Olá amigas e amigos do meu blog, um sábado maravilhoso para vocês.
Hoje nós falaremos sobre os alimentos reguladores energéticos e construtores.
O Novo Portal Zun por Fran é quem nos presenteia com este artigo onde se afirma que os alimentos são classificados segundo sua composição e funções no organismo. Eles podem ser reguladores, energéticos e construtores.
Vamos acompanhar?
A pirâmide alimentar, um guia criado para ajudar na alimentação correta, separa os alimentos de acordo com a quantidade dos nutrientes que devemos ingerir diariamente para atender as necessidades diárias. Os alimentos são divididos na pirâmide alimentar por energéticos, reguladores, construtores e também por alimentos energéticos extras, que assim classificados por conta das suas características, composição e funções que desempenham no organismo humano. Conheça um pouco mais sobre esses alimentos.
São os compostos por vitaminas, água, fibras e minerais responsáveis por equilibrar as funções do organismo e deixar a pele, unhas e cabelos fortes e bonitos.
Esta classe é composta por frutas como a maçã, abacaxi, goiaba, pera, ameixa, banana, laranja, mamão, morango, uva e caqui. Hortaliças e verduras como, almeirão, couve, espinafre, acelga, rúcula e alface.
Legumes como brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu, tomate, beterraba e abóbora. São classificados como alimentos reguladores, pois mantem as funções do organismo, além de ajudar no funcionamento do intestino.
A quantidade diária dos alimentos reguladores é de 3 a 5 porções.
Os alimentos energéticos são os carboidratos. Nesta categoria entram massas e pães, alguns tubérculos e raízes como cará, mandioca, mandioquinha, batata e inhame e alguns açúcares como, mel, melado e geleias.
Esses alimentos são classificados como energéticos porque são capazes de fornecer energia para as atividades diárias como trabalhar, estudar e brincar, por isso, são essenciais e não devem faltar em todas as refeições feitas.
A quantidade diária desses alimentos é de 5 a 9 porções diárias.
Os alimentos construtores pertencem ao grupo das proteínas e são importantes, pois são responsáveis pela construção e formação do corpo, em especial dos músculos esqueléticos, sangue, ossos, cabelos, órgãos e ainda defende o nosso organismo de doenças.
Entre os principais exemplos dessa categoria encontramos os leites e derivados como o iogurte e queijos em geral. Também carnes como frango, peixe, carnes vermelhas, carne de porco e ovos.
Leguminosas como ervilhas, nozes, castanhas, soja, lentilha e grão de bico. Os alimentos construtores devem ser ingeridos diariamente de 1 a 3 porções.
O grupo dos alimentos energéticos extras, são compostos por açúcares e gorduras, que servem como fonte de energia, entretanto, não são a primeira opção para obtenção de energia no organismo, o que leva ao acúmulo em forma de gordura, por isso, óleos, gorduras e doces devem ser consumidos com muita moderação.
Se seguirmos esse guia de alimentação, com certeza teremos uma alimentação saudável e bem equilibrada.
Então está aí a dica para que todos comem bem e fiquem ótimos.
Até amanhã com muito carinho e votos de sucesso para todos.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário