sexta-feira, 1 de abril de 2011

TANSFORMAÇÕES NO PÓS-30


Bom dia queridas amigas seguidoras do Lady Chic Blog, nesta sexta feira de alegrias mil eu desejo a todas muito sucesso.

Nossa reflexão hoje vem do site Bolsa de Mulher, com artigo da poderosíssima Nayara Marques, nos instruindo quanto às transformações no pós-30

Acompanhem com atenção e fiquem espertas hoje.

Entenda por que ganho de peso, envelhecimento das células e fluxo menstrual são intensos

Apesar de os 30 anos serem considerados o ápice da beleza feminina, chegar a esta idade pode não ser fácil para algumas mulheres.

Pressões sociais, o adiamento do casamento e da maternidade começam a gritar mais alto: o relógio biológico dá sinais de que está avançando.

A ginecologista Célia Regina da Silva explica que a "crise dos 30" vai muito além da questão psicológica, já que este é o momento em que o corpo da mulher começa a sofrer uma série de transformações.

Segundo a especialista, o organismo encontra seu auge neste período. "É o ápice das funções mentais, físicas e sexuais.

No entanto, o envelhecimento começa a se instalar nas células", explica a chefe do Ambulatório de Planejamento Familiar da Maternidade da UFRJ.

É quando se torna possível observar as primeiras alterações estéticas no corpo feminino. "É normal que nessa época algumas mulheres comecem a se queixar que sempre foram magras, mas agora estão aumentando de peso.

Ou surge uma maior dificuldade em emagrecer para aquelas que sempre fizeram dieta ou têm tendência a engordar", exemplifica.

Aumento do fluxo menstrual

Outro problema frequente que surge no pós-30 é a menorragia, quando o sangramento menstrual passa a ser intenso.

"O distúrbio é representado pela perda sanguínea menstrual superior a 80 mililitros por ciclo.

A perda de sangue média num ciclo normal é de aproximadamente 30 a 40 mililitros, ou seja, de duas a três colheres de sopa durante cinco dias, podendo prolongar-se até oito dias", diz.

Na maior parte dos casos, a menorragia está vinculada a problemas hormonais, mas Célia explica que estresses do dia a dia também podem alterar o ciclo menstrual.

"A vida moderna faz com que a mulher não tenha ciclos menstruais regulares. O estresse, a alteração de peso, a ansiedade, os hormônios sexuais, entre outros, podem levar à deficiência luteínica, o que causa a menorragia", detalha.

Disfunções genéticas como desordens de coagulação sanguínea, entre elas a Doença de Von Willebrand, e o hipotireoidismo também podem gerar o aumento do fluxo.

"Ainda assim, em cerca de 80% dos casos, o sangramento menstrual intenso não tem causa aparente, sendo chamado de menorragia idiopática ou sem causa definida.

“Nestes casos, distúrbios no endométrio, como o desequilíbrio da produção de substâncias que ativam o plasminogênio e a prostaglandina podem estar presentes", esclarece.

Em jovens

Apesar de ser mais comum em mulheres adultas, a menorragia pode aparecer em jovens. "Ela pode surgir em pacientes mais novas na menarca (início da menstruação).

“Nesses casos, o sangramento intenso e irregular está relacionado à imaturidade do eixo hipotalâmico-hipofisário, que é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio e secreção de alguns hormônios sexuais femininos", justifica.

Tratamentos

O tratamento à base de medicamentos, de acordo com a ginecologista, deve levar em conta algumas considerações. "Ele vai depender se a causa for identificada ou não, do histórico e das preferências do paciente quanto à contracepção.

Quando a causa específica não for encontrada, o tratamento pode ser não-hormonal (ácido tranexâmico ou anti-inflamatórios não esteroidais), que deve ser administrado somente nos dias de menstruação. A vantagem desta opção é que ela mantém a fertilidade", ressalta.

Remédios hormonais, por outro lado, podem impedir a gestação durante o uso. "Eles devem ser tomados todos os meses, por 21 dias.

O medicamento envolve derivados da progesterona, como a noretisterona, e contraceptivos orais combinados (pílulas anticoncepcionais à base de estrogênio e progesterona).

Outro tipo de tratamento hormonal e contraceptivo é o DIU de progesterona, que precisa ser inserido através de procedimento ambulatorial e deve ser substituído a cada cinco anos", ensina a especialista, que sugere como última alternativa métodos mais agressivos:

"Existem os tratamentos cirúrgicos. Eles envolvem procedimentos como a histerectomia (retirada do útero) e a ablação do endométrio (retirada da camada interna que reveste o útero)".

Nos casos em que a menorragia está associada ao hipotireodismo ou a distúrbios de coagulação, Célia diz que o tratamento consiste na reposição da tiroxina ou de fatores de coagulação, respectivamente.

Um carinho para todas, com votos de uma excelente noite.

Até amanhã

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário