sábado, 10 de julho de 2010

TIMIDEZ TEM CURA?


Queridas amigas do Lady Chic é com imenso prazer que me reporto a vocês hoje, abordando o tema timidez, numa matéria excelente assinada pela Dra. Olga Tessari, psicóloga e palestrante.

Ela diz que a timidez manifesta-se através da tensão e inibição em situações sociais, as quais interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais de uma pessoa.

Uma pessoa tímida tem dificuldade na busca de novos empregos, ao iniciar novas amizades e namoros, em situações de intimidade, quando precisa pedir informações a estranhos, quando tem necessidade de reclamar seus direitos ou falar com autoridades, enfim, a timidez surge nas mais variadas e diferentes situações da vida social.

A timidez pode variar do "ficar sem jeito" em uma situação social específica (por exemplo, dificuldade de falar em público), passando por uma timidez crônica (que aparece em todas ou quase todas as áreas da vida do tímido), até chegar à fobia social (a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia).

Em uma situação social, ao invés de envolver-se na conversa, o tímido observa a situação "de fora" da mesma: não presta atenção ao que o outro diz, mas fica prestando atenção em si mesmo, em como está saindo sua voz (sempre baixa, trêmula); não sabe onde colocar as mãos (que podem estar suando ou trêmulas); não consegue encarar ninguém nos olhos, sempre desviando o olhar, ficando de cabeça baixa, olhos voltados para o chão.

O tímido procura ir a festas e reuniões sempre acompanhado, tenta nunca estar só e só vai sozinho quando não encontra nenhuma desculpa para não ir. Quando alguém se aproxima dele em festas, fica vermelho, deseja desaparecer e permanece sempre quieto nos cantinhos!

Uma pessoa tímida sempre ensaia muito o que vai dizer ou procura evitar a exposição de suas idéias, pois tem medo da avaliação negativa dos outros (ele morre de medo de passar-se por tolo).

Por estar sempre tenso nas situações sociais, o tímido pode passar para as outras pessoas uma imagem de "poucos amigos", de ser alguém de "difícil acesso" ou até mesmo a imagem de ser uma pessoa arrogante. Puro engano!!!

O tímido tem muitos medos...

Ele tem medo de situações novas, de falar em público, de expor sua idéias ou a si mesmo pois teme ser avaliado, julgado ou não ser aceito pelos outros. Uma pessoa tímida é incapaz de ousar!

Quanto mais inseguro o tímido se sentir em relação a outras pessoas, quanto mais nova for a situação e quanto menos conhecida seja a pessoa com quem o tímido está se relacionando, maior será a necessidade dele de se refugiar internamente, retrair-se, pois sente-se muito ameaçado.

O tímido tem medo de gente... tem medo de não ser aceito, medo de ser rejeitado!

Possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si próprio, sentimentos de inferioridade, sua auto estima e confiança em si mesmo são muito baixas, tem medo de errar, etc...

Quais seriam as causas da timidez?

O medo de não ser aceito e de ser rejeitado é universal!

A necessidade de se sentir aceito e receber carinho e amor é comum a todas as pessoas.

Como o tímido lida com essa necessidade?

Se crescemos num clima em que nos sentimos rejeitados e mal-amados, carregamos conosco o sentimento de desvalorização, responsável por uma baixa auto-estima: somos adultos inseguros com enormes dificuldades diante da possibilidade de um fracasso, incapazes de suportar a avaliação do outro e a nossa própria auto avaliação.

Se crescemos num clima com excesso de amor, com uma proteção excessiva, perdemos a capacidade de sustentar as frustrações e caminharemos ao longo da vida tentando evitar as decepções.

O tímido permanece prisioneiro de seus temores e não aprende com as experiências, pois não se permite arriscar!

Uma psicoterapia (tratamento psicológico) pode dar apoio emocional ao tímido e ajudá-lo a entender seus medos e suas inseguranças pessoais, propiciando uma transformação gradativa do seu "eu".

Conseqüentemente, surgirão os benefícios na área amorosa, social e profissional.

É possível superar a timidez e ter uma vida normal!!

Procure ajuda para resolver a sua timidez através de um profissional psicólogo(a)!

Abração a todas.

Lady Chic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário