terça-feira, 21 de maio de 2013

COM CHANCES DE SER UM SUCESSO!!




Olá queridas amigas e seguidoras do Lady Chic Blog.
Hoje trouxemos uma reportagem de Suzana Dias com Edição do site MdeMulher com Conteúdo ANAMARIA.
Nessa oportunidade o texto nos apresenta os cuidados que  devemos tomar antes de fazermos uma cirurgia plástica.
Esclarece a autora que a cirurgia plástica oferece riscos como qualquer outro procedimento. O problema é que nem sempre as pessoas escolhem cirurgiões capacitados. Saibamos então, quais os cuidados que devemos tomar e aumentemos as chances de a operação ser um sucesso!
Vejamos os detalhes.
São de arrepiar as notícias que saíram, nos últimos meses, sobre mulheres que morreram na mesa de cirurgia ou horas depois de passar por uma plástica. Porém, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), quando realizado por profissionais capacitados, esse tipo de cirurgia oferece o mesmo risco que qualquer outro. O que aconteceu com a maior parte das vítimas recentes foi que elas escolheram cirurgiões que não tinham formação adequada. Dênis Calazans, secretário-geral da SBCP, alerta: Um especialista em cirurgia plástica deve ter cursado seis anos de medicina, dois de residência em cirurgia geral e mais três anos de residência em cirurgia plástica.
Descubra se o médico é mesmo preparado
O primeiro passo é consultar o site da SBCP e checar se o profissional que vai operá-la é certificado pelo órgão. Basta clicar em "encontre um cirurgião" e depois digitar o nome do médico e o seu estado. Esse simples cuidado pode reduzir bastante os riscos.
"Como vai ser, doutor?"
Depois de escolher um cirurgião realmente habilitado, esclareça com ele todas as dúvidas que tiver. A SBCP elaborou um guia com as perguntas essenciais, que ajudarão muito durante a consulta. Leve-as anotadas:
· O médico é membro ativo da SBCP?
· Foi treinado na área de plástica?
· Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica ele tem?
· Em quais hospitais ou clínicas atua?
· Quantos procedimentos do tipo já realizou na carreira?
· Essa cirurgia é adequada para mim?
· Como será feita a cirurgia? Onde?
· Quanto tempo levarei para me recuperar?
· Quais os riscos da cirurgia?
· Como serão contornadas as eventuais complicações?
Tem que fazer exames antes da cirurgia, sim!
Tão logo você e seu médico entrem num acordo sobre a operação, ele deverá fazer uma avaliação do seu estado de saúde. Informe todas as doenças que tem ou teve, cirurgias que já fez, se tem alergia a algum medicamento, quais remédios toma, se fuma ou faz uso de outras substâncias químicas. Essas informações auxiliam o médico na definição dos exames pré-operatórios e na própria cirurgia. Basicamente, são requisitados exames de sangue (hemograma e coagulograma), avaliação cardiológica (feita por um cardiologista) e consulta com anestesista. Dependendo da cirurgia e da sua idade, outros exames podem ser solicitados.
Equipe completa
A equipe depende do porte da cirurgia. Se for grande, como uma plástica na barriga, é preciso, além do cirurgião principal, um ou dois assistentes, um anestesista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e instrumentador.
Onde fazer?
Não se assuste se seu médico sugerir que a operação seja realizada em uma clínica em vez de um grande hospital. Existem clínicas com recursos tecnológicos que se nivelam a hospitais. Mas elas precisam estar de acordo com as normas dos órgãos de vigilância sanitária e dos Conselhos Regionais de Medicina. São essas entidades que classificam estabelecimentos de saúde para cada tipo de procedimento, diz Calazans. A melhor forma de saber se o local tem condições de realizar a sua cirurgia é verificar se ele possui certificação para isso. Informe-se com o seu médico ou consulte a Vigilância Sanitária de sua cidade. O Conselho Regional de Medicina também pode informar.
Fuja dos parcelamentos a perder de vista
A grande preocupação dos cirurgiões sérios é com as clínicas caça-níqueis. Elas tentam vender plástica como um produto, muitas vezes parcelado em até 24 prestações! Outras oferecem consórcios de cirurgia, o que fere o Código de Ética Médica e esconde um perigo: Imagine uma paciente que compra esse produto e recebe uma carta de crédito de valor fixo para a realização de determinada cirurgia. Porém, acontece uma complicação e ela precisa de um tempo maior de internação. Será que o vendedor do consórcio vai arcar com as despesas complementares?, alerta Calazans. O ideal é se planejar, fazer uma poupança e ter o dinheiro todo em mãos na hora de negociar o valor da operação com o médico.
Um beijão no coração de vocês até amanhã.

Lady Chic
Por
Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário