domingo, 25 de julho de 2010

PRODUTIVA E SAUDÁVEL DE CORPO E MENTE


Amigas Lindas do meu blog eu desejo um bom dia a todas.

Pesquisando assuntos importantes para o nosso blog eu trouxe aqui um texto colhido do site da Bbel, ensinando sobre como enfrentar a depressão.

O texto afirma que falar sobre a depressão atualmente tornou-se mais fácil e menos estigmado, pois já é encarada como uma doença que tem tratamento.

Para que seja diagnosticada e tratada corretamente é necessário acompanhamento de profissionais como médico psiquiatra ou psicólogo.

O tratamento da depressão é feito através de uma combinação de remédios e terapias. Contudo, junto aos avanços da medicina, podemos pensar também em mudanças de atitudes na prevenção desta doença.

O que é a depressão?

A depressão é uma doença, que altera os sentimentos e pensamentos de uma pessoa, podendo levar à mudança em seu comportamento, humor, memória, sono, apetite e raciocínio em alguns momentos e situações.

A depressão não é um sinal de fraqueza ou a falta de pensamentos positivos, e sim uma doença, cujos sintomas podem perdurar por anos.

A pessoa deprimida não tem ânimo para os prazeres da vida e pode apresentar sintomas que variam de caso para caso.

Depressão

Quando se procura compreender a depressão, do ponto de vista da Psicanálise Freudiana, é necessário distinguir o luto da melancolia.

O luto de forma geral é a reação à perda de um ente querido ou a perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como os pais, a liberdade ou o ideal de alguém.

Em algumas pessoas, a mesma influência desses sentimentos produz a melancolia em vez de luto.

Nos casos de melancolia, "o tempo é o melhor remédio", quando passamos por situações como perda de um emprego ou grandes mudanças.

Suspeita-se que as pessoas que desenvolvem essa melancolia já têm predisposição patológica para isso.

Freud destaca alguns sintomas característicos da melancolia como desânimo profundo, falta de interesse no mundo, perda da capacidade de amar, diminuição da autoestima e comportamentos de autorrecriminação.

O chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, Dr. Luiz Gonzaga Leite afirma que a depressão pode ser prevenida e tem controle.

Para quem não tem acesso a terapias de grupo e não tem recursos para consultar um bom psicólogo, ele revela sete dicas para combater o estresse sem custo e sem remédios.

Dicas de como combater o estresse e prevenir a depressão

1. Evite a culpa.

2. Perca o medo de envelhecer.

3. Converse mais e saiba ouvir.

4. Pratique exercícios, pois ajudam a produzir neurotransmissores que estimulam a produção de endorfina que causam a sensação de bem estar e melhora o humor.

5. Busque uma rotina normal e saudável.

6. Durma e alimente-se bem

7. Evite álcool e drogas.

Estas dicas de prevenção são maneiras para exercitar a mente e prevenir o estresse que por sua vez gera a fadiga e outros sintomas.

Caso os sintomas da melancolia e da depressão persistam, é necessário consultar um bom profissional. Procure buscar o equilíbrio entre corpo e mente.

Cuidar da saúde física e mental ajuda a manter a mente mais produtiva e sadia.

Cuidem-se meninas e continuem lindas hoje.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário