Ei
gente, segunda feira radiante para vocês.
Hoje
vamos falar de vigor na labuta com o texto de Letícia Gonçalves do site Minha
Vida. A Diva nos apresenta os sete macetes para aumentar o pique no trabalho. A
proposta é Melhorar o humor e a organização mandando o estresse para bem longe
de nós.
Vamos
ver os detalhes?
Tem
semanas em que a vontade é ficar na cama, com os pés para cima e sem
compromisso nenhum. Mas o trabalho não dá trégua e o jeito é buscar
alternativas para manter o ânimo e dar conta das tarefas profissionais. "É
fundamental identificar essas armadilhas que nos pegam durante a rotina,
desviando o foco e roubando o tempo", afirma a psicóloga Milene Rosenthal,
do projeto Psicolink. Para terminar o dia sem esgotamento e aguentar firme a
semana, algumas dicas de organização são o segredo. Uma equipe de especialistas
sugere opções para você adotar e conseguir vencer o expediente - em vez de ser
vencido por ele.
Crie
uma agenda diária com prioridades
Organização
é palavra de ordem. "Quando o trabalho flui, você evita estresse,
economiza tempo e poupa a mente de preocupações desnecessárias", afirma a
psicóloga Glauca Lage, de Belo Horizonte (MG). Use a agenda para se manter
pontual em todos os compromissos, eventos e reuniões e procure opiniões do
chefe e dos colegas para definir o que é prioridade. Estar sempre com a
sensação de que tudo está atrasado e acumulado é desmotivador. "A
disciplina ajuda a vencer o excesso de trabalho e contribui para uma ótima
imagem pessoal e, consequentemente, um destaque na profissional", diz a
psicóloga.
Faça
pausas
Alguns
minutinhos são revitalizantes e ajudam a manter um bom ritmo de trabalho.
"Estudos comprovam que pequenas pausas durante o expediente estimulam o
bem-estar do funcionário e otimizam o rendimento profissional", afirma a
psicóloga Milene Rosenthal. Levante e dê uma volta no escritório, estique as
pernas e converse um pouco.
Vale
até praticar algum exercício, como a ginástica laboral oferecida por algumas
empresas. Estudo publicado no periódico Journal of Occupational and
Environmental Medicine mostra que esse tipo de atividade permite alcançar
níveis de produção ainda mais elevados.
Estabeleça
metas possíveis
Pode
ser motivador ter objetivos cada vez mais desafiadores, mas é preciso um limite
pra que o efeito não vire o contrário. A psicóloga Milene afirma que todo
indivíduo tem potencial para aprender e se superar, mas algumas empresas e
lideranças, para atingir resultados elevados, exigem demais da equipe. "A
frustração em não conseguir atingir a meta pode diminuir a autoestima e
desencadear até mesmo doenças psíquicas, como a depressão", afirma.
Procure conversar sobre a viabilidade de suas metas caso perceba que elas estão
difíceis de serem alcançadas.
Preserve
os momentos de lazer
Perder
os momentos de descanso e descontração para horas extras de trabalho pode ser
extremamente perigoso à saúde e ao rendimento profissional. "É preciso ter
um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para que nenhuma saia
prejudicada", afirma Glauca Lage.
Trabalhar
11 horas ou mais por dia pode dobrar risco de depressão e comprometer a
disposição (Finnish Institute of Occupational Health, Finlândia), passar muitas
horas sentado no trabalho aumenta risco de obesidade (Universidade de Montreal,
Canadá) e expediente superior a dez horas diárias eleva as chances de problemas
cardíacos (estudo publicado pelo European Heart Journal).
Procure
uma rotina de trabalho mais flexível
Pare
para refletir sobre o dia a dia no ambiente de trabalho e a relação entre
superiores e funcionários. O que poderia ser melhor? Em um estudo americano
publicado no Journal of Health and Social Behavior, 608 empregados de uma
empresa passaram por uma mudança de rotina: os empresários permitiram que os
funcionários decidissem quando e onde trabalhar, com base em suas necessidades
individuais e responsabilidades no trabalho, sem que tivessem que pedir
permissão ou avisar aos seus gerentes. Como resultado, os empregados:
-
Relataram dormir quase uma hora (52 minutos) além do costume;
-
Melhoraram os hábitos saudáveis, pois se sentiram menos pressionados a
trabalhar doentes e mais propensos a procurar um médico quando necessário,
mesmo que estivessem atarefados;
-
Organizaram melhor o tempo para executar as tarefas e reduziram o conflito
entre trabalho e família.
Saiba
dizer não
É
muito difícil manter o pique nas tarefas se a todo o momento houver
interrupções de outras pessoas. "Há muitos colegas de trabalho que, mesmo
nos vendo concentrados e ocupados, não resistem e acabam interrompendo quem
está por perto", afirma Milene Rosenthal. Isso pode afetar a produtividade
da equipe.
O
ideal é avaliar se a solicitação é tão urgente a ponto de parar o que você está
fazendo. Se não for, diga ao colega de forma educada que, após terminar sua
atividade atual, você irá ajudá-lo. Também evite abraçar todas as tarefas que
surgem sem realmente saber se dará conta. É melhor negar alguns compromissos do
que ter vários mal cumpridos.
Corra
atrás do bom humor
Não
adianta esperar que o mau humor vá embora sozinho. Procure dormir bem, relaxe,
esvazie a mente de preocupações e permita-se errar e progredir diante de
frustrações. Um estudo da Ohio State University College of Business e da
Universidade da Pensilvânia (EUA), apontou quem começa o dia bem humorado se
sente mais disposto e produtivo, tendo mais sucesso na jornada de trabalho.
Por
que não procurar também momentos de risada e descontração dentro do ambiente de
trabalho? De acordo com uma pesquisa da Universidade Bocconi (Itália), rir
levanta o ânimo e favorece a imagem dos chefes perante os seus subordinados.
Dos mais de 1.860 funcionários analisados, 98% disseram utilizar o humor para
melhorar o ambiente de trabalho e 99% afirmaram que gostam da descontração para
acelerar o ritmo das tarefas.
Beijando
todas as amigas com muito carinho, com votos de um julho maravilhoso para
todas.
Lady
Chic
Por
Beth
Vasconcelos
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