terça-feira, 29 de maio de 2012

EM DIA COM A CALIBRAGEM


Olá meninas, boa terça feira para vocês.

Hoje eu trouxe o assunto Calibragem de pneus, para quem tem dificuldade de resolver esse quisito no carro.

O crédito e da Equipe Bolsa de Mulher.

Um pneu bem calibrado garante mais segurança e estabilidade na hora de dirigir. E foi pensando nisso que o Petrobras de Carona com Elas conversou com Marcelo Galvão, especialista em segurança no trânsito, para dar dicas e alertar dos riscos quando os pneus não estão em seu equilíbrio correto.

Para quem não sabe, o primeiro erro na hora de encher os pneus é procurar um padrão e calibrar os pneus comparando com os dos outros carros. Cada veículo possui suas próprias indicações.

“Há uma calibragem específica dada pelo fabricante. Em postos de abastecimento, leia o manual e veja qual é a indicada para o seu veículo.

Na lateral do pneu, parte chamada de ‘ombro’, há algumas informações importantes, como por exemplo: 175/70R-14 82H”, explica Galvão.

Traduzindo o que significa a sigla:

175mm: O primeiro número é a largura do pneu;

70Rmm: O segundo número é a altura do pneu radial;

14 polegadas: O terceiro é o raio do aro para este pneu;

82 = 475 kg: O quarto número significa o peso “ver tabela de peso”;

H 210 km/h: O quinto significa a “velocidade máxima“, ver a tabela.

Sendo assim, um pneu aro 14 terá a calibragem diferente de um aro 15, informa Marcelo.

Outra dúvida muito comum é quando você vai calibrar o pneu e percebe que ele está bem mais vazio do que na semana passada.

O especialista explica que é normal o pneu perder ar. Isso ocorre em função dos seguintes fatores: freqüência de uso, buracos e peso transportado.

“Mesmo se o carro ficar parado na garagem, o pneu vai descalibrar. E, com ele vazio, pode haver um aumento do consumo de combustível, além do seu desgaste errado. Isso também pode acontecer se o pneu estiver muito cheio”, alerta.

Uma coisa que poucas pessoas lembram, mas que é muito importante: não esquecer de calibrar o estepe. “Se o pneu do carro furar, o substituto precisará estar em pé de igualdade com os outros pneus”, afirma Marcelo, acrescentando que um motorista atento ao tipo de piso da rua vale muito.

“O chão irregular (com buracos) pode levar a perda de um ou mais pneus. Preste atenção e evite desníveis, se possível”, afirma Marcelo. Então, para estar sempre em dia com a calibragem, semanalmente passe num posto de gasolina que ofereça o serviço, que é gratuito.

Abraços para todas e até amanhã.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

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