Olá amigas e seguidoras do Lady Chic, uma terça feira excelente para todas.
Hoje nosso assunto é saúde e o artigo vem do Novo Portal Zun, com texto de Fran.
Vocês sabem o que são alimentos probióticos e prebióticos?
Vou lhes contar: Os alimentos probióticos e prebióticos são classificados como alimentos funcionais, importantes para a saúde da flora intestinal.
Em se tratando de alimentação e nutrição, novidades surgem a todo o momento, pois a cada dia novas pesquisas são feitas para avaliar as funções e as propriedades nutricionais benéficas dos alimentos. Como sabemos, a maioria dos alimentos previnem várias patologias, pois minimizam os efeitos oxidantes, protegendo assim órgãos e tecidos.
Por conta disso, descobriu-se os alimentos probióticos e prebióticos, classificados como alimentos funcionais, que atuam no crescimento, desenvolvimento, manutenção e prevenção do organismo humano. Conheça um pouco mais sobre os alimentos.
O que são alimentos probióticos
Os alimentos probióticos são produzidos a partir de micro-organismos vivos que fermentam os alimentos e quando ingeridos exercem diversos efeitos benéficos ao organismo.
Essas bactérias tem a função de produzir compostos como ácido butírico e citoquinas chamados de antimicrobianos e antibacterianos, os quais tem a capacidade de favorecer a presença de bactérias extremamente benéficas ao organismo, além de diminuir a concentração de bactérias indesejáveis e proteger a mucosa intestinal, pois as fibras ingeridas são transformadas em ácido através da metabolização enzimática das bactérias, o que leva a uma diminuição da concentração das bactérias patogênicas e putrefativas, causadoras de gases e doenças.
Há vários grupos de bactérias introduzidos nos alimentos, como por exemplo, as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial, o Lactobacillus acidophillus. Os principais alimentos que têm os micro-organismos vivos são os alimentos industrializados feitos à base de leite, como o leite fermentado e os iogurtes.
O que são alimentos prebióticos
Os alimentos prebióticos são os ricos em fibras. As fibras alimentares são carboidratos não digeríveis pelo organismo, ou seja, possuem uma ação resistente à ação das enzimas, com isso, melhoram o trânsito intestinal, mantém a flora intestinal, contribuem para melhor eliminação das fezes e eliminam o excesso de glicose e colesterol, diminuindo assim os níveis de triglicérides e colesterol totais no volume sanguíneo e ainda estimulam o crescimento de bactérias bifidobactérias.
Os principais alimentos classificados como prebióticos são a banana, tomate, cebola, cevada, trigo, mel, aveia, chicória, aspargos e alcachofra.
O consumo dos alimentos prebióticos e probióticos são de extrema importância na alimentação para um melhor desempenho do intestino, para o crescimento de bactérias consideradas saudáveis para a flora intestinal. No entanto, além da alimentação é importante manter um estilo de vida saudável através da prática de exercícios físicos regularmente.
Um grande abraço para todos e até amanhã.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário