quarta-feira, 3 de julho de 2013

CONHECENDO O PH DA PELE!!


Olá crianças lindas, amigas e seguidoras do Lady Chic Blog.
Nesta linda quarta feira de sol e chuva em Fortaleza Ceará, nós vamos falar da saúde da pele.
Quem nos abrilhanta com o assunto são as poderosas Gislene Pereira e Karina Giglio - Edição: MdeMulher com conteúdo Do mesmo site.
Na oportunidade as autoras nos convidam a descubrir o pH da pele escolhendo os cosméticos certos. Afirmam ainda que o desequilíbrio do pH pode ser o culpado por tudo o que acontece na nossa pele, de espinhas a rugas sendo que a solução está em determinar o nível de acidez da tez descobrindo quais cosméticos combinam com ele.
Vamos ver os detalhes.
Aula de ioga, sessões de terapia, retiro espiritual. Essas são algumas manobras que colocamos em prática para alcançar uma das metas mais complexas da vida: o equilíbrio.
O que nem imaginamos é como esse balanço se relaciona com a aparência do nosso rosto. As funções da pele (e também como ela se parece) alcançam o seu estado ideal quando se encontram no meio do caminho. Perturbar o balanço do pH - ao usar produtos não indicados para você e ao comer os alimentos errados - fará sua epiderme enviar a mensagem de que não está sendo bem tratada... via rugas, inflamação, sensibilidade excessiva ou acne. É a prova de que a frase "pH balanceado" realmente faz sentido - e não é só marketing!
Em caso de você ter cochilado na aula de química - ou simplesmente ter apagado da memória, vamos explicar: introduzido no início do século 20, o termo pH foi definido para designar "potencial hidrogeniônico", usado para descrever a relação ácido-alcalina de uma substância, cuja numeração vai de 0 (o mais ácido) a 14 (o mais alcalino). Por que isso faria algum sentido para você? Porque a saúde do seu corpo - e da sua pele - está ligada à manutenção do balanço ideal entre acidez e alcalinidade.
"A barreira da pele, conhecida como manto hidrolipídico, é responsável por manter os lipídios e a umidade enquanto bloqueia germes, poluição e bactérias", explica a dermatologista americana Patricia Wexler, de Nova York, nos EUA. Para desempenhar bem a função, o manto hidrolipídico deve estar ligeiramente ácido, em pH 5.5. Quando a pele se encontra muito alcalina, fica ressecada e sensível, o que pode levar até ao aparecimento de eczema (coceira). "Também é possível que a situação desencadeie um processo inflamatório, que inibe a habilidade da pele de repelir metaloproteinases da matriz (MMPs), enzimas que destroem o colágeno e causam rugas e flacidez."
Segundo um estudo publicado no periódico British Journal of Dermatology que monitorou a pele de mulheres durante oito anos, aquelas com um estrato córneo (a camada mais externa) alcalino desenvolveram maior quantidade de linhas finas e de pés de galinha - e estiveram mais propensas aos danos dos raios solares - do que aquelas de pele ácida.
Ainda que seja raro encontrar uma pele totalmente ácida, geralmente ela está ligada a um quadro exagerado de acne. Quando a pele fica muito ao sul do número mágico 5.5, ela também se torna propensa a vermelhidão, inflamação e até à sensação de dor ao toque. "Adequar o pH da pele fará com que ela absorva melhor os ativos dos produtos", afirma a dermatologista Marcia Pontes, do Rio de Janeiro, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. "O que levará a resultados mais expressivos e à economia de dinheiro."
Para nossa alegria, manter a pele equalizada é mais fácil do que equilibrar sua vida como um todo - e você nem vai precisar encarar o divã. Primeiro, determine seu nível de pH respondendo ao teste abaixo.
Para alcançar o meio-termo tão cobiçado, só serão necessários pequenos ajustes em sua rotina de beleza e no que você põe no prato. Será?
Procurem-nos no Lady Chic e vejam o que temos para a sua realidade.
Beijão no coração de todas e até amanhã com muita saúde e amor.
Lady Chic
Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário