aumentar o tempo de ação do produto para ter uma cobertura total dos brancos. Por dar mais brilho, pode ser usado após a descoloração com água oxigenada. 
Dar brilho aos fios
Tintura permanente
Como a maioria tem amônia, essa tintura deixa os fios mais ressecados e frágeis. Para ter brilho, será preciso fazer hidratação periódica, em casa e no salão. A frequência irá variar de acordo com o tipo de cabelo - pode ser de uma vez por semana a uma vez por mês.
Tonalizante
"Pela ausência de amônia na composição e pelo baixo volume de seu emulsionante, o tonalizante deixa os cabelos mais brilhantes e macios", afirma Rodrigo Salles. Ele também cobre o aspecto de cor desbotada que resulta do efeito de agentes externos: sol, cloro da piscina, água do mar, entre outros. 
Fazer reflexos ou luzes
Tintura permanente
Ela age no interior dos fios. "A tintura permanente altera a cor natural dos cabelos com pigmentos artificiais, sendo mais eficiente que um tonalizante", explica o hairstylist Rodrigo. Para se livrar da agressão às madeixas, Cláudia sugere produtos para fazer luzes com menos concentração de amônia: "Eles preservam mais a saúde do cabelo e permitem clarear até oito tons sem agredir os fios".
Tonalizante
Esse tipo de tintura funciona como uma capa de tinta nos fios de cabelos, ou seja, vai saindo com o tempo e com as lavagens. Não é tão eficiente para fazer luzes e reflexos mais claros. 
3. Tingir cabelos que já possuem outras químicas
Tintura permanente
Nesse caso, não adianta simplesmente escolher um tipo de tintura - é preciso analisar cuidadosamente quais foram as químicas usadas no cabelo. Os hairstylists explicam que uma substância química pode reagir com outra, correndo o risco de deixar o cabelo completamente danificado. "O ideal é fazer mechas testes antes", orienta Cláudia Meurer.
Tonalizante
Ele pode até ser menos agressivo, mas também é perigoso. "Alguns tonalizantes reagem com a guarnidina, que é uma substância utilizada para relaxar e alisar os cabelos", explica Rodrigo Salles. 
Clarear os fios
Tintura permanente
O hairstylist Rodrigo conta que essa tintura contém água oxigenada, que pode variar de 20 a 40 volumes, clareando de dois a quatro tons, respectivamente. Optar por luzes, mechas e outras técnicas que clareiam parcialmente o cabelo pode ser uma alternativa para reduzir a agressão aos cabelos.
Tonalizante
Segundo Rodrigo, o tonalizante abre um ou meio tom da cor do cabelo apenas. "Portanto, a tintura permanente é a melhor opção no clareamento dos fios", afirma. O que pode ser feito é utilizar o tonalizante após a tintura para chegar ao tom de cor desejada e dar mais brilho.
Escurecer os fios
Tintura permanente
Ela pode escurecer os fios, mas não é a melhor opção neste caso. "O tonalizante agride menos e dá conta do recado", afirma Rodrigo Salles.
Tonalizante
"Aconselho sempre usar tonalizante, pois é mais simples de reverter a situação quando a cliente se arrepende do resultado", diz Cláudia Meurer. 
Manter os cabelos loiros com o tom desejado
Tintura permanente
Ela serve para clarear até chegar ao tom desejado ou perto dele. Mas a agressão dessa tintura não permitirá uma manutenção da cor tão precisa. Para manter a cor, é importante que os fios estejam saudáveis e hidratados.
Tonalizante
Ele é a melhor opção para manter o tom desejado, mas só passá-lo periodicamente não basta: "É preciso usar sempre protetor solar nos fios, caprichar nas hidratações e lavar os cabelos com xampu e condicionador específicos para fios loiros, que geralmente possuem pigmentos neutralizantes lilás ou roxo", orienta a hairstylist Cláudia.
Qualquer dúvida procure o Lady Chic e tudo será esclarecido na prática.
Beijão para todas e boas festas mominas.

Lady Chic

Por
Beth Vasconcelos


Nenhum comentário:

Postar um comentário