segunda-feira, 28 de março de 2011

CONSTRUINDO UM AMOR COMPANHEIRO


Bom dia queridas amigas do Lady Chic Blog, que nesta segunda feira de sucesso, um sentimento de harmonia possa iluminar o coração de todas.

Nosso assunto para a reflexão hoje vem do site Bons Fluidos com texto de Melissa Diniz, nos trazendo dicas para quem quer ter um amor duradouro e feliz.

Para a autora atitudes de tolerância, afeto, diálogo e sinceridade são ingredientes que não podem faltar para se construir uma relação de companheirismo.

Acompanhem por favor e vivam este dia com muita qualidade.

A matéria afirma que todo mundo busca, mas pouca gente consegue encontrar um amor que supere o maior dos desafios: o tempo.

Qual seria o segredo para um casal continuar junto apesar das mudanças de temperamento dela, da teimosia dele e das inúmeras divergências de uma vida toda?

Tolerância e bom humor, afirma a psicanalista Lidia Aratangy, que trabalha há mais de 30 anos com terapia de casais, ela mesma casada há quase 50 anos. Em seu livro O Anel Que Tu Me Deste - O Casamento no Divã (Primavera Editorial).

Num grande amor, capaz de sobreviver ao lado B da vida (a rotina, a dor, a doença, as instabilidades e as dificuldades financeiras) é preciso entender que o outro é, na verdade, muito diferente de nós.

Quanto mais cientes das diferenças, mais tolerantes nos tornamos diante dos conflitos que delas resultam.”, diz o escritor americano John Gray em seu livro Por Que Marte e Vênus Colidem - Como Homens e Mulheres Podem Driblar o Estresse (ed. Rocco).

Casamento é feito de doação, generosidade. Para que dê certo, cada um tem que se ocupar de fazer o outro feliz. E saber que o outro não pode nos dar aquilo que temos que conquistar por nós mesmos”, insiste a terapeuta de família e casal Lana Harari.

Mas cuidado: doação não significa anulação da personalidade. “Muitos casais acreditam que precisam se sacrificar para agradar o parceiro.

De fato, todos os relacionamentos exigem adaptações, mas não temos que abrir mão de nós mesmos”, diz John Gray. “

Quando alimento meu universo interno, me torno mais interessante para ele, sem me colocar em sua sombra e em sua dependência. Isso é autonomia”, explica Lana.

A arte de conversar

Que uma relação amorosa não sobrevive sem diálogo, ninguém duvida. Mas isso não significa exclusivamente discutir a relação.

Dialogar pode ser tratar de fatos do dia a dia, da família, do trabalho e até da vida e suas implicações.

Os homens sempre imaginam que vão levar bronca quando começa uma conversa a dois”, diz Lidia. A diferença é que eles encaram conversas como um jeito de resolver problemas “Solucionar problemas é a forma masculina de demonstrar interesse”, acrescenta.

Outro bom conselho: aprenda a ouvir as queixas e as críticas dele sem se revoltar.

“O homem não encontra na mulher uma boa interlocutora porque ela não encara como sentimento as experiências que ele traz para a conversa. Mal interpretado, ele acaba silenciando.

O ideal é revelar seus sentimentos, sem acusar. “Diga sempre: é difícil para mim quando... ou fico triste ao perceber que...”, enfatiza Lana.

Isso não quer dizer que você deva engolir sapos. “Pessoas que não dizem o que sentem acumulam mágoas e, mais cedo ou mais tarde, elas reaparecem e daí você pode explodir”, diz a terapeuta.

A importância do sexo

Além da conversa, o sexo é uma ótima maneira de exercitar a capacidade de dialogar de um casal, pois ajuda a entrar em contato com sentimentos profundos.

O sexo e o companheirismo devem andar juntos, ele é um termômetro do sentimento. Um casal precisa manter acesa a chama da paixão. Quanto maior o intervalo entre os encontros sexuais, maior o afastamento do casal.

A felicidade a dois

A ideia de felicidade conjugal depende da expectativa que se tem da união. Uma das principais alegações dos casais que se divorciam é que o casamento caiu na rotina. Uma das chaves da felicidade a dois é a capacidade de se adaptar.

O casal tem de administrar a imprevisibilidade da vida, sem sobrecarregar a relação com as tensões do dia a dia.”, diz Lana.“

O amor companheiro nasce da criatividade, que ensina a lidar com as divergências, sem querer mudar o parceiro”, diz Lidia.

A força de uma relação também depende de preservar os interesses comuns do casal. É fundamental que os dois tenham amigos e hobbies em comum e compartilhem responsabilidades. Tudo isso une um casal.

Além disso, tem o afeto. Demonstrações de carinho em beijos, abraços, e declarações de seu respeito, admiração e gratidão são ingredientes essenciais para a fórmula de construir um amor companheiro.

Até amanhã queridas amigas e que as bênçãos do Universo encontrem a casa de todas vocês neste dia lindo.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário