segunda-feira, 28 de junho de 2010

ELA TAMBÉM ATACA A MULHER ADULTA!!

Amadas amigas do meu blog, um dia repleto de poderes e conquistas duráveis é o que desejo a todas hoje.

Nosso assunto do dia é a acne que na mulher adulta é tão comum quanto na fase adolescente, segundo a especialista no assunto Dra. Ivonise Follador que vem nos explicar tudo sobre a doença.

Ela diz que a indesejada acne é um problema que também afeta a mulher adulta, mas existem tratamentos para conter a doença.

Se durante a adolescência, a presença da acne pode causar transtornos psicológicos, imagine quando ela tem continuidade na vida adulta. Para as mulheres, que são mais vaidosas e preocupadas com a aparência física, isso é ainda muito mais grave.

A acne na mulher adulta pode se apresentar de duas formas, a persistente, ou seja que se desenvolveu na adolescência e continua com o passar dos anos, essa forma é em geral desencadeada inicialmente pelo aumento dos hormônios sexuais (andrógenos) da adolescência e persiste muitas vezes por uma maior sensibilidade a eles que se mantém na vida adulta.

A segunda forma também de apresentação é a mais instalação tardia, que surge a partir dos 25 anos, essa segunda modalidade se instala, principalmente, na região da mandíbula, pescoço e deve-se obrigatoriamente se investigar a possibilidade de associação com algum distúrbio hormonal.

“Ao perceber o surgimento da acne, a mulher deve procurar um médico dermatologista, para que seja investigada a verdadeira causa da doença.

A chamada Síndrome de SAHA (Seborréia, Acne, Hirsutismo, Alopecia) deve ser observada, pois indica a influência hormonal”.

Confirmada a influência hormonal como causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (os antiandrógenos) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.

“É preciso uma ação conjunta entre um dermatologista e um ginecologista, para que antes de iniciar a terapêutica com antiandrógenos, excluir as causas endócrinas ou ginecológicas que podem levar ao aumento de andrógenos, pois podem necessitar de outros tratamentos medicamentosos e/ou cirúrgicos”, complementa a dermatologista.

Além disso, cuidados de higiene e outros medicamentos de uso tópico auxiliam no tratamento, porém a acne não surge em razão de sujeira na pele, portanto não se deve exagerar nas lavagens do rosto; de duas a três vezes por dia é suficiente.

O uso de maquiagem pode obstruir os poros, portanto recomenda-se a utilização de produtos não comedogênicos, ou seja, que não contribuem para a formação da lesão inicial da acne, “os cravinhos”.

Entre as terapias tópicas, o mercado acaba de ganhar um forte aliado no combate à acne, o Epiduo, da companhia farmacêutica Galderma. A vantagem deste novo medicamento está na composição, que não contém antibióticos, principais causadores da resistência bacteriana.

Com uma combinação exclusiva de retinóide e peróxido de benzoíla, Epiduo normaliza a multiplicação celular da pele, evitando a obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas.

Além disso, o medicamento combate a bactéria causadora da acne e reduz a inflamação causada pelo problema. Por se tratar da combinação de dois princípios ativos em um único produto, Epiduo facilita o tratamento e garante maior aderência do paciente.

Então vamos nos livrar dessa coisa chatíssima chamada acne.

Beijo a todas

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário