quinta-feira, 31 de março de 2011

FILHOS HIPERATIVOS - O QUE FAZER??


Olá queridas amigas seguidoras do Lady Chic Blog, nesta quinta feira de oportunidades e de sucesso eu desejo que todas sejam muito criativas hoje.

Nosso assunto hoje é um Artigo de Samanta Dias, colhido graciosamente do site B Bel Um Estilo de Vida, nos alertando como perceber se nossos filhos são hiperativos.

Acompanhem com atenção.

Normalmente conhecido como hiperatividade, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ou TDAH atinge em média 5% das crianças do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Classificadas geralmente por inquietas, "avoadas" preguiçosas e "ligadas no 220W", as crianças portadoras de TDAH dependem da atenção e conhecimentos dos pais e dos professores sobre o assunto para serem diagnosticadas.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que causa alterações na região frontal do cérebro e nas suas relações com as demais partes do órgão. Esta é a região responsável pela inibição do comportamento, pela capacidade de prestar atenção, além de controlar a memória, o autocontrole, a organização e o planejamento das pessoas. Por isso, os principais sintomas da presença do transtorno são desatenção, inquietude e impulsividade.

O psiquiatra Enio Roberto de Andrade, do Ambulatório de Psiquiatria Clínica do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que apenas uma linha tênue diferencia o comportamento de crianças sapecas e agitadas e o daquelas que têm TDAH. "Não existe uma lista que diga quando é o transtorno e quando não é. Considerar o comportamento excessivo depende muito da perspicácia e grau de tolerância dos pais", afirma.

Comportamentos característicos do TDAH

Criança desatenta

Para padronizar e facilitar o diagnóstico, os comportamentos característicos do TDAH são descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM - IV, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Veja os nove sintomas que ocorrem com frequência na criança que sofre de déficit de atenção

1. Não presta muita atenção nos detalhes ou comete erros por descuido nos deveres escolares, no trabalho ou em outras atividades;

2. Mostra dificuldade em manter a atenção em tarefas ou jogos;

3. Parece não escutar o que lhe falam;

4. Não obedece às instruções passo a passo e não completa deveres, ou tarefas no trabalho (sem ser devido a um comportamento de oposição ou por uma dificuldade de entender as instruções);

5. Tem dificuldade em ser organizado em trabalhos ou outras atividades;

6. Evita, incomoda-se ou mostra-se relutante a envolver-se em tarefas que exigem um esforço mental prolongado (tais como deveres escolares ou trabalhos de casa);

7. Perde objetos necessários para suas atividades, por exemplo, brinquedos, deveres escolares, lápis, livro, óculos, celular, etc;

8. Distrai-se facilmente devido a estímulos externos;

9. Esquece-se de suas atividades diárias.

Abaixo, os sintomas que ocorrem frequentemente nos hiperativos/impulsivos.

1. Frequentemente está mexendo com as mãos ou os pés, ou se revira na cadeira;

2. Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais o esperado é que ficasse sentado;

3. Corre ou sobe em locais inadequados (em adolescentes ou adultos, pode se limitar a uma sensação subjetiva de inquietação);

4. Dificuldade em brincar ou praticar qualquer atividade de lazer sossegadamente;

5. Está muito ocupado ou frequentemente age como se estivesse "elétrico";

6. Fala em excesso;

7. Responde precipitadamente antes de ouvir a pergunta toda;

8. Tem dificuldade em esperar sua vez;

9. Interrompe ou se intromete na fala dos outros (por exemplo, invade conversa ou jogos de outros).

Geralmente, comenta Enio, a família descobre a existência do transtorno quando a criança entra na escola, porque os professores começam a chamar a atenção dos pais para o comportamento do filho e indicam a possibilidade de TDAH. Crianças com este transtorno costumam apresentar desatenção, problemas de autocontrole, dificuldade de aprendizagem e erros por distração, como trocar o sinal de uma conta.

Como perceber se seu filho é hiperativo?

Segundo o DSM-IV, uma criança que apresente seis ou mais sintomas de desatenção por mais de seis meses será classificada como portadora de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, predominantemente desatenta. Ao demonstrar seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade em período superior a seis meses, a criança será diagnosticada como TDAH predominantemente Hiperativa/Impulsiva.

A ocorrência mais comum, no entanto, segundo o psiquiatra Enio Roberto, é o transtorno combinado, quando estão presentes de seis ou mais sintomas de desatenção associados a seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

O psiquiatra ressalta que não há como dizer com precisão a partir de qual idade os sintomas começam a ser perceptíveis, pois depende do grau de tolerância dos pais considerar uma criança mais agitada, impulsiva e desatenta do que o habitual. "Algumas mães relatam que os filhos portadores de TDAH se mexiam dentro da barriga, durante a gestação, mais do que os outros. Não há comprovação científica disso, mas há relatos", observa Enio.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, crianças e adolescentes com TDAH podem ter mais problemas de comportamento relacionados a regras e limites e os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade do que as meninas. O transtorno, na maioria dos casos, segue na vida adulta.

O psiquiatra Enio Roberto explica que a avaliação deve começar por onde os pais acharem melhor. Eles podem conversar com os professores para verificar se suas desconfianças procedem. O mesmo assunto pode ser tratado com um psicopedagogo, pediatra ou psicólogo antes de partir para o diagnóstico formal. Pedir para esses profissionais conversarem com a criança também é válido.

Assim como a maioria dos problemas de saúde, quanto mais cedo o TDAH for diagnosticado menos danos vai causar à criança. Os portadores de TDAH podem sofrer também de baixa autoestima e até desenvolver depressão devido ao desempenho ruim na escola, à falta de atenção em tarefas cotidianas, ao esquecimento e à dificuldade de terminar projetos, por exemplo

"Ouvi o relato de um pai contando que o filho na hora de calcular 66 x 11 deu como resultado o número 67. Por causa da distração característica do TDAH ele multiplicou o primeiro número e somou o segundo", menciona o psiquiatra Enio Roberto.

Ele também observa que uma maneira dos pais perceberem se a criança é portadora de TDAH é analisar se o comportamento agitado, desatento e impulsivo está causando prejuízos no rendimento escolar e no relacionamento com os colegas.

Abraços carinhosos com votos de um dia lindo.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos.

quarta-feira, 30 de março de 2011

DESTAQUE ENTRE AS CELEBRIDADES


Bom dia gatinhas lindas seguidoras do Lady Chic Blog.

Nosso assunto hoje vem do Mag Blog, um site especializado em estética e vamos tratar da Detox: A Dieta que é destaque entre as celebridades

Acompanhem por favor.

Dieta Desintoxicante ou Detox como popularmente é conhecida, é uma dieta antiga com mais de 3 mil anos originária da medicina chinesa.

Entretanto celebridades Hollywoodianas como Sarah Jessica Parker, Gwyneth Paltrow, Salma Hayek, entre outras, fizeram com que ela se tornasse um destaque especial na mídia.

A idéia básica da dieta Detox é ingerir bastante líquido e alimentos saudáveis visando eliminar do organismo substâncias nocivas, acumuladas ao longo do tempo..

Em resumo, ela limpa seu corpo do consumo excessivo de produtos com baixa qualidade nutricional, gordura trans e saturadas, frituras, refrigerantes, açúcar, sal, corantes e conservantes. Em geral, os alimentos industrializados são banidos do cardápio.

A dieta Detox, à princípio, parece ser uma grande idéia para quem deseja perder peso com saúde. Afinal, você irá cortar tudo aquilo que faz mal para seu corpo do consumo diário.

Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Em primeiro lugar, é preciso de acompanhamento de um nutricionista.

Além disto, não deve ser adotada por muito tempo, pois pode levar a várias doenças como desnutrição, anemia, hipoglicemia, perda de massa muscular, tonturas, desmaios, fraqueza, excesso de água no organismo e problemas no fígado.

Por isto também é necessário procurar um especialista. Ele fará exames para saber a condição de seu organismo.

Crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres amamentando não devem encarar uma dieta Detox, pois por mais que ela faça efeito e que realmente traga benefícios, todo cuidado é pouco.

É muito importante o acompanhamento médico e um prazo curto para fazer a desintoxicação. Não caia nas armadilhas da moda. Sua saúde pode ficar em perigo.

Abraços carinhosos para todas

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

terça-feira, 29 de março de 2011

SERÁ POSSIVEL UM NOVO ENCONTRO!!??


Olá meninas poderosas e seguidoras do Lady Chic Blog que nesta terça feira de coisas boas, vocês realizem todos os seus sonhos.

Hoje vamos falar de Traição e da Possibilidade de Um Novo Encontro.

O artigo foi colhido do site Par Perfeito, com texto da eloqüente Dra. Juliana Amaral - Psicóloga

Ela afirma que para qualquer casal a traição quando acontece é naturalmente um motivo de profunda tristeza, ressentimento, frustração, surpresa, brigas.

Em cada cultura a relação com outro parceiro terá um significado próprio, mas nas culturas monogâmicas a relação extraconjugal não é aceita. Vivemos no modelo da monogamia e dentro desse modelo a proposta é de exclusividade na relação e todo terceiro é visto como um intruso, uma ameaça à dupla já formada.

No geral, o triângulo em qualquer tipo de relação costuma trazer confusões e dificuldades, seja entre amigos, no trabalho e acima de tudo na vida conjugal.

Nesses cenários se repetem os mesmos movimentos, dois se unem, um se sente de fora, mais adiante a dupla muda e será um outro o excluído.

À medida que todos se tornam adultos essa dinâmica passa a ser mais administrável e mais fácil, menos persecutória, mas ainda assim todos conhecem aqueles que não conseguem compartilhar amigos, que não sabem conviver em grupos de trabalho e assim por diante.

De toda forma existe, em especial na vida adulta, uma área onde o terceiro não deve nunca existir, nas relações amorosas.

Não há crescimento e amadurecimento que leve à uma aceitação desse tipo, somos criados na nossa cultura para sermos fiéis. Compreendemos que quando há uma escolha por um parceiro devem ficar de fora todos os outros e dentro dessa regra e desse desejo seguimos.

Acontece que precisamos perceber que a traição, quando estamos falando de casais adultos, experientes e maduros, na maioria das vezes acontece por determinadas razões, situações, sentimentos, medos, erros que levam a esse desfecho. Acima de tudo costumo acreditar que a traição tem um sentido dentro daquela dupla, ela representa um aspecto adoecido da relação em questão.

Com isso não quero dizer que não haverá dor, ressentimento, profunda tristeza, ninguém em um primeiro momento lida com a traição como um representação de aspectos de uma relação.

Ela é vista e sentida prioritariamente como um golpe não anunciado. Poderia dizer que a traição é o último recurso, o último grito de que algo não vai bem, que alguém não está feliz, normalmente os casais já manifestaram suas insatisfações, mas muitas vezes não foram percebidas e eles mesmos as atropelaram.

Muitos são maduros o suficiente e conseguem administrar os problemas conjugais de outra forma, brigam, discutem, conversam ou se separam, muitos, porém “atuam” a dificuldade, transformam em ato aquilo que não sabem expressar.

Com tudo isso, quero apontar que nem sempre a traição acontece por falta de caráter, por malandragem (usando termos coloquiais) e muitas vezes porque aquele que trai tem uma profunda dificuldade em nomear, verbalizar e até perceber o que está sentindo, que deseja mudanças, que se sente insatisfeito.

Claro que podemos sempre dizer que muitos se sentem assim e não recorrem à uma outra relação, o que é absoluta verdade e por isso o sofrimento é ainda maior, quando se está com alguém que não soube ser adulto ou maduro para abrir o jogo e expor suas questões afetivas.

Também entendemos a traição como um desejo quase infantil de reparação imediata das insatisfações da vida e como uma fuga da realidade, pois é na fantasia que uma relação extraconjugal se forma e se mantém, a maioria quando confrontada com a realidade não segue adiante.

É possível compreender a traição como um gesto que leva à uma crise entre o casal e se essa crise acontecer em um casal que, apesar de tudo, deseja estar junto, deseja recomeçar, reparar os erros, retomar do ponto de onde se perderam, ela terá por fim uma utilidade, ela servirá como seta apontando para a necessidade de uma nova direção.

Toda crise conjugal tem um significado, uma razão para acontecer, a crise não precisa ser necessariamente o caminho para um ruptura, ela pode, apesar de toda a dor e sofrimento, ser um período que levará à mudanças e transformações, ao crescimento e amadurecimento, em muitos casais ao fortalecimento da relação, à um novo encontro dentro de uma antiga união.

Abraçando a todas com muito carinho e votos de um excelente dia.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

segunda-feira, 28 de março de 2011

CONSTRUINDO UM AMOR COMPANHEIRO


Bom dia queridas amigas do Lady Chic Blog, que nesta segunda feira de sucesso, um sentimento de harmonia possa iluminar o coração de todas.

Nosso assunto para a reflexão hoje vem do site Bons Fluidos com texto de Melissa Diniz, nos trazendo dicas para quem quer ter um amor duradouro e feliz.

Para a autora atitudes de tolerância, afeto, diálogo e sinceridade são ingredientes que não podem faltar para se construir uma relação de companheirismo.

Acompanhem por favor e vivam este dia com muita qualidade.

A matéria afirma que todo mundo busca, mas pouca gente consegue encontrar um amor que supere o maior dos desafios: o tempo.

Qual seria o segredo para um casal continuar junto apesar das mudanças de temperamento dela, da teimosia dele e das inúmeras divergências de uma vida toda?

Tolerância e bom humor, afirma a psicanalista Lidia Aratangy, que trabalha há mais de 30 anos com terapia de casais, ela mesma casada há quase 50 anos. Em seu livro O Anel Que Tu Me Deste - O Casamento no Divã (Primavera Editorial).

Num grande amor, capaz de sobreviver ao lado B da vida (a rotina, a dor, a doença, as instabilidades e as dificuldades financeiras) é preciso entender que o outro é, na verdade, muito diferente de nós.

Quanto mais cientes das diferenças, mais tolerantes nos tornamos diante dos conflitos que delas resultam.”, diz o escritor americano John Gray em seu livro Por Que Marte e Vênus Colidem - Como Homens e Mulheres Podem Driblar o Estresse (ed. Rocco).

Casamento é feito de doação, generosidade. Para que dê certo, cada um tem que se ocupar de fazer o outro feliz. E saber que o outro não pode nos dar aquilo que temos que conquistar por nós mesmos”, insiste a terapeuta de família e casal Lana Harari.

Mas cuidado: doação não significa anulação da personalidade. “Muitos casais acreditam que precisam se sacrificar para agradar o parceiro.

De fato, todos os relacionamentos exigem adaptações, mas não temos que abrir mão de nós mesmos”, diz John Gray. “

Quando alimento meu universo interno, me torno mais interessante para ele, sem me colocar em sua sombra e em sua dependência. Isso é autonomia”, explica Lana.

A arte de conversar

Que uma relação amorosa não sobrevive sem diálogo, ninguém duvida. Mas isso não significa exclusivamente discutir a relação.

Dialogar pode ser tratar de fatos do dia a dia, da família, do trabalho e até da vida e suas implicações.

Os homens sempre imaginam que vão levar bronca quando começa uma conversa a dois”, diz Lidia. A diferença é que eles encaram conversas como um jeito de resolver problemas “Solucionar problemas é a forma masculina de demonstrar interesse”, acrescenta.

Outro bom conselho: aprenda a ouvir as queixas e as críticas dele sem se revoltar.

“O homem não encontra na mulher uma boa interlocutora porque ela não encara como sentimento as experiências que ele traz para a conversa. Mal interpretado, ele acaba silenciando.

O ideal é revelar seus sentimentos, sem acusar. “Diga sempre: é difícil para mim quando... ou fico triste ao perceber que...”, enfatiza Lana.

Isso não quer dizer que você deva engolir sapos. “Pessoas que não dizem o que sentem acumulam mágoas e, mais cedo ou mais tarde, elas reaparecem e daí você pode explodir”, diz a terapeuta.

A importância do sexo

Além da conversa, o sexo é uma ótima maneira de exercitar a capacidade de dialogar de um casal, pois ajuda a entrar em contato com sentimentos profundos.

O sexo e o companheirismo devem andar juntos, ele é um termômetro do sentimento. Um casal precisa manter acesa a chama da paixão. Quanto maior o intervalo entre os encontros sexuais, maior o afastamento do casal.

A felicidade a dois

A ideia de felicidade conjugal depende da expectativa que se tem da união. Uma das principais alegações dos casais que se divorciam é que o casamento caiu na rotina. Uma das chaves da felicidade a dois é a capacidade de se adaptar.

O casal tem de administrar a imprevisibilidade da vida, sem sobrecarregar a relação com as tensões do dia a dia.”, diz Lana.“

O amor companheiro nasce da criatividade, que ensina a lidar com as divergências, sem querer mudar o parceiro”, diz Lidia.

A força de uma relação também depende de preservar os interesses comuns do casal. É fundamental que os dois tenham amigos e hobbies em comum e compartilhem responsabilidades. Tudo isso une um casal.

Além disso, tem o afeto. Demonstrações de carinho em beijos, abraços, e declarações de seu respeito, admiração e gratidão são ingredientes essenciais para a fórmula de construir um amor companheiro.

Até amanhã queridas amigas e que as bênçãos do Universo encontrem a casa de todas vocês neste dia lindo.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos