quinta-feira, 3 de maio de 2012

FALANDO DE REFLUXO EM BEBÊS


Olá meninas amigas e seguidoras do Lady Chic, saúde para todas.

Hoje nosso assunto é sobre o Refluxo em bebês e seu tratamento.

O crédito é do nosso já apreciado Novo Portal Zun texto de Fran.

O artigo afirma que o refluxo é um problema que atinge a maioria dos bebês a partir dos 6 meses de vida, mas ao completar um ano o problema desaparece.

Vamos aos detalhes.

O refluxo é um problema muito comum que aparece logo nos primeiros meses de vida e que deixa muitos pais preocupados, afinal de contas, é muito desconfortável, além de provocar o choro constante na criança.

O refluxo acontece porque o alimento, ao invés de seguir o seu caminho normal no organismo, do esôfago para o estômago, corre na contramão, ou seja, o alimento que já está no estômago volta ao esôfago. O resultado desse refluxo é uma forte azia seguida de regurgitação ou vômito.

Causas

A causa desse regurgito do leite nos bebês é a pouca idade, pois o bebê ainda não está apto para mamar e aí o esfíncter inferior do esôfago que é uma espécie de válvula que fica entre o esôfago e o estômago acaba não se fechando corretamente e o alimento volta. O problema geralmente aparece em torno dos 6 meses e acaba por volta de 1 ano, que é quando o sistema digestivo começa a funcionar corretamente, sendo mais hábil e eficiente.

Como tratar

Por ser um problema relacionado à idade, as medidas de tratamento podem ser bens úteis para amenizar o problema, porém, em casos mais extremos é indicado entrar com uma medicação que acelera os movimentos peristálticos que ajudam na movimentação de contração do esfíncter inferior do esôfago e antiácidos que neutralizam a acidez estomacal que volta pelo refluxo. Entre as medidas indicadas estão:

Diminua a quantidade de leite

Não deixe o bebê ficar com o estômago cheio e para evitar o refluxo ofereça menor quantidade de leite ao bebê, mas aumente a quantidade de mamadas ao longo do dia em porções pequenas.

Não mecha o bebê

Após a mamada não mecha, brinque ou troque o bebê, pois isso aumenta o risco do alimento voltar. Durante a mamada deixe o bebê em pé ao invés de deitado.

Mude a posição do berço

Tente deixar o berço com um ângulo de 30 graus e o bebê deitado de lado, fazendo uma barreira para o ar, dificultando o refluxo.

Essas são medidas simples que ajudam o bebê quando apresenta refluxo. Mas, converse com o seu pediatra para mais indicações.

Um abraço para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário