quarta-feira, 2 de maio de 2012

UM SENTIMENTO INCONTROLÁVEL?


Olá pessoal amigo e seguidor do Lady Chic Blog, uma quarta feira brilhante para vocês.

Hoje o assunto para reflexão vem do nosso já conhecido e apreciado: Novo Portal Zun – texto Amoedo tratando do perfeccionismo.

O texto indaga: Perfeccionismo defeito ou qualidade?

Na oponião do autor a busca pela perfeição pode nos trazer evolução pessoal, mas diversos problemas aparecem quando tal sentimento se torna incontrolável. E vocês o que acham?

Vamos aos detalhes.

O perfeccionismo, ao contrário do que muitos pensam, pode se manifestar nas mais diferentes esferas da sociedade e nas mais variadas características do indivíduo.

Muitas pessoas, por exemplo, desejam possuir uma casa idêntica à da novela, ou mesmo um amor cinematográfico.

Quando utilizados como motores para uma melhora na qualidade de vida, estes sentimentos são benéficos, mas não são raras as vezes em que a obsessão pela perfeição pode se transformar em um problema.

O problema da busca pela perfeição

Podemos construir um bom embasamento ao analisarmos a teoria de Platão.

O importante filósofo grego argumenta que vivemos em busca de uma realidade perfeita e inexistente, e disso vem a famosa expressão “amor platônico”.

Tal necessidade de perfeição é a responsável pela grande sensação de insatisfação natural aos seres humanos. A busca pela perfeição se torna um problema sério quando é caracterizada pelo perfeccionismo, definido por especialistas como uma síndrome depressiva que acontece por conta de acúmulo de frustrações e fracassos em um indivíduo que se cobra demais.

Tal síndrome pode fazer com que a pessoa se autocritique constantemente e se foque apenas em algo específico, se esquecendo das diversas aptidões e necessidades que a vida moderna impõe.

Quando exige tratamento?

Ter vontade de ser perfeito não é doença, e este sentimento é comum à toda a espécie humana. É importante distinguirmos esta vontade do perfeccionismo.

Um indivíduo perfeccionista vive em estado de depressão, se sentindo frustrado em decorrência das metas não alcançadas.

Quando este sentimento atrapalha o desenvolvimento de novos projetos e a realização pessoal, é aconselhada terapia através de métodos com a psicologia e a psicanálise.

A busca incessante pela perfeição tem se tornado um dos grandes traços psicológicos da era moderna. A competitividade do regime capitalista e a ascensão do individualismo fazem com que as pessoas sejam, progressivamente, mais rigorosas consigo mesmas.

Abraços para todos e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário