Bom dia amigas, quarta feira linda para vocês.
No nosso encontro de hoje vamos abordar o tema: Alimentos ricos em proteínas animal.
O crédito é do Novo Portal Zun texto de Juliana.
A autora diz que a proteína animal é fundamental para o bom desenvolvimento do nosso organismo. Ela ainda ensina onde encontrá-la e como consumir corretamente.
Vamos ver os detalhesl
Para que nossa saúde fique em dia e tenhamos uma vida tranquila é preciso ter uma alimentação balanceada e adequada às necessidades do nosso corpo.
Entre os principais nutrientes está a proteína, que é parte fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.
A proteína tem função construtora que age reparando e conservando através do seu nutriente os tecidos do nosso organismo, e possui também funções reguladoras presentes em hormônios e enzimas dos processos fisiológicos e do metabolismo, que fornece energia quando as outras são insuficientes.
O consumo dos alimentos ricos em proteínas deve ser de 50 gramas diárias para que suas funções sejam realizadas com eficiência.
Encontrada em diversos alimentos de origem vegetal ou animal é possível consumir as proteínas necessárias sem problemas, já que opções não faltam.
Alimentos ricos em proteínas animal
Os alimentos ricos em proteínas de origem animal fornecem substâncias completas que o nosso corpo não consegue fabricar, são os chamados aminoácidos.
Também são ricos em ferro, zinco, cálcio e vitamina B12. Sua única desvantagem é que estes alimentos são pobres em fibras e ricos em gorduras, então devem ser consumidos com moderação.
Como fonte de proteína podemos citar as carnes, ovos, leites e seus derivados, aves, peixes e frutos do mar como alimentos de origem animal.
Alimentos ricos em proteínas vegetal
Os alimentos de origem vegetal possuem menor quantidade de aminoácidos essenciais para o corpo, mas são ricos em vitaminas, fibras, sais minerais e carboidratos e o melhor não possuem gorduras “ruins”.
Podemos citar alguns alimentos de origem vegetal como a soja, a lentilha, o feijão, gergelim, tofu, aveia integral, leguminosas frescas e brotos, grão de bico, avelã, castanha, pinhão entre outros.
A carência de proteínas afeta diretamente o sistema imunológico acarretando diversos problemas a nossa saúde, como anemia, enfraquecimento das unhas, da pele e dos cabelos.
Nenhum grupo de alimento é melhor que o outro, por isso para atender todas as nossas necessidades, o ideal é consumir alimentos de origem vegetal e animal, os dois devem ser incluídos de maneira equilibrada na nossa dieta diária.
Bom apetite para todas e até amanhã.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário