segunda-feira, 18 de abril de 2011

O IMPORTANTE É PREVENIR-SE!!


Olá queridas amigas do Lady Chic Blog, neste dia lindo eu venho tratar de saúde com vocês.

Colhi do site M de Mulher um artigo muito bom da poderosa Roberta Piccinelli e Conteúdo do site Women's Health, nos trazendo dicas de como se prevenir de gripes e resfriados

A autora afirma que no frio, o contato com várias pessoas em ambientes fechados, sem circulação de ar, facilita a transmissão de vírus e bactérias.

Academia

O ambiente propicia a propagação de bactérias, fungos e vírus. "Em um colchonete, uma bactéria pode sobreviver 96 horas, por exemplo", explica o infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp Carlos Magno Fortaleza.

Riscos: não há risco de pegar uma doença ao deitar em uma superfície infectada. O contágio é sempre feito pelas mucosas. "O perigo real é encostar a mão no colchonete e levá-la à boca ou ao olho, assim como na tábua da privada, nos banheiros."

Previna-se: passe um paninho com álcool antes de colocar a mão sobre qualquer superfície compartilhada. "E evite levar a mão à boca ou ao olho sempre", adverte o infectologista da Unesp.

Escritório

Não é o frio que traz as doenças infecciosas mais comuns no inverno. As viroses respiratórias são espalhadas por causa da aglomeração em lugares fechados. E não porque o organismo fica fragilizado.

Riscos: a chance de pegar o vírus H1N1 ou o do resfriado comum aumenta porque nem sempre o ar condicionado dá conta de resfriar o ambiente. "Há doenças bacterianas ocasionadas pela aglomeração de pessoas, devido à transmissão por via respiratória. Um exemplo é a infecção meningocócica", afirma Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, em SP.

Previna-se: mesmo com a temperatura externa baixa, mantenha frestas de janelas ou a porta aberta. Sua empresa é mais fechada do que caixa-forte? Uma alternativa é tornar-se imune a alguns vírus e bactérias tomando as vacinas existentes. Pode ser uma boa oportunidade para dar um update na sua carteirinha de vacinação.

Em casa

Ficar ao lado de uma pessoa com alguma doença respiratória eleva o risco de contágio. Entre você e a sua cara-metade, então, a chance de o vírus pular de um organismo para o outro aumenta pela maior proximidade. E quem resiste a dormir de conchinha num frio desses?

Riscos: "os vírus saem pelas gotículas da saliva e podem chegar à boca ou ao olho de outro indivíduo. Isso pode ser por meio da fala, do beijo, espirro ou tosse diretamente", diz Carlos Magno Fortaleza.

Previna-se: mesmo que você tente manter distância, novamente evite levar a mão à boca e aos olhos, pois os vírus estarão espalhados em várias superfícies da casa. Dividir a colher do sorvete e a taça de vinho também está proibido, assim como a toalha de rosto. E não adianta se entupir de suco de laranja para tentar ficar imune. "A ingestão de vitamina C é totalmente inútil para a profilaxia de gripes e resfriados", diz Pasternak.

Cinema

A tecnologia trouxe os filmes em 3D. O uso dos óculos especiais pode facilitar uma infecção por vírus e bactérias.

Riscos: além do risco de gotículas de saliva infectarem os óculos distribuídos, o contato de cílios contaminados nas lentes é capaz de transmitir doenças como a conjuntivite.

Previna-se: certifique-se de que o estabelecimento esteriliza os óculos. Limpá-los com álcool em gel antes de usar também elimina o problema

Abraçando a todas

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário