segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TODAS AS LADYS SOMOS SOLIDÁRIAS!!


O 25 de Novembro é um dia de reflexão e denúncia contra as diversas formas de violência que as mulheres sofrem.
A idéia de assinalar esta data nasceu no I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado na Colômbia em Julho de 1981. 
Neste dia 25 de Novembro de 1960 ocorreu o assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa) na República Dominicana, as três ativistas políticas morreram pelas mãos da polícia secreta do ditador Rafael Trujillo na República Dominicana. 
Minerva e Maria Teresa foram antes disso foram presas, estupradas e torturadas várias vezes. Os seus cadáveres mutilados apareceram no fundo de um penhasco. Para o movimento popular e feminista da República Dominicana historicamente estas mulheres têm simbolizado a luta e a resistência. 
O ditador Trujillo, além de usar o terrorismo político e a intimidação com a oposição, manteve um comportamento controlador e machista com mulheres jovens, que não hesitava em ir buscar para obter favores sexuais. 
Se não se satisfazia os seus desejos corria-se o risco de confiscarem os bens das respectivas famílias e era-se considerado inimigo do regime. 
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Sobre a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em que a violência contra as mulheres é definida como: «qualquer ato de violência baseado no gênero, que tem como resultado real ou possível dano físico, sexual ou psicológico, incluindo ameaças, coerção ou a privação arbitrária de liberdade, quer ocorra em público ou na esfera privada.» A 17 de Dezembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU designou o 25 de Novembro como o Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. 
A ONU convidou «Governos, organizações internacionais e organizações não-governamentais» para organizarem atividades destinadas a sensibilizar para o problema, neste dia, como uma celebração internacional.
Nós do Lady Chic somos solidárias à todas as mulheres do Mundo que lutam contra a ditadura da violência.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário