terça-feira, 24 de dezembro de 2013

APRENDENDO COM QUEM SABE...


Olá amigos e amigas do Lady Chic Blog, Boas Festas e Feliz Ano Novo para vocês.
Neste momento em que nós nos emocionamos com a celebração do Aniversário de Jesus eu gostaria de compartilhar com vocês as 7 lições para aprender com Nelson Mandela.
O crédito é do site As Boas Novas.Com por JENIFER CORREA.
A autora lembra: Referência na luta pela igualdade racial na África do Sul e no mundo, Mandela morre, mas deixa vivo um legado de justiça, solidariedade e perseverança.
Para finalizar um ano marcado pelo ápice da insatisfação política no Brasil e no mundo, a morte de um dos líderes sociais mais admirados da história é uma daquelas grandes ironias da vida. É como se, com a sensação de dever cumprido, Nelson Mandela tivesse se dado o direito de, finalmente, descansar em paz.
Mandela foi um dos grandes opositores ao regime Apartheid, que institucionalizou a discriminação racial na África do Sul a partir de 1948. Passou 27 anos preso injustamente, por não se conformar com as injustiças sociais de seu país. E, quando foi solto, em 1990, em vez de revolta, o mundo viu um largo sorriso em seu rosto, sua marca registrada.
Temos tanto o que aprender com esse homem, que é pretensão demais querer apresentar em um único texto todos os bons exemplos que Mandela nos deixou. Mas, ainda assim, se conseguirmos aproveitar um pouco que seja da sabedoria de vida dele, certamente seremos pessoas muito melhores.
Confira 10 lições para aprender com Nelson Mandela:
1. Lute pelo o que acredita. “Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Esse é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”, foi um trecho do discurso que Mandela leu durante o Julgamento de Rivonia, em 1963, em que era acusado de sabotagem junto a outras nove pessoas contrárias ao Apartheid.
2. Nunca desista. Mandela passou praticamente toda a sua vida adulta em forte oposição pública ao regime que transformava os negros em cidadãos de menor importância na África do Sul. Não sucumbiu às pressões, às ameaças e nem mesmo à prisão. Na década de 80, após grande apelo mundial, líderes do Apartheid se dispuseram a soltar Mandela, se ele se comprometesse a abandonar a luta armada contra o regime. Ele não cedeu e continuou preso.
3. Aceite as diferenças e não julgue. Os grandes feitos de Mandela são explicados pelo fato de ele ser um grande conciliador de interesses diferentes. Ao acompanhar sua trajetória política, é possível observar que ele se aproximou de George Bush a Fidel Castro, Dalai Lama a Papa João Paulo II, David Beckham a Pelé.
4. Não guarde rancor. Depois de passar quase três décadas preso (na temporada na prisão da ilha Robben, tinha direito a apenas uma visita mensal de 40 minutos da família), Mandela sentou-se ao lado dos mesmos representantes políticos que o condenaram para chegar a um acordo sobre a instituição da democracia na África do Sul. “Esquecer nunca; perdoar sempre!
Por nós. Pelos nossos filhos. Pela mudança que sonhamos para o mundo”, foi uma de suas respostas nas várias vezes em que teve que responder se havia conseguido esquecer tudo o que sofreu ao longo da vida em sua luta contra a desigualdade racial.

5. Acredite nas pessoas. O filme Invictus é uma bonita adaptação do trabalho que Mandela iniciou ao assumir a presidência sul-africana em 1994 para tentar acabar de uma vez com os efeitos do Apartheid, que persistiram mesmo após o fim do regime. A motivação que o presidente trouxe para negros e brancos jogarem lado a lado a Copa do Mundo de Rugby de 1995 contribuiu muito com a conquista do título do torneio pelo país.
6. Sonhe! Em uma de suas frases mais famosas, Mandela traduz um de seus principais ideais de vida: “Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”
7. E, principalmente, sorria sempre...

Um abraço para todos os amigos e amigas e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário