sábado, 16 de abril de 2011

VOCÊ DOMINA O UNIVERSO DA ALTA DEFINIÇÃO??


Bom dia amigas lindas do Lady Chic Blog, um dia formidável para todas.

Nosso assunto hoje é um artigo esclarecedor de Vanessa Macedo – Equipe Bbel, sobre TV Digital e o universo da alta definição.

Acompanhem por favor.

TV Digital

Não é novidade que com um controle remoto é possível ver o mundo sem se levantar do sofá. Mas o homem quer mais do que conforto e, nos últimos dez anos, tem revolucionado a forma de assistir à televisão. Com a TV Digital, a telinha promete ser cada vez, mais próxima da imagem a olho nu.

Enquanto se desenha o futuro desse avanço tecnológico, o grande desafio é traduzir todo o vocabulário trazido pela TV Digital: HDTV, Full HD, conversor digital, HDMI. O emaranhado de siglas e termos fica ainda mais confuso quando você chega à loja para comprar um televisor e o vendedor parece saber menos do que você

Para não levar gato por lebre, entenda as principais nomenclaturas relacionadas à TV Digital, começando pela própria:

TV Digital

Depois de mais de 50 anos de exclusividade da TV analógica, no final de 2007 estreou no Brasil a transmissão do sinal digital. Isso significa aumento de conteúdo e melhor definição de imagem, ou seja, um canal de TV digital pode gerar múltiplos subcanais.

O sinal digital armazena mais dados porque pode transportar 19 megabits por segundo, quatro vezes a capacidade de um programa em alta definição. Trocando em miúdos, a TV Digital propicia melhor resolução de imagem seja qual for o tamanho da tela e pode incluir conteúdos interativos.

No Brasil, o governo prevê que até 2016 o sinal analógico seja totalmente substituído pelo digital. Logo, quem não tiver uma TV apropriada, terá que comprar um conversor digital.

Conversor Digital - TV analógica

Os aparelhos de TV convencionais só recebem o sinal digital se houver um conversor digital. O conversor já está à venda no mercado e é uma opção para quem não quer gastar comprando uma TV nova.

HDTV - High Definition TV ou TV de Alta Definição

Ao contrário do que a maioria pensa, HDTV e TV digital não são a mesma coisa. HDTV é o padrão mais alto de transmissão de som e vídeo da TV Digital, o melhor dos 18 padrões existentes. Então, não se confunda! Não é qualquer tela fininha que tem alta definição, precisa estar configurada no formato 16:9. E dentro do padrão HDTV existem vários formatos. No topo da resolução do HDTV, está o chamado Full HD.

Nem todas as emissoras que transmitem sinal digital utilizam HDTV, logo, não adianta possuir um televisor com HDTV se o canal que você está assistindo não transmite sinal em alta definição.

HDMI - Cinema em casa

A tecnologia digital dá uma grande ajuda para quem tem um home theater e quer trazer o clima de cinema para o conforto de casa. O HDMI (High Definition Multimedia Interface) veio para acabar com a grande quantidade de cabos na hora de ligar a TV a um aparelho de Bluray, por exemplo, conectando áudio e vídeo ao mesmo tempo.

O conector do cabo HDMI é pequeno e fácil de encaixar, além de garantir imagem em alta definição. Se você quer comprar um televisor, verifique se o aparelho é compatível com a tecnologia HDMI.

Um lindo dia para todas

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário