terça-feira, 31 de agosto de 2010

QUANDO ELE VAI CHEGAR??


Queridas Mamães do meu blog eu desejo a todas uma terça feira linda em todos os sentidos.

Trouxe hoje para vocês um método de Fátima Calado do site Como fazer Tudo, ensinando a calcular o dia em que seu bebê vai chegar.

Quando você começa a falar de sua gravidez, todos começam a perguntar quando ele vai chegar. Apesar desta data ajudar a programar sua vida em torno do nascimento, não há maneira precisa de saber o dia que seu bebê vai nascer.

Toda data prevista para nascimento pode mudar em aproximadamente duas semanas. Na verdade, menos de quatro por cento das mulheres dão a luz exatamente na data prevista.

Mais de doze por cento dos bebês nascem prematuramente ou antes de 37 semanas. Algumas gravidezes duram mais de 42 semanas, apesar de isto tornar-se cada vez mais raro.

A duração média de uma gravidez é 280 dias ou quarenta semanas, e há alguns fatores que podem contribuir para a data prevista de nascimento funcionar. Estes fatores incluem: etnicidade, assistência pré-natal, gestações anteriores, nutrição pré-natal e idade da mãe.

1. Regra de Naegele. A regra de Naegele é usada para determinar a data provável do parto. Para este método funcionar, presume-se que você tem um ciclo de 28 dias e que ovulou no dia 14 do seu ciclo.

De acordo com a regra de Naegele, pega-se o primeiro dia da sua última menstruação, e subtrai-se três meses. Depois, se adiciona um ano e sete dias a contar da data. Esta data seria o dia do nascimento, de acordo com a regra de Naegele. Este método funciona bem, mas só se seu ciclo é de 28 dias. Muitas mulheres não têm ciclos de 28 dias, ou têm ciclos irregulares.

2. Regra de Mittendorf-Williams.Em um estudo feito por Mittendorf em 1990, foi descoberto que em média leva-se 288 dias a partir do primeiro dia do seu último período para que mulheres caucasianas sem gravidez anterior dêem a luz.

Usando esse método, você pega o primeiro dia da sua última menstruação e subtrai três meses. Depois adiciona quinze dias, se este for seu primeiro bebê e você for caucasiana. Se você não é caucasiana ou este não for seu primeiro bebê, você deve adicionar dez dias. Alguns estudos dizem que a regra de Mittendorf-Williams tem sido mais exata que a regra de Naegele no cálculo da data de nascimento.

3. Websites. Muitos sites oferecem calculadoras que podem ajudar a calcular a data de nascimento. Para a maioria deles, você deverá saber a data de seu último período menstrual e a duração média de seu ciclo. Seu ginecologista também pode informar qual será a data de nascimento possível.

4. Ultra-sonografias. Podem dar uma idéia da data de nascimento. O técnico pode medir as partes do corpo do bebê, como o perímetro cefálico e comprimento dos ossos. Usando isso, o técnico será capaz de estimar a idade gestacional do seu bebê e assim sua data de nascimento.

Abração para todas

Lady Chic

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LIDANDO COM INVEJOSOS!!


Meninas lindas do meu blog eu as parabenizo pela garra e determinação lhes desejando um belíssimo dia.

Nosso papo de hoje é Como lidar com pessoas invejosas, num texto de Fatima Calado, do site: Como Fazer tudo.

Ela inicia dizendo que todos já passamos por experiências em que sentimos que alguém próximo a nós repentinamente fica frio, e mantêm uma distância de nós depois de escutar um acontecimento positivo em nossas vidas.

É natural que os seres humanos cobicem a felicidade e, normalmente, eles supõem que a felicidade só pode ser alcançada através da aquisição de certas bênçãos em pontos definitivos em suas vidas.

Se eles não conseguem o que querem, se sentem tristes, mas vendo outra pessoa obtê-lo faz com que se sintam ainda pior sobre a sua situação. Como resultado, eles começam sentir inveja dessa pessoa. Isso pode acontecer a pessoas de todas as idades.

Por exemplo, uma criança na escola gostaria de ter uma bicicleta nova. Assim, quando ele ou ela vê uma outra criança com uma bicicleta novinha, ele sente ciúmes e cobiça. As crianças mais velhas ou adolescentes almejam boas notas, boa aparência e popularidade em sua vida acadêmica; uma menina bonita, esperta e popular poderia atrair os sentimentos negativos das garotas nerds e introvertidas na sua classe.

Estes cenários continuam na idade adulta e, literalmente, ao longo das nossas vidas. Temos de aprender a identificar o comportamento invejoso e, em seguida, aprender como lidar com os sentimentos negativos de inveja.

Vamos dar uma olhada nos sinais da inveja.

1. O silêncio ou a pausa que se segue o anúncio de sucesso. O amigo ou parente sincero vai começar a jorrar felicidade, assim que você informá-los sobre o seu aumento de salário, promoção, noivado, gravidez ou aquisição de casa nova. A pessoa com inveja, porém, vai fazer uma pausa em silêncio, e balbuciar um hesitante parabéns, à medida que eles tentam digerir a notícia. É difícil para eles se sentirem felizes por você quando ele está sendo dominado pelas chamas da inveja.

2. A aura negativa que o rodeia quando está na companhia da pessoa invejosa. A inveja dessa pessoa transpira uma energia negativa em direção à pessoa de quem eles estão com inveja, que estes últimos podem literalmente se sentir muito desconfortáveis e tensos em torno delas, semelhante a "ser culpado até prova em contrário". A cordialidade e simpatia subitamente desaparecem.

3. Rompimento do contato visual, ou qualquer tipo de contato, por algum tempo. Depois de ouvir as suas boas notícias, o parente ou amigo invejoso irá desviar os seus olhos para longe de você, seja olhando para baixo ou para longe durante a conversa, e não entra muito em contato com você depois disso. Você vê, os sentimentos de inveja deles fazem com que seja difícil para eles olhar para você ou falar com você – dói muito a eles, porque você tem algo que eles não possuem. Olhar e falar com você, esfregada o fato na cara deles, então eles cortam o contato.

4. Observações ridículas ou ácidas, ou antagonismo aberto. Algumas pessoas com inveja literalmente se tornam muito más, e começam a te colocar para baixo abertamente na frente dos outros. É uma contra-estratégia te puxar para baixo para que você fique do nível deles. Este comportamento duro pode realmente prejudicar a sua relação, a não ser que você ignore-o, centrando-se na razão do que está por trás: inveja.

Por exemplo, um amigo que realmente queria entrar na Universidade favorita não passou, e ele ou ela está triste e distante, enquanto você, quem ele considera menos inteligente, é aprovado na mesma Universidade.

Conseqüentemente, ele pode começar a fazer outros comentários sobre a forma como você passou, apesar não ser esperto o suficiente, ou o quão duro será para você quando for estudar lá, já que não possuem inteligência para isso, e assim por diante...

5. Competitividade ou imitação obssessiva. Para algumas pessoas com inveja, basta apenas dizer algumas besteiras e se distanciar da pessoa de quem ela está com inveja. Para outras, porém, não é suficiente simplesmente sentir inveja; elas não conseguem descansar enquanto não ver você perder a sua benção recém-adquirida, e pegar para eles!

Eles tentam fazer isso entrando imediatamente em um turbilhão de ações: se é um traje adorável que todo mundo gostava de você, eles correm para comprá-lo, não importa quantas eles precisem correr para isso.

Se é um fascinante novo visual que está recebendo elogios de todos, eles correm para o salão de beleza para conseguir o mesmo visual. Se você está grávida bebê número 3, eles vão começar a tentar mais um. Se é um prato que você fez que todos amaram, durante um jantar, eles vão logo tentar essa receita, até que consigam fazer exatamente como você faz.

Algumas pessoas invejosas fazem a imitação de forma discreta, enquanto outras não poderia ser mais óbvias do fato de que elas não deixam pedra sobre pedra em dirigir a atenção, o sucesso, os elogios e a popularidade para longe de você e em direção a eles!

6. Sabotagem. Não obstante os filmes que mostram a menina invejosa intencionalmente derramar bebida no vestido da vencedora do concurso de beleza, há pessoas tão invejosas que podem fazer este golpe baixo na vida real!

Ficar triste, antagonizar, ou concorrer, não é suficiente para eles - eles vão mais além no sentido de tentar sabotar o que te faz bem sucedido. O colega de trabalho poderia fazer isso difamando você para o seu patrão se descobrir que você está sendo considerado para uma promoção, a ex-melhor-amiga poderia falar mal sobre você para a sua nova amiga, a irmã poderia erradamente reclamar de você, de modo que ela possa sair com seus amigos enquanto você fica em casa fazendo as tarefas, e assim por diante.

Agora que você sabe que uma pessoa está com inveja de você, o que fazer? O mal humor, competição, imitação ou difamação está incomodando você. Como lidar com tudo isso?

Ignore-os. Sim, é mais fácil dizer do que fazer. Mas, na verdade, pense nisso! Você quer estragar sua compostura, a paz de espírito e humor jovial pensando nessas pessoas invejosas? Por que se preocupar? Use o seu tempo, energia positiva e talentos para buscas mais produtivas, e você não será capaz de fazer isso até que você aprenda a se desapegar, ignorando as travessuras deles. Eles não valem o esforço.

Retorne o mau comportamento deles com o bem. Nada extingue fogo como a água! As pessoas bem sucedidas não só ignoram malícia – eles pegam essas oportunidades para converter os seus inimigos em amigos. A melhor maneira de fazer isso - e a mais difícil – é fazendo o bem a essas pessoas, assim que tiver a oportunidade.

Então, aquele colega de trabalho que deliberadamente expos seu blefe e arruinou suas chances de um aumento de salário no último trimestre, está doente? Visite-o no hospital com algumas flores e deseje uma rápida recuperação. As chances são que as suas relações tensas com ele vão ficar muito melhores.

Nunca se rebaixe ao nível deles! Não se combate fogo com fogo. Se você começar a devolver olho por olho, você não é melhor do que eles. Dois negativos, não fazem um positivo. Não recorra à vingança, não importa o quanto você pode ser tentado. Alguns fofoqueiros poderiam te induzir a lutar, dizendo: "Você ouviu o que [pessoa invejosa] disse sobre você?". Ignore essas tentativas de guerra, os outros apenas querem ser entretidos por sua conta. Irá tornar a situação ainda pior.

É importante perceber que cada um de nós vai conseguir o que está destinado para nós. Se manter constantemente a par das aquisições dos outros e copiar o que eles têm, se perguntando porque você não tem isso, só irá resultar na destruição de nossa própria paz de espírito e felicidade pessoal.

Se contente com o que você tem e quem você é. Trabalhe duro para fazer o que você ama. Pensamentos positivos e sinceridade pelos outros levam a boa saúde e bom humor!

Abração para todas.

Lady Chic

domingo, 29 de agosto de 2010

FELIZ, ÍNTEGRA E SEGURA


Amadas amigas do meu blog eu desejo a todas um domingo maravilhoso.

Nosso assunto de hoje foi colhido do site Mulher de Classe e trata do cuidado que todas nós devemos ter com nossa saúde mental. O crédito é da Drª Silvia Helena Cardoso, psicóloga renomada e especialista no assunto.

Acompanhem e sejam mais lindas e felizes hoje.

Para a autora, Saúde mental significa ter pensamentos e sentimentos positivos sobre você mesmo. É tradicional o provérbio de que "o bom humor afasta as doenças", ou "aquele que ri, vive mais". Isto significa que a mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo.

Assim, a medida que "alimentamos" bem nossa saúde mental (com emoções positivas, poucos aborrecimentos, bons pensamentos, etc.), melhor será a nossa saúde física.


A ciência médica está descobrindo, pouco a pouco, que problemas com a saúde mental freqüentemente apresentam causas físicas.

Estes problemas podem ocorrer quando situações ambientais externas muito sérias, como agressividade entre as pessoas, medo de ser assaltado ou assassinado, perdas muito grandes, como a morte de um ente querido, o rompimento com um grande amor ou a perda do emprego,etc., desencadeiam reações químicas anormais no cérebro.

De fato, já é admitido que alterações mentais como o stress, depressão, medo, ansiedade, raiva, etc., podem provocar vários problemas orgânicos, como úlceras gástricas e intestinais, doenças da pele, diabete e até câncer.

Estas são as chamadas doenças psicossomáticas (do termo psique=mente e soma=corpo), ou seja, distúrbios físicos causados por transtornos psicológicos e sociais. Um número altíssimo destas doenças, aproximadamente 50%, acometem a humanidade.


Algumas pessoas são mais susceptíveis a este tipo de problema do que outras, entretanto, ninguém está imune à doença mental.

De acordo com uma definição legal estabelecida pela Lei de Higiene Mental de Nova York, em 1992, a doença mental é uma "condição mental que é manifestada por um distúrbio no comportamento, sentimento, pensamento, ou julgamento de tal forma extenso, que a pessoa requer tratamento e reabilitação".


A conexão corpo-mente-doença

Há mais de 60 anos, pesquisadores vem investigando como as emoções afetam o organismo. Descobriu-se que, em uma situação de stress, por exemplo, o confronto com um assaltante, o organismo passa por profundas modificações internas e externas: aumenta a freqüência cardíaca e respiratória, as pupilas e as artérias se dilatam, aumenta a descarga de adrenalina, etc.

Felizmente, estas alterações duram apenas alguns minutos, pois são mecanismos de defesa observados no homem e em muitos animais para fugirem ou lutarem, e assim sobreviverem do atacante.

No caso de uma situação crônica de distúrbio emocional, essas reações se perpetuam causando numerosos transtornos no organismo como úlceras e entupimento das artérias. Estas são as chamadas reações de stress.


Uma das funções do cérebro é produzir substâncias que mantém saudável o corpo e o comportamento.

Algumas destas substâncias são as gamaglobulinas, que fortificam o nosso sistema imunológico, o interferon, que combate infecções e vírus, e as endorfinas, que são grandes liberadoras de dor.

A produção destas substâncias dependem em parte de nossos pensamentos e sentimentos. Pensamentos negativos podem perturbar a saúde mental.

Pesquisas científicas investigando o corpo e a mente estão fazendo descobertas notáveis sobre como as emoções e os pensamentos afetam a nossa saúde.

Estudos mostraram que pessoas pessimistas apresentam taxas de doenças significativamente maiores que as pessoas normais.


Como os problemas de saúde mental têm causas físicas e mentais, é necessário procurar resolvê-los tanto pelo auto-cuidado como pelo cuidado de um especialista na área, como um psicólogo ou psiquiatra.

O objetivo deste duplo cuidado é reduzir o stress e restaurar o equilíbrio químico no cérebro.

O auto-cuidado, caminhada ou conversa com um amigo

* Se sua auto-estima estiver baixa, reconstrua-a, e reafirme o seu valor como pessoa.
Quando procurar ajuda profissional

* Se os sintomas se tornarem numerosos ou muito freqüentes, e você não for capaz de saná-los com o auto-cuidado;

* Se os sentimentos negativos que você está sentindo, por exemplo, os de perda, estiverem exacerbados, ou seja, exagerados, e não passam com o tempo;

* Se você estiver pensando freqüentemente em suicídio.

O cérebro e a mente são entidades muito poderosas e, evidências científicas estão agora sustentando a idéia de que aquilo que você pensa e sente tem grande influência sobre a sua saúde ou doença.

Portanto, saiba cuidar bem de sua saúde física e mental para que você se mantenha como um indivíduo feliz, íntegro e produtivo.


Abraços carinhosos para todas

Lady Chic

sábado, 28 de agosto de 2010

UM VERDADEIRO PRESENTE - 2ª PARTE


Amadas amigas do meu blog um sábado deliciosamente radiante e repleto de poderespara todas.

Nosso tema Um Verdadeiro Presente 2ª parte da ilustre Thays Sant’Ana, colhido carinhosamente da revista Bons Fluidos continua hoje concluindo o pensamento da autora sobre viver com qualidade.

Acompanhem e sejam muito felizes hoje!!

Há espaço para o novo

Eckhart Tolle sugere uma pergunta para checar se estamos vivendo ou não no momento presente: “Há alegria, bem estar e leveza naquilo que estou fazendo?”. Caso a resposta seja negativa, é sinal de que, mais uma vez, nossa mente anda perdida em diálogos internos.

O mais interessante é que, segundo o autor, nem sempre é necessário mudar o que estamos fazendo, e sim o modo como fazemos. “Tente prestar mais atenção no fazer em si do que no resultado que pretende alcançar.

Ao agir com consciência do momento presente, tudo o que você fizer ficará imbuído de uma sensação de qualidade, de cuidado e de amor, até mesmo o ato mais simples”, orienta o mestre espiritual.

Esse argumento já é razão mais do que suficiente para, pelo menos, experimentarmos esse estado de presença, mas há uma série de outros motivos. Para a psicanalista Paulina Cymrot, quando vivemos no aqui e agora privilegiamos a experiência e podemos aprender com ela, em vez de ficarmos focados nos pensamentos antecipatórios, que dão a ilusão de que já sabemos exatamente o que vai acontecer.

Também é no presente que temos a oportunidade de fazer algo diferente do que vínhamos fazendo até então. Vive preso em padrões que não lhe servem mais? Toma decisões importantes no automático? Ótimo! Pois este é o momento para mudar.

Tolle diz que “o único lugar onde uma mudança verdadeira pode ocorrer e onde o passado pode ser desfeito é no Agora. Nada verdadeiramente novo e criativo poderá vir a este mundo exceto através desse hiato, desse espaço preciso de possibilidades infinitas”.

A terapeuta Katia Daher, de São Paulo, explica que nossa mente costuma catalogar as experiências de modo que, da próxima vez em que houver uma situação parecida, ela já saiba como agir. No entanto, se respirarmos fundo algumas vezes e trouxermos nossa atenção para o instante atual, poderemos nos surpreender com nossas escolhas.

É isso o que nos permite ir a um restaurante e provar um prato completamente diferente dos que são conhecidos do nosso paladar. Ou mesmo o que abre espaço para uma conversa civilizada com alguém que, até então, só funcionava na base do “quem fala mais alto”. “É o agora que nos dá a possibilidade de sentir o que realmente queremos e ser quem verdadeiramente somos a cada momento”, diz Katia.

Para o instrutor de meditação zen, esse estado de presença é o que nos dá a liberdade de relaxar na vida. “Existem bilhões de fatores internos e externos que eu não controlo e dos quais nem consciente estou. O que for acontecer vai acontecer, e é isso o que eu vou viver. Então temos a liberdade de desfrutar cada momento e ficar em paz.”

Apesar de muito vantajoso, “ninguém vive o tempo todo só no presente”, afirma Paulina Cymrot. Ela diz que somos fadados à imaginação e temos uma tendência enorme para fantasiar a realidade. “Mas se, de vez em quando, a gente se lembrar de que está ocupado com elocubrações e que isso não é necessariamente a realidade, já está bom.”

Até porque, como lembra a instrutora de ioga Patrícia Varela, por mais que a gente se esforce em viver o momento, todos os dias, uma série de fatores vão nos tirar do nosso centro. O segrego é aprender a voltar.

Nada permanece igual

A sabedoria de viver o presente, sem se preocupar com o que já foi ou com o que será, pode ser encontrada em várias tradições espirituais. A bela metáfora cristã dos lírios do campo, que não trabalham, nem fiam, mas são vestidos por Deus, é um exemplo.

Os sufis, que se dedicam ao lado místico do islamismo, têm um ditado que diz: “O sufié filho do tempo presente”. E o ensinamento zen fala do caminhar sobre um fio de navalha, que nada mais é do que estar absolutamente presente, de corpo e alma. Eles ainda costumam fazer a seguinte pergunta: “Se não agora, quando?”.

O próprio Eckhart Tolle reforça a ideia de que o agora é tudo o que existe, uma vez que é impossível que qualquer coisa aconteça no passado ou no futuro. “O presente eterno é o espaço dentro do qual toda a sua vida se processa. Nunca houve tempo em que a vida não fosse agora, nem nunca haverá.”

A razão desse auto engano, segundo a tradição budista, seria o fato de a mente estar contaminada com três venenos: a cobiça, o ódio e a ignorância. O primeiro deles é o nosso velho hábito de correr atrás dos nossos desejos; porém, mal os realizamos e já estamos perseguindo novos. Já o ódio seria uma espécie de outro lado da moeda da cobiça: as reações que temos diante daquilo que não gostamos ou aceitamos.

A ignorância é considerada a raiz dos dois venenos anteriores, pelo fato de nos impedir de ver as coisas como elas realmente são. É ela que não nos deixa perceber a impermanência de tudo o que existe e nem as pseudofelicidades às quais nos agarramos.

Libertar-se desses três venenos é atingir a iluminação, um estado de felicidade plena. Isso não quer dizer que vamos parar de sentir dor, de pensar e mesmo deixar de desfrutar os momentos agradáveis, mas que, ao aprendermos a não nos identificar com o que nos acontece, experimentamos e deixamos ir, sem apego ou aversão. “Só mesmo uma mente treinada e atenta pode ser capaz de resistir às tentações de prolongar as boas sensações ou de querer se livrar rapidamente das ruins”, diz Arthur.

O segredo para um bom treino está na meditação. No budismo theravada, não se recomenda o uso de mantras ou visualizações. A dica é focar na respiração. Todas as vezes que a mente sair desse foco, será preciso convidá-la, gentilmente, a retomar a atenção no toque do ar que passa pelas narinas, no abdômen que se expande e nas mais diversas sensações que surgem durante a prática.

“A meditação nos possibilita ter insights sobre as impermanências. Se observarmos a respiração, veremos que uma inspiração é diferente da outra, que uma sensação é uma pulsação que surge e desaparece”, relata Shaker. O grande desafio é levar esse estado de uma mente plenamente atenta a tudo o que experimentamos para a vida diária.

Que tal aproveitar um trânsito carregado para simplesmente estar ali, atento a tudo o que acontece dentro e fora de você naquele momento? Já imaginou o ganho de produtividade no trabalho com tanto foco? Arthur Shaker nos lembra de que “só Buda está plenamente presente em todos os momentos, mas o que buscamos é ampliar esse estado de atenção, sabedoria e amorosidade”. esse estado de atenção, sabedoria e amorosidade”.

Ainda vale sonhar

Pode parecer que viver apenas o momento exclua qualquer tipo de planejamento ou sonho, mas não é nada disso. “Planejar e trabalhar no sentido de construir o que foi proposto é uma coisa positiva”, argumenta Shaker. “O que não é bom é ficarmos o tempo todo nos lançando a incessantes questionamentos como uma forma de tentarmos controlar o futuro.”

A psicanalista Paulina Cymrot diz que todos nós sonhamos e fazemos planejamentos, pois somos movidos pelo desejo, mas precisamos avaliar se são razoáveis e sempre levar em conta que eles podem se realizar ou não.

Por mais contraditório que pareça, Eckhart Tolle diz que a aceitação do momento é o que pode, de fato, transformá-lo no que desejamos. Ele faz uma analogia com alguém que está atolado na lama. Fingir que está tudo bem ou espernear para sair dali são, definitivamente, duas péssimas opções.

A sugestão do mestre é para que o sujeito reconheça a realidade sem brigar com ela e, em seguida, tome todas as providências que puder. Enquanto o objetivo não for alcançado, a dica é continuar aceitando a situação presente sem julgamentos, que só vão desviar o foco, e fazer o melhor possível.

“No estado de rendição, você vê nitidamente o que é preciso fazer e pode tomar as providências necessárias, concentrando-se em uma coisa de cada vez. Se a sua situação global for insatisfatória, renda-se ao que esse instante é.

O seu estado de consciência deixa de ser controlado por condições externas. Você deixa de reagir e de resistir”, diz Tolle. Feito isso, é hora de se perguntar o que pode ser feito naquele instante. “Pode ser que planejar seja a única coisa a fazer agora. Se não puder tomar quaisquer providências ou se retirar da situação, então renda-se profundamente ao agora.

Quando você entrar na dimensão imortal do presente, verá que a mudança chega, muitas vezes, de forma inesperada, sem necessidade de grandes esforços da sua parte. A vida torna-se útil e coopera com você.”

Aí está minhas amadas a conclusão da matéria a qual espero que vocês possam fazer uma reflexão pessoal, utilizaando do texto o que for melhor para suas lindas vidas.

Abração para todas.

Lady Chic