segunda-feira, 7 de março de 2011

BOM CONDICIONAMENTO NA FESTA!!


Olá amigas do Lady Chic Blog eu desejo a todas uma segunda feira de carnaval repleta de coisas excelentes.

Nosso assunto hoje é sobre condicionamento para o carnaval

O artigo é do Prof. Dr. José Alberto Aguilar Cortez

O carnaval, para quem realmente gosta, sempre exige muita disposição e ótima condição física. Sem considerar onde e como o folião pretende se divertir, sabemos que durante quatro, ou até cinco, dias o corpo é obrigado a corresponder às expectativas.

Só o fato de quebrar a rotina e exigir dos músculos muito mais do que estão habituados a se exercitar já justifica cuidados. Além da duração do carnaval, é preciso considerar onde o folião pretende se divertir. Desfilar na escola de samba? Brincar nos salões de baile? Vestir um abadá e acompanhar um bloco carnavalesco?

Cada uma das atividades citadas pode exigir maior ou menor esforço e sabemos que muitas pessoas não querem perder nada. Para justificar a necessidade de treinamento, eu diria que o carnaval pode ser comparado a uma Copa do Mundo de Futebol — poucos jogos disputados com máxima intensidade —, daí a necessidade de preparação.

Os ensaios das escolas de samba são, na verdade, a pré-temporada dos sambistas visando os desfiles que terão que enfrentar.

Há risco de uma pessoa sedentária se machucar se participar de um desfile na avenida ou brincar no salão?

Pessoas sedentárias correm riscos até quando estão repousando e, naturalmente, quando abusam sem a necessária preparação ficam mais sujeitas às lesões associadas a qualquer tipo de exercício praticado.

Muitas vezes uma contusão pode ser bem-vinda, mesmo comprometendo o carnaval, porque acaba sendo uma defesa do organismo para evitar que as agressões ao corpo continuem com consequências piores.

Quais são as dicas para se preparar para o carnaval e não ter problemas na avenida?

Alguns cuidados podem ajudar o sedentário durante os dias de carnaval. Não inventar evoluções é a nossa primeira recomendação. Os passistas são profissionais, dominam a técnica e são treinados para desempenhar suas habilidades. Muitas pessoas se machucam por puro exibicionismo.

Outro conselho é respeitar os limites, não resistir quando a vontade de repousar aparecer. O sono é um importante aliado quando precisamos recuperar energia para brincar sem problemas.

A hidratação é outro cuidado indispensável. Tomar bastante água e evitar excesso de bebida alcoólica também ajuda a manter a lucidez e ser mais prudente.

No dia seguinte, ao acordar, antes do banho, faça alguns exercícios de alongamento na cama. Durante 10 a 15 minutos espreguice, alongue os músculos das pernas, depois dedique algum tempo para um banho morno. O resultado é excelente.

Abraçando a todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário