sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MUDANDO PARA SER FELIZ!!


Mulheres lindas do meu blog neste momento maravilhoso de possibilidades mil, eu desejo a todas um belíssimo dia, repleto de realizações poderosas.

Hoje nosso assunto é uma proposta do Dr. Marcelo Guerra Médico Homeopata, Terapeuta Biográfico que propõe mudanças para que tiremos das nossas vidas tudo o que nos incomoda.

O texto inteligentíssimo que propõe metas e transformações revendo nossa própria trajetória de vida.

Ele começa afirmando que em tempos de crise, seja financeira ou pessoal, a necessidade de mudanças na vida se torna cada vez mais importante.

Mudar é importante, mas mudar como? Mudar o quê? Mudar para quê? Responder a estas três perguntas é a chave para que essas mudanças sejam coerentes com sua história, sua trajetória até o momento atual.

Como identifico o que precisa ser mudado? Lendo artigos sobre autoajuda? Ouvindo conselhos de amigos preocupados? Radicalizando e mudando tudo de uma vez? Muitas vezes, mudamos levados pela precipitação.

Sendo assim,o "barulho" interior, causado pela insatisfação, não permite escutar nossa voz interior que sussurra claramente aquilo que nos incomoda e como podemos mudar. É aí que a proposta da Terapia Biográfica melhor mostra seus efeitos.

Através de um trabalho chamado Panorama Biográfico, em que a primeira atividade é elaborar uma pergunta, geralmente expressa de forma artística, por meio de aquarela ou modelagem em argila.

Por que de forma artística e não simplesmente falando? Temos diferentes meios para nos expressarmos, a palavra falada é um deles, talvez o mais prático, pois você carrega suas cordas vocais o dia todo.

A palavra escrita já é outro meio, e o que você expressa já assume um significado um pouco diferente. Faça o teste: grave uma conversa sua com alguém falando sobre qualquer assunto. Depois escreva o que você pensa sobre aquele assunto.

Então leia o que escreveu e ouça o que falou. Perceba como o peso das palavras numa forma ou outra de expressar-se assume proporções distintas, e permite que você tenha uma percepção diferente de tal assunto.

Muito mais diversa ainda é a proporção dos fatos ao ser expressa em meios diferentes, como na pintura, no desenho, na modelagem em argila, na dança.

Esta é a missão maior da arte: permitir a expressão daquilo que, de outra forma, não poderia ser expresso, pelo menos, não com as possibilidades que os recursos artísticos permitem.

Voltando ao assunto das metas, elaboramos a pergunta sob uma forma artística, aquela a que estamos menos acostumados, menos condicionados, menos preparados para manipular e criticar durante o processo.

Daí seguimos o processo de rever e recontar a própria história, acessando a memória também através da palavra falada e escrita, e através da arte.

Ouvir a própria história contada por si mesmo de diferentes maneiras permite uma visão panorâmica, como se você olhasse um vilarejo do alto de uma montanha, e o sentido da sua biografia se revela com maior clareza.

É por este sentido que você puxa o fio para criar as suas metas de mudança. E elas precisam sempre responder às três perguntas:

* 1 O que quero mudar na minha vida?

* 2 Para que quero mudar isto?

* 3 Como vou realizar esta mudança?

Estas mudanças, portanto, não são aleatórias, são fundamentadas na voz interna - que traz aquilo que em essência você é e busca sua missão de vida. É importante que após três meses você reveja essas metas, a partir do que você realizou no curto prazo:

* A forma como você vem agindo vai de encontro às suas aspirações ou lhe provoca arrependimento logo após a ação?

* Essas metas são possíveis ou somente geradoras de culpa e ansiedade?

Se for o caso, refaça suas metas em bases mais próximas de suas aspirações e de suas possibilidades neste momento.

As metas são um meio para aproximar-se de seu eu interior, não devem ser mais uma cobrança sem sentido que nos impomos.

E quando nos aproximamos de nosso eu interior, de nossa essência, nos aproximamos desse estado que sempre buscamos: a felicidade!

Abração para todas

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário