terça-feira, 26 de outubro de 2010

AS BACTÉRIAS SÃO AS CULPADAS!!


Bom dia queridas amigas do Blog Lady Chic, eu desejo uma terça feira radiante para todas.

Nosso assunto hoje vem do site Minha vida e traz notícias de especialistas revelando o que um bom desodorante pode fazer pela nossa pele, combatendo o mau cheiro, reduzindo o suor e hidratando as axilas.

Se você pensa que a função de um bom desodorante é só afastar o cheiro ruim das axilas, talvez esteja na hora de experimentar uma nova marca. Até porque o verdadeiro culpado pelo odor esquisito debaixo dos braços não é o suor.

Eliminado pelas glândulas sudoríparas, responsáveis por equilibrar a temperatura do corpo e expulsar substâncias tóxicas por meio de secreções, o suor não tem odor , afirma a farmacêutica Soraya Carvalho de Oliveira que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento de cosméticos da Associação Brasileira de Cosmetologia.

As grandes culpadas pelo mau cheiro são as bactérias, que se alojam em áreas quentes e úmidas.

Em linguagem médica, o desodorante tem a função de evitar os desagradáveis odores de transpiração devidos a alguns ácidos carboxílicos presentes no suor.

Existem no mercado talcos e desodorantes que contêm bicarbonato de sódio (NaHCO3). Sua função é diminuir o odor, pois reagem com os ácidos carboxílicos, transformando-os no sal correspondente.

A maioria dos produtos, no entanto, também oferece ação antitranspirante, que minimiza a quantidade de suor eliminado. Segundo a farmacêutica, essa redução na umidade da área diminui a chance de proliferação de microorganismos.

Existe, porém, o risco de obstrução dos poros e inflamação da glândula. Algumas pessoas podem apresentar, ainda, irritação a componentes derivados do alumínio, como hidróxido e cloridróxido de alumínio , diz Soraya.

Já o desodorante simples não regula a transpiração. Mas conta com ingredientes anti-sépticos, que inibem o crescimento de bactérias na região.

A princípio, isso elimina o mau cheiro causado pelos microorganismos.

Há versões sem perfume e com aromas variados.

As fórmulas disponíveis em roll-on têm a maior representatividade na composição de faturamento da categoria, com 37% das vendas (em valor), seguidos por spray e pump com 33% e aerossóis com 20%. As menores fatias ficam com creme (9%) e bastão (1%).

E aí meninas lindas, alguém não querer já tudo perfumadamente limpo?

Abração para todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário