terça-feira, 9 de julho de 2013

ESTÃO ATRAPALHANDO?


Oi amigas do Lady Chic Blog, saúde para vocês.
Hoje nosso assunto para reflexão é um texto dos articulistas do site da B Bel Um Estilo de Vida, onde se indaga se as redes sociais atrapalham a nossa vida social.
Vejamos os detalhes.
As redes sociais
A internet já havia invadido as casas e começado a mudar o comportamento das pessoas quando as redes sociais se tornaram populares. "Foi nesse momento que a vida na web mudou completamente. Hoje, os sites mais acessados na internet são os que têm a proposta de interação entre pessoas", diz Davi Bertoncello, diretor executivo da Hello Research, empresa brasileira de inteligência e pesquisa de mercado que atualmente fez um estudo mostrando o perfil e o comportamento do brasileiro no uso das redes sociais.
As redes sociais foram criadas com o objetivo de estabelecer um relacionamento do usuário com todas as pessoas que ele conhece ou já conheceu na vida. Por meio do site você adiciona pessoas e pode mantê-las informadas sobre o que está acontecendo com você. Pode colocar em seu perfil, por exemplo, onde trabalha e estuda, quem são seus familiares e se está ou não em um relacionamento. Você ainda tem a opção de colocar fotos do que faz e de onde vai, além de poder até dar check-in no lugar onde está, ou seja, fazer publicações que mostram a sua localização exata e dizem até quais dos seus amigos estão ali com você. Mas Cassiano Antequeira, diretor da Agência Web Esperienza, conta que foi o preço cada vez mais acessível de celulares que possuem internet 3G e acesso rápido e fácil à internet, os chamados smartphones, que impulsionou as pessoas a usarem constantemente essas redes. "Os usuários começaram a ver que poderiam compartilhar, dessa vez em tempo real, o que estão fazendo. Isso foi o que faltava para que as redes sociais se tornassem quase obrigatórias para qualquer pessoa que tem curiosidade de ver o que seus amigos adicionados fazem e de mostrar a eles o que está fazendo", diz.
Motivos da dependência
Mas a popularidade das redes sociais começou a acorrentar as pessoas e também a estabelecer novas regras de comportamento. "A experiência física começou a se tornar, por mais incrível que isso pareça, menos importante e significativa do que a experiência virtual", diz Cassiano Antequeira, que explica que para o usuário da rede, suas viagens, momentos, fotos e pensamentos não são importantes se não forem levados e divulgados no website. "Ali é onde as pessoas poderão admirar, curtir, compartilhar e comentar o que foi feito. Só assim aquilo começa a adquirir importância para quem fez e isso faz com que mesmo quem sai de casa e tenta viver fora das redes, ainda continue preso a elas", conta.
A maior vantagem vista pelos usuários das redes sociais, principalmente por quem tem dificuldades em se relacionar com pessoas na vida real, é que na internet é possível se transformar em quem você quiser. Nas redes sociais, o perfil que é criado leva a sua melhor foto no avatar, nos álbuns as fotos são cheias de momentos alegres em lugares bonitos, são escritos pensamentos e frases inteligentes e compartilhadas experiências marcantes. Além de tudo isso, por meio das curtidas, comentários ou compartilhamentos, é possível ser alguém popular e querido.
Mas quanto disso é virtual e quanto é real? "O mundo da internet se mostra bem mais agradável do que a realidade. É um local onde todos se dão bem, defendem grandes causas, têm ideias maravilhosas e visitam lugares incríveis. Não são mostradas as falhas e os defeitos. E Isso atrai cada vez mais pessoas que estão abdicando das experiências reais e de suas vidas sociais para viver apenas no mundo virtual", diz Davi Bertoncello. Ele ainda explica que o perfil nas redes é usado como uma máscara onde os usuários escolhem se mostrar da forma que elas gostariam que o mundo as visse e não como elas realmente são. "É como atuar. Você está fazendo o papel de si mesmo, porém da forma como gostaria que as pessoas te vissem e não como é", argumenta.
Válvula de escape da classe C
No Brasil o uso das redes sociais é ainda mais forte por conta delas serem usadas também como uma válvula de escape, principalmente para a classe C e D. "Na internet não existem pobres ou ricos. O que é compartilhado ali se torna o real mesmo não sendo verdade, então se for mostrada apenas a parte boa, aquilo acaba se tornando a "verdade". Essa ideia atrai ainda mais rapidamente adolescentes e jovens para as redes sociais e os tornam dependentes delas", finaliza Davi Bertoncello.
Repense seu Comportamento
A internet está em constante mudança, a criação das redes sociais é apenas mais um de seus ciclos e assim como todo fenômeno da web, vai dar lugar a novos recursos e ferramentas daqui a algum tempo. Cassiano Antequeira ressalta essa questão. "A internet está sempre em avanço. As pessoas têm de ter consciência que o sucesso das redes sociais é apenas mais uma fase. Uma nova ferramenta na web irá embora tão rápido quanto outra vai chegar". E ele aconselha: "o que fica na vida são as experiências reais e as pessoas que estão compartilhando suas vidas com você de verdade".
Davi Bertoncello finaliza dizendo que antes de tudo, é importante que o próprio usuário analise sozinho seu grau de envolvimento com as redes. "Pare e pense o quanto as redes sociais estão influenciando na sua vida. Lembre quantas vezes você já deixou de sair por causa delas e quantas vezes você saiu, mas permaneceu nelas por meio do celular. Se chegar à conclusão de que está abrindo mão de momentos físicos e vida social por conta do mundo virtual, comece a repensar esse comportamento", aconselha.
Valeu Bebel, obrigada pelo conhecimento proporcionado por toda sua equipe.
Beijão para todas as amigas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário