terça-feira, 6 de julho de 2010

UM MUNDO CHEIO DE SABOR!!


Amiguinhas do meu blog neste dia lindo eu venho falar de coisas gostosas, numa matéria deliciosa que eu trouxe do site BBel Um Estilo de Vida.

Aproveitem e controlem-se, afinal ninguém aqui precisa ficar fora do peso certo por degustar comida boa.

O delicioso mundo dos chocolates!!

O chocolate foi descoberto pelos mexicanos e depois introduzido na Europa pelos espanhóis. Os astecas preparavam uma bebida amarga, chamada xocoatl, com grãos de cacau torrados, especiarias e mel.

Para eles, o cacau, além de fazer parte dos seus rituais, era também oferecido para os soldados e em casamentos como símbolo de energia, pois era considerado um alimento afrodisíaco.

Depois, os jesuítas criaram o chocolate mais refinado, adicionando a essência de leite, que é o chocolate que conhecemos atualmente. Este produto era bastante "sofisticado" na aristocracia espanhola.

A partir da exploração colonial, o cacau passou a ter valor econômico e funcionava como moeda. Com ele comprava-se escravos, comidas e serviços.

A produção se expandiu por todo o império espanhol na América e passou a ser cultivado nas colônias portuguesas, holandesas e britânicas.

O chocolate chegou à Inglaterra. A igreja o considerava alimento, e os médicos diziam que o chocolate era mais nutritivo que a carne bovina e de carneiro.

A popularidade do chocolate cresceu e sua versatilidade foi descoberta e levada a todos os lugares do mundo.

Em 1910, que finalmente, a barra de chocolate começou a ser vendida.

O chocolate é produzido do cacau, fruto do cacaueiro, originário da América do Sul e produzido em larga escala no Brasil. Uma árvore produz cerca de 30 frutos, cada um contendo aproximadamente 50 grãos, colhidos duas vezes por ano.

Os grãos ou sementes são retirados dos frutos e cobertos com folhas de bananeira e fermentados por duas semanas. Os grãos são então colocados para secar ao sol, retirando assim a água e o gosto natural amargo; desenvolvendo seu sabor característico e aroma.

Os grãos são limpos, assados e esmagados para produzir uma pasta chamada de pasta de cacau, massa de cacau ou licor de chocolate. Parte da massa de cacau é colocada sobre forte pressão para extrair a manteiga de cacau. A manteiga de cacau é utilizada em vários produtos inclusive em cosméticos.

O restante é moído e peneirado para produzir o pó de cacau. Para fazer o chocolate é necessário adicionar manteiga de cacau, açúcar e aromatizante à massa de cacau. Os ingredientes são amassados juntos até formar uma mistura macia.

O consumo moderado de chocolate traz algumas vantagens nutricionais, mas o melhor mesmo é o prazer que ele proporciona. Nenhum alimento é tão apaixonante e tão prazeroso do que o chocolate. É realmente, o alimento dos deuses!

Os diferentes Tipos De Chocolate:

- Chocolate ao leite

O delicioso mundo dos chocolates

Contém massa de cacau, açúcar, leite (em pó ou condensado) e manteiga de cacau, resultando num sabor mais suave.

- Chocolate diet: Não contém açúcar, porém, possui elevada quantidade de gorduras, não sendo adequado para quem está de dieta.

- Chocolate branco

O delicioso mundo dos chocolates

Resultado da mistura de manteiga de cacau, açúcar, leite em pó e lecitina (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea). Não contem massa de cacau.

- Chocolate meio amargo e amargo

O delicioso mundo dos chocolates

Constituído de grãos de cacau torrados sem adição de leite nem de açúcar, o que lhe confere um sabor leve e bem característico (azedo). O espanhol e o francês o chamam de negro e noir, respectivamente.

Em inglês o alimento é denominado dark (chocolate escuro). Pode ser subdividido dependendo da percentagem de cacau que pode ir de 35% a 80%.

- Chocolate belga

O delicioso mundo dos chocolates

Considerado um dos melhores do mundo.

- Chocolate em pó

O delicioso mundo dos chocolates

Trata-se de grãos de cacau ralados e destituídos da manteiga de cacau. É amargo e não deve ser confundido com os achocolatados (solúveis) de misturar no leite.

- Trufas

O delicioso mundo dos chocolates

Com sua aparência rústica e maciez interior, a trufa agrada aos paladares mais refinados! A trufa tradicional e original deve conter os seguintes ingredientes: chocolate nobre (puro), creme de leite, conhaque, glucose ou mel.

A esses ingredientes pode-se adicionar essências, frutas frescas, frutas secas, castanhas e outros.

O conhaque pode ser substituído por rum, licor ou por uma essência. O álcool do conhaque atua como conservante natural da trufa.

Uma trufa com conhaque dura em média (depende dos ingredientes) 15 dias, enquanto uma trufa sem álcool dura no máximo 7 dias.

- Achocolatado: Composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar.

- Chocolate para cobertura

O delicioso mundo dos chocolates

Possui elevada quantidade de manteiga de cacau e licor de chocolate, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e formar uma cobertura de acabamento macio e com brilho.

Pode ser amargo, branco e comum (leite). É o mais apropriado para o preparo de bombons e decorações.

Estudos mostram que o chocolate é um alimento que deve ser incluído numa alimentação equilibrada. Aliado ao prazer, o chocolate traz também diversas características nutricionais benéficas à saúde.

O chocolate é um alimento energético. Trinta gramas de chocolate ao leite contém em média 170 calorias, 2 g de proteína, 16 g de carboidrato e 10g de lipídio.

Dois terços da gordura do chocolate são do tipo saturada, ou seja, prejudicial ao organismo, pois pode aumentar o colesterol sangüíneo e, a restante, é representada pelo ácido oléico, monoiinsaturado, que não aumenta o colesterol. Além disso, é bom prestar atenção nas embalagens de chocolates, pois os chocolates diet possuem mais gordura do que os chocolates normais.

Uma porção de chocolate ao leite contém menos de cinco miligramas de colesterol originado do leite. A ingestão diária recomendada de colesterol é abaixo de 300 miligramas.

O chocolate possui também 2 substâncias estimulantes: a teobromina e a cafeína, em uma proporção de 10 para 1 respectivamente. A teobromina garante energia positiva, favorece a atividade mental e estimula principalmente o sistema muscular.

A cafeína é conhecida como estimulante do sistema nervoso central e contêm menos de 10 miligramas em uma barra de chocolate ao leite (uma xícara de café, por exemplo, contém entre 65 e 150 miligramas de cafeína).

Tem quem diga que ele vicia. Isto pode ser explicado devido ao fato do chocolate estimular a produção da feniletilamina no corpo, a qual está associada à "química do amor".

Este hormônio ao ser ingerido causa uma sensação de ânimo e euforia, sensações que descrevem o indivíduo apaixonado.

Ele é precursor da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como "substância química do bem estar" que promove a sensação de prazer e calma, fazendo com que alguns estudiosos o recomende como auxílio no combate da depressão e ansiedade.

O chocolate (principalmente o amargo) contem um flavonóide chamado catequina com forte propriedade antioxidante, podendo reduzir a oxidação da LDL (colesterol ruim) e suprimir a atividade de lipoxigenase - dois processos que contribuem para a aterogênese e doença cardíaca.

O chocolate e o cacau em pó contêm alguns minerais, como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, mas com a adição dos outros ingredientes, estas vitaminas encontram-se em baixas quantidades no chocolate.

O delicioso mundo dos chocolatesPesquisas já mostraram que a dor de cabeça e a ingestão de chocolate como fatores isolados não estão relacionadas.

Os especialistas concordam que a maior parte das vezes é o estresse, os padrões de sono, a fome e as mudanças hormonais que causam a dor de cabeça.

No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido a presença de feniletilamina. Restam inúmeras pesquisas clínicas, com validação farmacológica e estudos multicêntricos, voltados as causas das cefaléias, para comprovar a verdadeira relação causa - efeito.

O consumo de chocolates por crianças é permitido, mas não deve ser estimulado.

Vale ressaltar a importância da realização de refeições contendo todos os grupos de alimentos, para garantir o crescimento e o desenvolvimento normal da criança. Uma boa dica é não oferecer o chocolate antes ou durante as refeições.

A hora certa é como sobremesa, ou até complementando o lanche da manhã ou tarde.

Abração para todas

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário