quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

AJUDANDO A CUIDAR DO GUARDA-ROUPA?




Olá meninas Ladys e Chics, saúde e paz.
Como esse assunto interessa a todas nós eu trouxe do site Delas esta matéria nos ensinando o que a etiqueta da sua roupa diz.
O texto nos ensina a identificar os símbolos que podem ajudar a cuidar das peças do nosso guarda-roupa.
O crédito é de Renan Miret em reportagem especial para o iG - especial para Vanish.
Vamos apreciar.
É muito comum surgirem dúvidas na hora de lavar e passar as roupas. De fato todas as peças trazem em suas etiquetas um pequeno guia baseado em símbolos que indicam os cuidados que devem ser tomados para garantir a preservação do tecido. O problema é que muitas vezes essas instruções acabam não sendo interpretadas da forma correta ou são ignoradas.
Para evitar erros no processo de higienização das roupas  é preciso antes entender que a simbologia apresentada nas etiquetas é universal e segue sempre a mesma sequência lógica, um verdadeiro passo-a-passo para não danificar suas peças. O primeiro desenho se refere à lavagem, indicando se deve ser feita à máquina ou à mão, e a temperatura máxima da água permitida.
O passo seguinte é o alvejamento, sendo importante atentar para a indicação de uso ou não de produtos clorados no processo da lavagem. Se ainda assim restar qualquer dúvida, vale adotar o uso de um alvejante sem cloro em todas as lavagens. Depois é a vez da forma de secagem, que aponta se o tecido pode ser colocado em uma secadora de roupas – atenção a esta terceira etapa, pois sua peça pode encolher se colocada em tambor ao invés de ser pendurada no bom e velho varal.
O quarto desenho dá as recomendações para a hora de passar. Se o uso de ferro for permitido, observe sempre a temperatura recomendada. Já o último símbolo se refere à limpeza a seco, e neste caso será necessário levar à peça a uma lavanderia, onde será realizado este processo de lavagem especial.
Como na prática nem tudo é tão simples quanto parece, o iG preparou um guia completo de símbolos para auxiliar a decifrar as etiquetas e acabar com as dúvidas na hora de lavar, secar e passar as peças, conservando a sua roupa por mais tempo:

Para lavar
1 /2 – Estes símbolos indicam se a roupa pode ser lavada com produtos alvejantes a base de cloro, que podem danificar a peça;
3 – O número dentro do símbolo indica a temperatura máxima a que a roupa deve ser lavada na máquina;
4 – Se a peça for constituída de tecidos com fibras muito finas ou com adereços (como pedras e lantejoulas), a lavagem deve ser manual. Caso contrário, os detalhes podem quebrar ou até mesmo derreterem;
Para secar
1 / 2 – Na hora de secar, dependendo das fibras das roupas, alguns tecidos devem ser submetidos à temperatura máxima ou mínima da máquina. A quantidade de pontos dentro do círculo (um ou dois) indica qual escolher;
3 – Devido a alguma fragilidade da peça, a roupa não pode ser colocada na máquina de secar, o ideal então é seguir para os próximos passos:
4 / 5 – A roupa deve ser pendurada para secar naturalmente após a lavagem, ou então, dependendo do tecido (especialmente no caso de vestidos), a secagem deve ser feita na horizontal e sem torcer a peça;
Para passar
1 a 4 – Cada roupa possui uma quantidade maior ou menor de fibras, que por sua vez faz com que o tecido seja mais fino ou grosso. Por isso, é essencial que a etiqueta seja observada antes de passá-la. Os símbolos indicam corretamente se a peça deve ser passada a ferro e determina qual a temperatura máxima específica, para cada caso, que varia entre 110º, 150º ou 200º.
5 – Por fim, este desenho indica que a roupa não deve ser passada a ferro, já que esse método pode danificar o tecido ou a próprio caimento da roupa.
Para lavar a seco
1 / 2 – Estes símbolos indicam quando uma roupa deve ser lavada a seco ou não. É essencial que estas etiquetas sejam verificadas, pois dependendo do tecido é terminantemente proibido esfregaá-lo à mão ou utilzar a máquina de lavar. Neste caso, leve a peça para tratamento profissional em lavanderia.
Beijão e até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário