segunda-feira, 21 de maio de 2012

NÃO IGNORE, BUSQUE AJUDA MÉDICA


Bom dia queridas amigas do Lady Chic, como estão todas vocês nesta linda segunda feira de maio?

Hoje eu trouxe um artigo de Adeni do Novo Portal Zun, onde se aborda a Síndrome do Ninho Vazio, eu confesso que nunca tinha ouvido falar.

Segundo a autora a Síndrome do Ninho Vazio, que pode ocorrer tanto nas mulheres quanto nos homens. Conheça alguns fatores causais e como lidar com ele.

Vamos aos detalhes.

Parte natural da vida é o momento de independência dos filhos, quando estes por algum motivo acabam deixando seu lar, seja para cursar uma faculdade, porque vão se casar ou simplesmente por desejarem vivenciar a responsabilidade de morar sozinhos.
Na maioria das vezes, essas atitudes são vistas com bons olhos pelos pais, porém para alguns casais, principalmente para as mães, a saída dos filhos de casa pode desencadear alguns problemas de ordem psíquica e até física, é a chamada síndrome do ninho vazio.


Sintomas

A síndrome do ninho vazio atinge pessoas que se prendem muito aos filhos, em especial aqueles que se voltam para atendê-los quase que com exclusividade em suas necessidades.

É como se fosse uma troca, os pais os atendem em tudo e os filhos retribuem com companheirismo, quando esse vínculo se quebra, alguns pais podem sentir-se apreensivos, começam então a sentir-se solitários e tristes.

Junto a essa sensação de tristeza podem aparecer algumas doenças psicossomáticas que antes não existiam, além de crises de ansiedade e depressão. Muito comum também a síndrome do ninho vazio é a mudança de comportamento de alguns pais, que passam a cuidar dos filhos como se ainda fossem crianças, uma tentativa desesperada e ilusória de mantê-los por perto.

O que fazer para aliviar a tristeza

É preciso entender que a síndrome do ninho vazio é considerada uma crise passageira, que depende de uma questão de adaptação a nova rotina, porém algumas pessoas só conseguem superar a tristeza da separação com tratamento psicológico.

E importante os pais se prepararem para uma nova rotina, desvinculando da vida dos filhos, para isso busque uma nova ocupação, matricule-se em uma academia ou faça cursos, amplia seu contato social, busque por atividades que ajude a exercer um outro papel, que não seja ser somente pai ou mãe.


Vida conjugal

É preciso atenção, pois a síndrome do ninho vazio pode afetar a vida conjugal, uma vez que o casal volta a viver novamente sozinhos, como no início do casamento, porém numa fase em que ambos estão mais maduros e as vezes menos apaixonados, pois muitos casais se dedicam tanto a criação dos filhos que acabam por deixar a vida conjugal de lado, o que pode gerar um distanciamento entre ambos.

Se isso ocorrer é preciso resgatar o casamento, buscando realizar atividades em conjunto, como ir ao cinema, viajar, redescobrindo o desejo de uma nova conquista um do outro enquanto casal, mas agora de uma forma mais madura.

A síndrome do ninho vazio pode ajudar muitos pais a reconquistar e a enxergar a vida de forma diferente, mostrando saídas e novos objetivos antes nem imaginados, mas caso a tristeza seja muito grande, não ignore os sintomas e busque ajuda médica.

Um dia maravilhoso para todas e até amanhã com muito carinho.

Lady Chic

Por

Beth Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário