terça-feira, 1 de maio de 2012

CUIDADO COM SUA CARREIRA


Olá amigas do Blog, saúde e prosperidade neste feriado do dia do trabalho.

Hoje eu trouxe para a nossa reflexão algumas gafes femininas que sabotam suas carreiras.

O crédito é de O Povo On Line – Zap Emprego por Juliana Garçon

Vejam os detalhes

Você sorri demais para as pessoas no trabalho? Dá uma força para a amiga que está precisando ao telefone? Assume responsabilidades demais? Deixa longos recadinhos? Permite que as pessoas tomem seu tempo com coisas pouco úteis? Leva cafezinho na mesa dos colegas? Coloca muitos apetrechos pessoais na mesa de trabalho?

Se você disse sim para várias dessas perguntas, você pode estar minando sua própria carreira, alerta a psicoterapeuta Lois P. Frankel, presidente da Corporate Coaching International, em seu livro ?Mulheres Ousadas Chegam Mais Longe ? 101 Erros Incoscientes que Atrapalham a sua Carreira”, publicado pela editora Gente, uma espécie de checklist de possíveis ?mancadas?. Especialista em comportamento no ambiente de trabalho, Frankel afirma que, em 25 anos de carreira, viu muitas profissionais talentosas ?naufragarem? porque, insconscientemente, sabotavam as próprias carreiras. Para fazer um diagnóstico da conduta da leitora, ela propõe dois gráficos de auto-avaliação com assertivas como ?posso dizer em trinta segundos ou menos as formas pelas quais agrego valor a minha empresa?. Passada essa etapa, que serve como ?compromisso de melhora?, a autora mergulha em condutas mais ou menos comuns, mas todas nocivas, de mulheres no ambiente de trabalho.

O primeiro grande erro das profissionais, para ela, é fingir que o mercado de trabalho ?não é um jogo?, ou seja, não manifestar sua competitividade. Embora esse seja um comportamento mais comum entre mulheres nascidas até os anos 70, uma herança dessa forma de conduta persiste no ?coração de menina? de muitas profissionais. Para ela, o mundo dos negócios não é um jogo com regras fixas (exceto pela elementares, como ?não discuta com o patrão? e ? e ser educado é mais importante do que ter razão?).

A capacidade de adaptação às regras de cada companhia define o futuro profissional dos ?jogadores?, principalmente em momentos de promoção ou troca de empresa.

Andréia Campos, headhunter sênior da divisão de RH da Case Consulting, acredita que muitos dos erros apontados na obra de Frankel estão ultrassapassados, já que as mulheres se aperfeiçoaram muito em sua inserção no mercado de trabalho. ?Há muitos paradigmas relacionados à dita ´tradicional´ postura da mulher na sociedade. A mulher tem sensibilidade e fragilidade maiores, mas hoje consegue sobreviver e se impor em ambientes tipicamente masculinos.?

Contudo, avalia o primeiro alerta como, de fato, importante. ?As mulheres tendem a ser mais transparentes, a externar sua característica acolhedora, a preservar os vínculos?, diz. ?A mulher tem contribuído com as companhias com seu jeito diferente, mas não pode exagerar ao mostrar emoções.?

E a roupa?

Abusar de acessórios, vestir-se inapropriadamente e maquiar-se demais também aparecem na lista de detonadores de carreiras. Minissais e decotes, contudo, hoje são mais comuns em call centers do que em escritórios, diz Campos. Ela lembra que hoje em dia algumas companhias contratam personal stylists para ajudas suas equipes a escolher os trajes mais adequados para as funções. Para Giselle Welter, da GW Vocação e Relações Humanas, embora o tema já esteja ?batido?, ainda é um ponto estratégico, no qual principalmente as aspirantes acabam deslizando. As regras são as do bom senso: tecidos colantes, pernas de fora, perfume demais e excentricidades estão proibidos.

Andréia Campos, da Case, destaca mais algumas condutas inapropriadas típicas de mulheres: pegar ao telefone para falar sobre assuntos pessoais, como contar a amiga sobre uma paquera. ?Parar no meio do expediente para dar um apoio àquela amiga que está precisando tanto não pode?, diz ela. As moças também são, vamos admitir, mais chegadas a uma fofoca. ?E empresa não é ambiente para fofoca. Isso tende a dar errado.?

Fazer o trabalho dos outros, ser ingênua, calar-se, pedir muitas opiniões antes de tomar decisões, proteger os tolos, esperar que lhe dêem o que quer, ser honesta demais, falar muito de coisas pessoais, flertar, intimidar-se com pessoas briguentas e ter um aperto de mão frouxo são outros equívocos que costumam contaminar as carreiras femininas, para Frankel. Andréia Campos, da Case, acredita que essas atitudes não são mais típicas especificamente de mulheres. ?Muitos homens fazem essas coisas também. São características das pessoas, não das mulheres.?

Decorar o escritório tem limites, diz Giselle Welter, da GW Vocação e Relações Humanas. A mesa pode refletir sua personalidade e ter algo, como uma foto, que lembre sua família, que humanize o ambiente. Mas é preciso ser coerente com o tipo de organização. E o espaço tem de estar limpo e arrumado.

Então as dicas foram datas e desejo muito sucesso para todas as amigas nesse dia do trabalho.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

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