sexta-feira, 30 de julho de 2010

DANDO UM JEITO NA BAGUNÇA DO LAR!!


Amigas queridas do meu blog eu desejo a todas muito sucesso.

Nosso assunto de hoje é sobre dicas para facilitar os afazeres domésticos, numa matéria espetacular de Priscilla Nery.

Para ela a vida agitada que a maioria das mulheres leva hoje, fica difícil deixar a casa organizada. São tantos afazeres que muitas se perdem e não conseguem encontrar um momento sequer para dar um jeito na bagunça. Assim, soluções para pequenas questões podem fazer a diferença.

De acordo com o escritor Max Sussol, autor de mais de 70 livros, "um lar organizado retrata a educação, o ‘finesse’ e o comportamento de seus habitantes".

E por isso mesmo esse luxemburguês radicado no Brasil reuniu dicas para ajudar a mulherada - e os homens também, claro - a se virar melhor em casa em seu novo livro "Botando a casa em ordem - Dicas para organização, limpeza e cuidado" (Matrix, 2010).

Para Max, que é formado em filosofia, literatura e jornalismo, o senso de organização e limpeza é aprendido em casa, desde a infância.

"Geralmente uma moça quando casa, leva para o seu novo lar tudo aquilo que viu de bom e de prático aprendido de sua mãe em seu habitat anterior: a organização nos armários, a limpeza dos aparelhos da cozinha, a eliminação do supérfluo, o destaque dos móveis, tapetes, cortinas e de roupas - cada coisa bem conservada e em seu lugar, torna-se um cartão de visita de um lar bem organizado".

Para quem trabalha demais ou não tem tempo de fazer aquela faxina, a dica é contar com uma ajudante - empregada doméstica ou mesmo uma diarista que apareça uma vez por semana para fazer a limpeza pesada.

Se não houver recursos para bancar a tal ajudante, o jeito é se programar para que você mesma tenha condições de limpar e arrumar sua casa.

Antes de pensar que "falar é fácil, fazer é que são elas", avalie o tempo gasto com suas atividades diárias e reserve algumas horas para as atividades do lar.

Segue abaixo uma agenda sugerida por Max para facilitar a divisão de tarefas. Lembre-se que é muito importante anotar tudo num caderno, assim você não se perde:

2ª feira - Lavar e passar toda a roupa

3ª feira - Fazer uma faxina completa em toda a casa; tirar o pó dos tapetes

4ª feira - Lavar os banheiros, seus espelhos e cortinas

5ª feira - Arrumar os armários e as camas; verificar e consertar roupas e calçados

6ª feira - Arrumar toda a cozinha; jogar fora o que já não for fresco e que não servir mais

Sábado - Cuidar de si mesma e dos demais membros da família; comprar flores.

Domingo - Descansar, fazer esportes, dançar, ir ao teatro, lazer

O autor afirma ser possível manter uma casa em ordem, mesmo que ali morem crianças. O segredo é a persistência. "Basta orientá-las melhor, ensiná-las com mais paciência, fazê-las respeitar a ordem, as regras, as conveniências familiares e, principalmente, com que cada criança também se sinta parte integrante de uma família responsável e exemplar".

Dicas para facilitar os afazeres domésticos

Resolvidos esses problemas, pequenas dúvidas como "o que fazer para tirar uma mancha do tapete" podem ser solucionadas com truques registrados no livro.

"O que ensino em minha obra não é bem organização, mas sim os melhores truques e dicas mágicas que podem ajudá-la a ‘virar-se melhor’ em sua casa, resolvendo problemas com insetos ou mofo, economizando na luz e água, conservando sempre bonitas suas cortinas e tapetes, sendo um exemplo de zelo e bom gosto, tão prazeirosamente aplaudida pelas suas visitas, vizinhos e próprios familiares", conta Max.

Dicas de Max

- Torneira: para que as torneiras fiquem limpas e brilhantes, aplique com uma esponja ou flanela macia um pouco de creme dental e deixe secar. Depois, passe uma flanela limpa para polir. Uma escova de dentes com detergente, amoníaco ou sabão é ideal para remover a sujeira em volta das torneiras e canoplas. Esfregue e enxágue.

- Umidade: para reter a umidade em ambientes fechados, utilize sílica-gel e cloreto de cálcio, que evitam mofo e fungos, os quais favorecem o aparecimento de traças e mau cheiro, por sua vez, provocam danos em documentos.

Aproveitem e tenham um lindo dia.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário