segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FALANDO DE INFERTILIDADE!!


Lindas e maravilhosas do meu blog eu quero que todas fiquem bastante poderosas nesta segunda feira de possibilidades e poder.

Hoje nosso assunto é a infertilidade numa excelente matéria da Dra. Luciana Leis psicóloga renomada e conhecedora do assunto a serviço do planeta da mulher.

Ela diz que até pouco tempo atrás, ter filhos e exercer o papel de mãe era a principal atividade e fonte de valorização de muitas mulheres, quase que “uma profissão”. Porém, com o advento da Revolução Industrial elas passaram também a serem exigidas no mercado de trabalho e se deram conta de que outros papéis e lugares poderiam ocupar. Assim, ampliaram, significativamente, o universo feminino com novas possibilidades de existirem e se sentirem produtivas.

Atualmente, a mulher moderna busca independência financeira, estuda e trabalha no que gosta, cuida do corpo para se sentir atraente, vive sua sexualidade de modo a buscar prazer, discute temas complexos com inteligência, dentre muitas outras coisas. Com tantos avanços na esfera feminina, a ilusão criada é a de que se pode tudo, “desde que se batalhe para isso”.

No entanto, quando escolhem o momento certo de engravidar e não conseguem, toda a certeza de “poder tudo” cai por água abaixo. É muito difícil lidar com a falta de controle e com o sentimento de impotência que essa experiência promove.

Muitas mulheres passam a se perceber como imperfeitas, incapazes e “defeituosas”, como se a única fonte de valorização estivesse agora no fato de poder ser mãe, desconsiderando, assim, todas as conquistas alcançadas até o momento. Há um estreitamento da percepção do todo, em função da frustração e da ferida narcísica que se abre com a infertilidade.

Pensar em tratamentos de reprodução assistida para contornar essa dificuldade também não é nada fácil, uma vez que o desejo é de ter filhos como todas as outras pessoas têm. Buscar tratamentos também implica em assumir para si o fato de que realmente há um problema nessa área e de que o filho talvez não venha da forma antes idealizada.

Segredos bem guardados

Grande parte das mulheres que opta por realizar tratamentos para engravidar o faz de maneira escondida, velada, quase “como se fosse uma vergonha” ter filhos através destes meios.

É fato que um tratamento de reprodução humana é algo íntimo e que não necessita de divulgação, mas o que percebemos, antes de tudo, é um certo pudor em assumir para o outro e para si essa nova maneira de conceber um filho.

Contar para a criança que ela foi gerada através de uma técnica de reprodução assistida é outro problema. Muitos pais não vêem a necessidade deste fato ser revelado ao filho, como se isso não fizesse parte da história daquela criança. Há um certo receio em revelar esse fato ao filho e este se sentir diferente dos outros, “anormal”...

Na verdade, esses receios são frutos das vivências mal resolvidas dos pais com relação à infertilidade e que acabam sendo projetadas no filho.

Acreditamos que numa história de luta e de desejo intenso para que o filho seja possível, complemente a relação, integre a família, ele é motivo de orgulho e ensinamento para a próxima geração batalhar por seus sonhos e superar dificuldades, independentemente da maneira como foi gerado.

Abração a todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário