quarta-feira, 23 de junho de 2010

SONO BOM MELHORA A VIDA!!


O SONO NÃO DORME NO PONTO!!

Lindas e maravilhosas do meu blog, mais uma vez eu trago um texto maravilhoso da BEBEL, nossa escritora especialista em estilo de vida para famosos, onde traz informações valiosas sobre as questões do sono.

Bebel inicia dizendo que dormir não é apenas dar repouso ao corpo após um dia de muitas tarefas.

Como todas as outras funções do corpo humano que é uma das mais perfeitas formas de vida no planeta, o sono também tem finalidades muito mais abrangentes do que apenas o descanso.

Importância do sono

Diz também que a ausência de noites bem dormidas vai acarretar problemas de saúde, de coordenação motora, nervosismo, irritação, falta de atenção e muitos outros males.

Quando dormimos, nosso corpo desliga a capacidade de agirmos por conta própria. Ele assume as rédeas de nosso corpo e coloca todas as funções reparadoras e armazenadoras para atuarem. Ele precisa de todo o controle.

Quando acordamos várias vezes, interrompemos esse processo. Imagine nosso corpo trabalhando e toda hora sendo interrompido. Não vai sair um serviço bem feito. Ele depende de nossa ajuda.

Assim, temos que procurar maneiras para proporcionar um sono sem interrupções, para que o trabalho seja feito corretamente.

Benefícios do sono

Armazenar conhecimentos

É acima de tudo, mais uma das maneiras sábias e engenhosas que nosso corpo utiliza para restabelecer as energias e armazenar conhecimentos.

Rejuvenescimento é outro benefício do sono -- Sim, durante o sono é quando nosso organismo produz o hormônio de crescimento em maior quantidade e ele é um dos responsáveis pela renovação celular e propicia a manutenção da nossa juventude. Um sono bom representa uma renovação boa. Resultado, uma pele mais saudável e conseqüentemente mais nova.

Por esse motivo, quando dormimos bem acordamos renovados, com uma aparência boa. Ao contrário de uma noite mal dormida que nos deixa com a pele seca, marcada e cansada.

Cientistas pesquisam o sono há muito tempo e com aparelhos sofisticados estão conseguindo acessar suas particularidades e descobrir seu verdadeiro propósito.

Quanto tempo passamos dormindo?

Dormimos cerca de um terço do nosso dia. Quando fazemos esse cálculo é que temos noção de quanto tempo passamos dormindo. Se colocarmos essa fração nos anos vividos, então ficamos estarrecidos!

Os processos complexos, pelo qual nosso corpo passa enquanto dormimos, demonstra a importância que o sono tem para nossa saúde física e mental.

Esse, não é um tempo desperdiçado e sim vital para o funcionamento de todas as nossas células e órgãos. Portanto deve ser bem aproveitado pelo nosso corpo. Um sono tranqüilo é a garantia da utilização adequada desse evento.

Podemos comparar esse trabalho a uma manutenção diária de uma máquina. Depois do expediente a máquina para, assim o pessoal da manutenção pode fazer os reparos. No dia seguinte tudo estará funcionando bem.

Necessidade de sono

O sono não dorme no ponto a necessidade de um número determinado de horas de sono varia de pessoa para pessoa.

Está provado que crianças e adolescentes precisam de mais horas de sono.

Adultos um pouco menos e à medida que envelhecemos, esse número cai.

Uma mesma pessoa pode ter alterações no seu padrão de sono. Isso pode ocorrer devido a fatores adversos, como físicos, sócio-culturais, psicológicos, ambientais e outros.

Horário propício para o sono

O horário em que dormimos também é fundamental.

À noite, com a falta de luz e com a temperatura mais baixa, nosso corpo encontra o ambiente ideal para diminuir sua atividade e começar o processo do sono.

O sono não dorme no ponto

Com o anoitecer, nossos olhos percebem a ausência da luz e a glândula pineal (pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro) começa a produzir a melatonina (hormônio) que faz com que o nosso organismo regule o ciclo do sono.

Por esse motivo, muitas pessoas têm dificuldade de pegar no sono em ambientes claros e quentes.

No verão a dificuldade para dormir é maior.

Com o frio, dormimos mais e melhor.

Dicas para os insones:

• Quanto mais baixa for a temperatura do corpo, mais sono sentimos.

• Procure dormir em um quarto escuro e arejado.

• Ruídos também são inimigos do sono. O silêncio é seguramente necessário e uma dádiva nos dias de hoje.

As ondas cerebrais têm uma atividade intensa no período em que dormimos e é essa atividade que os cientistas estudam para compreender melhor sua função.

Se você dorme mal e quer melhorar este problema para ter uma melhor qualidade de vida, acesse o programa da Bebel no seu canal: "Mudando para Mudar", que lhe ajudará a mudar de hábitos.

Bom sono com lindos sonhos para todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário