quinta-feira, 31 de março de 2011

FILHOS HIPERATIVOS - O QUE FAZER??


Olá queridas amigas seguidoras do Lady Chic Blog, nesta quinta feira de oportunidades e de sucesso eu desejo que todas sejam muito criativas hoje.

Nosso assunto hoje é um Artigo de Samanta Dias, colhido graciosamente do site B Bel Um Estilo de Vida, nos alertando como perceber se nossos filhos são hiperativos.

Acompanhem com atenção.

Normalmente conhecido como hiperatividade, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH atinge em média 5% das crianças do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Classificadas geralmente por inquietas, "avoadas" preguiçosas e "ligadas no 220W", as crianças portadoras de TDAH dependem da atenção e conhecimentos dos pais e dos professores sobre o assunto para serem diagnosticadas.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que causa alterações na região frontal do cérebro e nas suas relações com as demais partes do órgão. Esta é a região responsável pela inibição do comportamento, pela capacidade de prestar atenção, além de controlar a memória, o autocontrole, a organização e o planejamento das pessoas. Por isso, os principais sintomas da presença do transtorno são desatenção, inquietude e impulsividade.

O psiquiatra Enio Roberto de Andrade, do Ambulatório de Psiquiatria Clínica do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que apenas uma linha tênue diferencia o comportamento de crianças sapecas e agitadas e o daquelas que têm TDAH. "Não existe uma lista que diga quando é o transtorno e quando não é. Considerar o comportamento excessivo depende muito da perspicácia e grau de tolerância dos pais", afirma.

Comportamentos característicos do TDAH

Criança desatenta

Para padronizar e facilitar o diagnóstico, os comportamentos característicos do TDAH são descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM - IV, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Veja os nove sintomas que ocorrem com frequência na criança que sofre de déficit de atenção

1. Não presta muita atenção nos detalhes ou comete erros por descuido nos deveres escolares, no trabalho ou em outras atividades;

2. Mostra dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos;

3. Parece não escutar o que lhe falam;

4. Não obedece às instruções passo a passo e não completa deveres, ou tarefas no trabalho (sem ser devido a um comportamento de oposição ou por uma dificuldade de entender as instruções);

5. Tem dificuldade em ser organizado em trabalhos ou outras atividades;

6. Evita, incomoda-se ou mostra-se relutante a envolver-se em tarefas que exigem um esforço mental prolongado (tais como deveres escolares ou trabalhos de casa);

7. Perde objetos necessários para suas atividades, por exemplo, brinquedos, deveres escolares, lápis, livro, óculos, celular, etc;

8. Distrai-se facilmente devido a estímulos externos;

9. Esquece-se de suas atividades diárias.

Abaixo, os sintomas que ocorrem frequentemente nos hiperativos/impulsivos.

1. Frequentemente está mexendo com as mãos ou os pés, ou se revira na cadeira;

2. Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais o esperado é que ficasse sentado;

3. Corre ou sobe em locais inadequados (em adolescentes ou adultos, pode se limitar a uma sensação subjetiva de inquietação);

4. Dificuldade em brincar ou praticar qualquer atividade de lazer sossegadamente;

5. Está muito ocupado ou frequentemente age como se estivesse "elétrico";

6. Fala em excesso;

7. Responde precipitadamente antes de ouvir a pergunta toda;

8. Tem dificuldade em esperar sua vez;

9. Interrompe ou se intromete na fala dos outros (por exemplo, invade conversa ou jogos de outros).

Geralmente, comenta Enio, a família descobre a existência do transtorno quando a criança entra na escola, porque os professores começam a chamar a atenção dos pais para o comportamento do filho e indicam a possibilidade de TDAH. Crianças com este transtorno costumam apresentar desatenção, problemas de autocontrole, dificuldade de aprendizagem e erros por distração, como trocar o sinal de uma conta.

Como perceber se seu filho é hiperativo?

Segundo o DSM-IV, uma criança que apresente seis ou mais sintomas de desatenção por mais de seis meses será classificada como portadora de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, predominantemente desatenta. Ao demonstrar seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade em período superior a seis meses, a criança será diagnosticada como TDAH predominantemente Hiperativa/Impulsiva.

A ocorrência mais comum, no entanto, segundo o psiquiatra Enio Roberto, é o transtorno combinado, quando estão presentes de seis ou mais sintomas de desatenção associados a seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

O psiquiatra ressalta que não há como dizer com precisão a partir de qual idade os sintomas começam a ser perceptíveis, pois depende do grau de tolerância dos pais considerar uma criança mais agitada, impulsiva e desatenta do que o habitual. "Algumas mães relatam que os filhos portadores de TDAH se mexiam dentro da barriga, durante a gestação, mais do que os outros. Não há comprovação científica disso, mas há relatos", observa Enio.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, crianças e adolescentes com TDAH podem ter mais problemas de comportamento relacionados a regras e limites e os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade do que as meninas. O transtorno, na maioria dos casos, segue na vida adulta.

O psiquiatra Enio Roberto explica que a avaliação deve começar por onde os pais acharem melhor. Eles podem conversar com os professores para verificar se suas desconfianças procedem. O mesmo assunto pode ser tratado com um psicopedagogo, pediatra ou psicólogo antes de partir para o diagnóstico formal. Pedir para esses profissionais conversarem com a criança também é válido.

Assim como a maioria dos problemas de saúde, quanto mais cedo o TDAH for diagnosticado menos danos vai causar à criança. Os portadores de TDAH podem sofrer também de baixa autoestima e até desenvolver depressão devido ao desempenho ruim na escola, à falta de atenção em tarefas cotidianas, ao esquecimento e à dificuldade de terminar projetos, por exemplo

"Ouvi o relato de um pai contando que o filho na hora de calcular 66 x 11 deu como resultado o número 67. Por causa da distração característica do TDAH ele multiplicou o primeiro número e somou o segundo", menciona o psiquiatra Enio Roberto.

Ele também observa que uma maneira dos pais perceberem se a criança é portadora de TDAH é analisar se o comportamento agitado, desatento e impulsivo está causando prejuízos no rendimento escolar e no relacionamento com os colegas.

Abraços carinhosos com votos de um dia lindo.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário