sábado, 9 de abril de 2011

DIVÓRCIO - COMO DIZER PARA OS FILHOS??


Bom dia amigas queridas do Lady Chic Blog, saúde e paz é o que desejo para todas neste sábado lindo.

Eu acredito que a maioria de nós mulheres quando casamos sonhamos que o enlace será para sempre, contudo a realidade é outra.

Vemos casamentos despedaçados nas famílias de todas as classes sociais e quando isso acontece, surge a questão das crianças, pois é muito complicado lidar com a dúvida dos filhos no processo de divórcio.

Assim, hoje nossa reflexão se fará exatamente sob um artigo da equipe do site da B Bel – Um estilo de Vida, já muito conhecido das ladys do nosso grupo, que nos esclarece sobre como proceder nesse momento doloroso para os envolvidos.

Acompanhem por favor e continuem lindas

Afirma o texto que embora os psicólogos possam divergir em alguns pontos acerca dos cuidados com os filhos dos casais que entram em processo de divórcio, num ponto eles são unânimes: a separação é um problema com o qual os filhos terão que lidar.

Porém, ainda mais difícil para eles é lidar com constantes brigas e discussões entre seus pais. Por isso, quando o casamento não vai bem, o melhor é mesmo separar-se.

O problema não está na separação, mas sim em pedir para a criança tomar partido ou usá-la como objeto de chantagem contra o cônjuge.

Estes são os grandes erros que o casal pode cometer enquanto toma a decisão do divórcio. A criança não precisa, nem deve participar deste momento.

As crianças gravam impressões negativas na memória quando recebem estímulos bruscos, como o aumento de voz dos pais durante brigas, acusações e explosões de raiva.

O processo de separação deve ser tratado apenas entre o casal, longe de seus filhos. Do contrário, a separação realmente poderá se tornar uma experiência traumática para os pequenos.

Somente depois de tomada a decisão de divorciar-se e decididas as principais providências é que a criança deve ser informada da separação, de preferência em um clima de cordialidade.

Atenção às mudanças de comportamento dos filhos

Quanto menor a idade, menos as crianças conseguem racionalizar seus sentimentos de frustrações decorrentes da mudança de rotina da família.

Assim acabam apresentando um comportamento arredio e retraído que termina sendo extravasado em forma de agressividade ou timidez excessiva. Por isso é preciso estar atento ao comportamento na escola, pois o ambiente proporciona o relacionamento com outras crianças, o que pode facilitar a percepção de mudanças ocorridas.

Muitas escolas procuram saber sobre a vida e a estabilidade da família das crianças que apresentam mudanças repentinas em seu comportamento para, em conjunto com os pais, proporem soluções antes que os problemas se agravem.

Na maioria dos casos, as crianças não conseguem traduzir o que estão sentindo e a separação dos pais pode ser sua primeira experiência ligada à perda, mudança de rotina, saudade, raiva e tristeza. Então, se forem percebidas alterações no comportamento da criança logo após o divórcio, ela deve ser encaminhada a um psicólogo.

Se lidar com esses sentimentos é difícil para um adulto, imagine para uma criança. Um profissional como o psicólogo atua construindo uma ponte de entendimento que pode acalmar e evitar que a criança desenvolva escapismos nocivos. Quando a explicação para a separação tem uma abordagem correta, elas são capazes de entender melhor.

A felicidade dos filhos deve ser um objetivo comum

A palavra chave é coerência. O que a criança realmente precisa, estando seus pais juntos ou separados, é que eles mantenham uma postura educacional pacífica.

Se a mãe proíbe, mas o pai libera, a criança pode se tornar manipuladora, usando os pais para conseguir aquilo que deseja. Mesmo que os pais tenham opiniões conflitantes, não é bom que as expressem deliberadamente na frente de seus filhos. O casal deve conversar entre si para chegar a um acordo sobre qual a melhor decisão a ser tomada.

Um erro comum é trocar acusações durante as visitas aos filhos. Os pais precisam entender que, mesmo com o fim do casamento, a união entre os casais que possuem filhos fatalmente continua. Porém, agora só haverá um objetivo em comum: que os filhos cresçam fortes e felizes.

Defeitos de personalidade dos pais não são importantes para as crianças, elas não entendem acusações de egoísmo, desorganização ou infidelidade. Mas, ainda que essas palavras não façam parte de seu vocabulário, elas são capazes de absorver as mudanças ocorridas quando há brigas e interpretar como algo negativo.

Com cuidado, respeito e diálogo, a decisão de separar-se pode ser o melhor também para os pequenos. Quando o casamento acaba, normalmente são os pais quem se veem na difícil situação de afastar-se do lar, que continuará existindo sob os cuidados da mãe

Recado dado eu me despeço de todas com votos de um excelente dia.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário