sábado, 7 de julho de 2012

PARA SE CHEGAR COM QUALIDADE


Amigas queridas do Blog, um sábado lindo, repleto de realizações eu desejo para vocês.

Hoje eu trago mais uma preciosidade de Renato Trentini - Equipe BBel, do site B.Bel Um Estilo de Vida, onde de ensina a buscar determinação para atingir um objetivo.

Vejam os detalhes e arrebem a boca do balão.

Primeiros Passos:

O que leva uma pessoa a desistir de um objetivo? Será que ele já não era mais tão desejado ou o caminho escolhido não foi o mais adequado? No meio de tantos questionamentos uma única palavra responde a uma grande parcela dessas perguntas: Determinação. A quantidade de metas abandonadas pelo caminho mostra como é importante estar determinado para conquistar os objetivos e chegar lá.

O primeiro passo é definir qual é a meta e ter em mente que ela será cheia de nuances. Tália Jaoui, palestrante comportamental e especialista em programação neurolinguística, comenta que para ter sucesso na sua conquista é preciso se comprometer com submetas e atrelar uma grande sensação ao seu objetivo. "É essa associação que diferencia um objetivo de um simples desejo", comenta Tália. Odair José Comin, psicólogo clínico e autor do livro "Mestre das emoções", salienta que é preciso ter clareza no que se quer e identificar os motivos que o levam correr atrás desse objetivo. "Colocar suas metas no papel fica mais fácil para visualizar", sugere o psicólogo.

Um caminho bem definido é o segundo passo para atingir o objetivo desejado. De nada adianta ter determinação e vontade de conquistar algo se a pessoa não está na direção correta. Tália Jaoui lembra que é preciso escolher um caminho prazeroso para persistir e ir atrás das metas. "É preciso ter em mente que escolher um caminho desagradável é um ponto negativo para continuar correndo atrás do seu objetivo. Em uma dieta, por exemplo, não adianta uma pessoa que é louca por doces ser privada de comer esse tipo de alimento. É preciso ter um pouco de flexibilidade para trilhar o caminho mais fácil até alcançar aquilo que tanto se deseja", menciona Tália. Odair sugere fazer o caminho inverso, partindo do pressuposto que a pessoa já alcançou o objetivo e agora vai remontar passo a passo as ações tomadas para atingir sua meta.

Chegar ao sucesso pode não ser fácil, portanto, pensamentos negativos que reforcem as dificuldades e o cansaço devem ser afastados e substituídos por pensamentos positivos. "A pessoa deve visualizar o objetivo alcançado e responder qual é a sensação que esse pensamento traz. Pequenas evidências vão mostrar se aquilo que se deseja é apenas um sonho ou é algo realizável", comenta Tália. Odair complementa citando que é preciso ter ciência da realidade e dos limites de cada um.

Conquistando o Objetivo

A forma de conduzir os passos até conquistar o objetivo varia de pessoa para pessoa, principalmente no que diz respeito à rigidez ou flexibilidade das ações. Tália aponta casos em que as pessoas precisam de rigor para atingir suas metas, enquanto outros precisam de mais maleabilidade, dependendo da ocasião. Na opinião do psicólogo o ideal é sempre ser flexível, mas de forma que isso não prejudique o estabelecimento das metas

Algumas evidências mostram quando é hora de desistir ou mudar os caminhos para chegar ao seu objetivo. "Quando você parar de sentir aquela sensação de euforia que sentia no começo, é hora de repensar a meta ou o caminho que se está seguindo", comenta Tália. Odair aponta que por esse motivo é importante avaliar cada passo dado, a fim de certificar-se que se está indo pelo caminho certo. "É fundamental rever os passos e as estratégias", observa o psicólogo.

Comemorar cada conquista realizada nas submetas pode ser um incentivo a mais para quem busca alcançar um objetivo. "Eu sugiro comemorar, pois isso se torna combustível para o próximo passo. Comemorar conecta a pessoa com a meta final, o que evita perda do interesse quando você a conquista", comenta Odair Comin. Vale lembrar que as pessoas, em sua maioria, são imediatistas e querem resultados em curto prazo. O psicólogo afirma que é preciso ter paciência e manter a persistência. "Tudo exige esforço e empenho. É preciso ter isso claro, não desistir e buscar novas estratégias quando o desânimo aparecer", acrescenta Odair.

Qualidades

Conheça as qualidades que são desenvolvidas junto com a determinação:


Pró-atividade

Quem quer chegar a algum lugar deve tomar a iniciativa, planejar, definir metas, etapas e começar o trajeto sem pressa, dando o primeiro passo e nunca parando. É preciso ser persistente.

Realismo

Ajustar o sonho à realidade é primordial para o projeto dar certo. Ninguém aguenta ir atrás de uma meta irreal. Persistir nessa batalha vai apenas gerar uma falsa sensação de fracasso.

Respeito ao tempo

O caminho deve ser percorrido integralmente para se chegar à realização da meta final. É preciso ser determinado e, principalmente, paciente.

Flexibilidade

O ser humano tem flexibilidade e capacidade de aprendizado para levar adiante todos os seus projetos. Para atingir patamares mais elevados na busca do objetivo é necessário ser flexível e ter a capacidade de começar tudo de novo. Muitas vezes é necessário fazer concessões aqui para conquistar ali. Isso não é sinal de fraqueza e sim de astúcia.

Dedicação

Para obter sucesso na empreitada é necessário se envolver com dedicação total para a conquista do ideal, o que inclui trabalho duro em busca do objetivo.

Coragem para assumir riscos

Quando as metas são ambiciosas é preciso ter determinação e capacidade de enfrentar riscos, desde que eles sejam calculados. Riscos geralmente estão associados a recompensas maiores.

Persistência

Deve-se acreditar e focar naquilo que se está almejando. Manter o foco nos benefícios ajuda a renovar as energias em busca do objetivo principal. A partir do momento em que se entende que determinada ação é para o bem próprio fica mais fácil alcançar a meta.

Saúde e prosperidade com votos de um feliz final de semana.

Lady chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário