domingo, 20 de março de 2011

ALIADOS CONTRA A T.P.M!!


Bom dia amigas queridas do Lady Chic Blog, que nesta oportunidade todas possam desfrutar dos bens mais preciosos do Universo, como um presente de Deus.

Nosso assunto hoje vem do site Delas, divulgando uma pesquisa recente do The New York Times, com Leigh Krietsch Boerner.

Diz o artigo que o alimento rico em vitamina B é aliado contra a TPM.

Afirma também que a adoção de dieta rica nesse nutriente reduziu os riscos de apresentar tensão pré-menstrual.

Acompanhem por favor.

As mulheres que seguem uma alimentação rica em vitaminas do complexo B apresentam riscos mais baixos de desenvolver a Tensão Pré-Menstrual (TPM), é o que mostra um novo estudo americano.

As participantes da pesquisa, conduzida pelo American Journal of Clinical Nutrition, ingeriam alimentos como o espinafre e os cereais fortificados e apresentaram apenas um quarto dos riscos de TPM. Por outro lado, aquelas que tomaram suplementos vitamínicos não apresentaram os mesmos resultados.

A tiamina e a riboflavina são alguns dos diferentes tipos de vitamina B. O estudo não mostra claramente que estes dois componentes afastam os riscos de TPM. É possível, por exemplo, que as mulheres que ingiram mais vitaminas também tenham outros hábitos e características que ocasionem os mesmos efeitos.

Mesmo assim, “talvez aquelas que gostariam de evitar a TPM deveriam reavaliar a alimentação, garantindo ingestão diária de uma quantidade razoável de alimentos ricos em tiamina e riboflavina”, disse Elizabeth Bertone-Johnson, professora de saúde pública da Universidade de Massachusetts e co-autora do estudo.

Ela disse à Reuters Health que a TPM grave – problema que afeta uma em cada seis mulheres – geralmente é tratada com pílulas contraceptivas ou medicamentos antidepressivos. A redução dos riscos de TPM por meio da alimentação pode ser uma alternativa a alguns destes tratamentos que, segundo a especialista, além de caros podem apresentar efeitos colaterais.

A equipe de pesquisa analisou a alimentação de mais de 3000 mulheres, que em 10 anos foram três vezes entrevistadas. Durante este período, aproximadamente 1050 mulheres desenvolveram sintomas de TPM grave – como ansiedade, depressão, irritação, cólicas abdominais, fadiga e inchaço.

O Instituto de Medicina dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 1,1 miligramas de tiamina e riboflavina para mulheres adultas. Os pesquisadores, porém, constataram a necessidade de quantidades maiores da vitamina para conseguir o benefício.

As mulheres que relataram a ingestão diária de 1,9 miligramas de tiamina apresentaram menores riscos de TPM – aproximadamente duas em cada cinco delas desenvolveram TPM em comparação a três em cada cinco cuja ingestão diária foi de 1,2 miligramas.

Bertone-Johnson diz que a ingestão desta quantidade diária de tiamina e riboflavina é relativamente fácil. Duas ou três tigelas de cereais fortificados, três quartos de uma xícara de feijão ou 84 gramas de carne vermelha oferecem esta quantidade de tiamina. A riboflavina pode ser ingerida em duas tigelas de cereais ou em uma porção de 84 gramas de fígado bovino.

Esta é a primeira vez que os nutrientes foram relacionados à TPM, disse Ellen Freeman, professora de obstetrícia, ginecologia e psiquiatria da Universidade da Pensilvânia que não participou do estudo.

“O estudo sugere que a vitamina B pode ter alguma ligação com os sintomas de TPM”, disse à Reuters Health a especialista, que não participou do estudo. Segundo Bertone-Johnson, mesmo que a TPM venha sendo estudada há várias décadas, suas causas ainda são desconhecidas.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos informa que, apesar de bastante usados no tratamento de TPM, não há evidências da eficácia dos suplementos – o estudo não encontrou relação dos mesmos com o alívio da TPM.

A popularidade dos suplementos pode explicar porque os mesmos não foram relacionados à diminuição dos riscos de TPM, apenas os alimentos ricos em vitamina B. Bertone-Johnson diz que as mulheres com maior propensão à TPM podem estar tratando o problema com suplementos, o que poderia distorcer os resultados. Ela sugere às mulheres que ainda não sofrem de TPM para seguir uma alimentação saudável e variada.

“Desta foram, a mulher terá uma quantidade suficiente destes e também de outros nutrientes benéficos”, disse ela.

Beijinho para todas com muito carinho

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário