
Nosso assunto hoje é um texto fabuloso do tarapeuta Marcelo Guerra, colhido graciosamente do site M. de Mulher e trata da força da primeira impressão que os ambientes deixão em nós.
Acompanhem e tirem suas próprias conclusões:
Afirma o texto que um interessante estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Waterloo, no Canadá, analisou a influência do ambiente de fundo sobre a percepção da expressão de uma pessoa.
Os participantes da experiência eram solicitados a classificar a expressão de diferentes pessoas em fotos.
Algumas pessoas nas fotos exibiam expressão de alegria, outras de raiva, e outras faziam cara de paisagem, ou seja, uma expressão neutra.
O detalhe é que o fundo das fotos variava entre lugares alegres e outros meio soturnos.
Pois bem, os observadores classificaram como alegres predominantemente as fotos em que o fundo era alegre, independente da expressão das pessoas.
Então, uma pessoa com a expressão de raiva, mas com o fundo alegre, era geralmente classificada como alegre. Diante de uma imagem em que a pessoa aparecia sorrindo, mas o fundo era escuro ou pouco atraente, os observadores associaram à tristeza.
Julgamento alterado
Este estudo mostrou a importância do contexto para o julgamento de nossas experiências. Aplicando isso a um relacionamento amoroso, o primeiro encontro pode influenciar a impressão deixada no outro de acordo com o local escolhido.
Numa praia, num lugar junto à natureza, como um belo jardim, a impressão causada tende a ser mais positiva.
O oposto disso seria marcar um encontro num túnel ou num viaduto. É claro que a primeira impressão muitas vezes é ilusória e a convivência muda esse julgamento, aproximando-o mais da realidade.
O comércio e a publicidade já perceberam essa associação entre o ambiente e o efeito que ele causa na percepção das pessoas.
Assim, entramos numa butique pela beleza da arrumação da sua vitrine, pelo perfume que impregna o ar da loja, pela beleza das atendentes.
Uma loja mal cuidada tende a afastar seus potenciais clientes, que precisam ser atraídos por algo a mais. Nas propagandas na TV sempre há esta associação.
Belíssimos lugares por onde alguém caminha para divulgar uma marca de uísque, praias paradisíacas onde a cerveja fica mais gostosa e gelada, paisagens panorâmicas onde se fuma o melhor cigarro.
Esta pesquisa demonstra a importância de não descuidarmos da aparência do ambiente, se quisermos causar uma boa impressão, mas o mais importante é que a primeira impressão é influenciada demais por fatos alheios à essência do que procuramos.
Num relacionamento amoroso, por exemplo, buscamos alguém que tenha determinadas qualidades, e não alguém que se encontre num jardim de Monet. Se quero comprar uma roupa, o ideal é que ela seja bonita, e não a loja.
Afinal de contas, eu irei vestir a roupa e andar com ela por aí - e a loja vai ficar parada no endereço dela.
A lição desta pesquisa é olhar além da primeira impressão, estar presente e atento ao que você busca e não perder o foco pela beleza ou feiúra do ambiente em que você está.
Abraçando a todas com energias de paz e luz.
Lady Chic
Nenhum comentário:
Postar um comentário