Olá amigos e amigas do Blog, saúde para vocês.
Hoje eu trouxe do nosso já conhecido e aprovado Novo Portal Zun, texto Fran, dicas ensinando como identificar notas falsas.
Confira as principais dicas do Banco Central para identificar cédulas falsas de Real e evite prejuízos em operações comerciais.
Vamos aos detalhes.
No Brasil, o Real é a moeda corrente desde julho de 2004. As notas que circulam pelo país são de datas de diferentes, o primeiro grupo, chamado de Primeira Família do Real, é de 1994 e em 2010 entraram em circulação as notas da Segunda Família do Real, apresentando algumas mudanças de tamanho e layout.
Quando o assunto são as cédulas falsificadas, consumidores e comerciantes, principalmente, devem ficar atentos. Segundo as informações do Banco Central do Brasil, o número de notas falsas vem diminuindo nos últimos 3 anos, mas ainda é preciso cuidado para não cair no golpe.
Cerca de 60% das notas falsificadas não possuem a famosa marca d’água, principal ponto de reconhecimento de autenticidade. Entretanto, outras estratégias também devem ser usadas já que pelo menos 15% das falsificações das notas brasileiras são obtidas através da lavagem de cédulas de valor inferior.
Como identificar cédulas falsas?
Veja as dicas do Banco Central do Brasil para a identificar cédulas falsas:
Observe a marca d’água
O que identificar nas notas Segure a cédula contra a luz e olhe para o canto que possui uma numeração. Nas notas produzidas em 1994, na área clara à esquerda há figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional em tons claros e escuros. Já nas notas fabricadas em 2010, ao invés de figuras que representam a República, estão os animais de cada nota, com variação de tons claros e escuros.
Descubra o número escondido
Nas notas de 1994 observe na parte da frente das cédulas a numeração e assim você verá as letras “B” e “C”. Já as notas de 2010 na parte da frente das notas você consegue um número que indica o valor da nota.
Observe os símbolos e a faixa holográfica
Nota falsa e nota originalPara as notas de 1994, é só observar o símbolo das Armas Nacionais, que fica nos dois lados da cédula, já para as notas de 2010 é necessário encontrar a faixa holográfica.
Para isso é só movimentar a nota que você verá o desenho colorido da onça e o número 50 e a palavra “Reais” se alternam e as cores ficam em movimentos. Isso vale para as cédulas de 100 reais.
Sinta o alto-relevo das cédulas
Com os dedos é possível sentir que o papel legítimo das cédulas é mais grosso que um papel comum e, além disso, as notas de 1994 apresentam o brasão da República em alto relevo e nele está escrito “Banco Central do Brasil”, além do valor da cédula. Já nas notas de 2010, você sente um relevo com as legendas “República Federativa do Brasil” e “Banco Central do Brasil” e o valor da nota nas laterais e na parte da frente das cédulas.
Como proceder quando receber uma nota falsa?
Se você estiver em uma agência bancária é só retirar um extrato que comprove o saque e consultar o gerente. Em situações fora do expediente bancário, tire o comprovante do saque e vá até uma delegacia para registrar a ocorrência. Em transações do dia a dia nos comércios é direito do cidadão recursar-se a receber as cédulas.
Notas manchadas com tinta vermelha também são consideradas suspeitas, pois podem ser roubadas de caixas eletrônicos.
Boa sorte para todos e até amanhã.
Por
Beth Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário