sexta-feira, 18 de junho de 2010

AMOR E CIÚME DOENTIO É A MESMA COISA??

Meninas Lindas do meu blog, hoje eu desejo a todas um dia repleto de possibilidades em todos os sentidos que a palavra possa representar.

Possibilidades financeiras, para que a qualidade de vida melhore e principalmente mais ainda, possibilidades de saúde, inclusive a saúde emocional, difícil de encontrar em algumas de nós mulheres desse mundão de Deus.

Falando em saúde emocional, trago um texto de Sabrina Passos entendidíssima nesses assuntos, cuja leitura ajudará a muitas que neste momento sofrem de terrível mal.

Refiro-me aqui ao sofrimento causado pelo doloroso ciúme. A pesquisa afirma que sofrer por ciúme ou amor é um capítulo obrigatório na vida de quase todo mundo. Mas quanto o sentimento é levado ao extremo, vira doença mesmo sem querer.

Para tentar reconhecer esse sofrimento, o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo está preparando uma pesquisa, que vai envolver homens e mulheres, maiores de 18 anos. Fora isso, o único pré-requisito é sofrer demais de amor ou ciúme.

A psicóloga Andrea Lorena da Costa, do Ambulatório de Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP, diz que a pesquisa quer investigar se existe correlação entre os sentimentos de amor e ciúme excessivos e verificar se são duas condições diferentes ou se são a mesma coisa.

Segundo ela, o amor patológico se caracteriza por atenção e cuidados excessivos destinados ao parceiro, quando a pessoa se vê obrigada a dar atenção constante ao amado, deixando de lado outras atividades e pessoas anteriormente valorizadas, como por exemplo, trabalho, filhos e amigos.

"Já o ciúme patológico causa angústia e prejuízo significativo tanto à pessoa amada quanto ao ciumento. As suspeitas são infundadas, ou seja, não tem dados reais. É composto por pensamentos, emoções e preocupações exageradas e irracionais sobre a infidelidade do parceiro, associadas a comportamentos inaceitáveis ou extravagantes.

O maior desejo do ciumento excessivo é controlar completamente os sentimentos e comportamentos do parceiro", explica Andrea.

A tentativa de diferenciar o amor e ciúme excessivo servirá para ajudar quem sofre com isso. "O tratamento adequado ajudará a pessoa a restabelecer vínculos mais saudáveis e seguros com o parceiro ou parceira, a se fortalecer e resgatar a auto-estima que, em muitos casos, ficou esquecida por causa do amor ou ciúme excessivos destinado aos parceiros", diz Andrea.

Para tentar identificar se o que sente é mesmo doentio, a pessoa deve questionar se está satisfeita com o grau de atenção e tempo dedicados ao parceiro, verificar se faz mais do que gostaria e se perguntar se a quantidade de atenção dedicada está sob controle.

É preciso ainda perceber se quando sente vontade de parar, consegue, e se deixou outros interesses e pessoas de lado, como a família e amigos e o trabalho.

No caso do ciúme, conforme explica Andrea, a pessoa tende a verificar compulsivamente agendas, celulares, e-mails, roupas, faturas de cartão de crédito. Liga constantemente para verificar com quem e o que o parceiro está fazendo, costuma visitar de surpresa o trabalho, segue para confirmar onde e com quem está e, em alguns casos, parte para agressão. "Isso acontece tanto com homens quanto com mulheres com amor e ciúme excessivos", ressalta.

Mas antes de definir o ciúme patológico, é bom relembrar o que é o ciúme normal, desses que todo mundo sente mesmo. "Ele é desencadeado por conflitos reais, uma reação proporcional a uma situação de infidelidade, concreta ou plausível", explica.

Quem acha que sofre dos sintomas acima descritos e quiser participar da pesquisa precisa comparecer semanalmente ao Hospital das Clínicas de São Paulo. Os voluntários passarão por uma entrevista com psicólogos e, em seguida, responderão a questionários relacionados ao amor, ciúme e relacionamento amoroso, assim como outros testes psicológicos, e terão acompanhamento médico, caso seja necessário. O tratamento deve durar quatro meses e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3069-7805 ou pelo e-mail contato@amiti.com.br.

Aqui em Fortaleza, acredito que existam lugares especializados no tratamento do já mencionado ciúme, devendo as interessadas buscar ajuda nos caps da prefeitura local, já que aquelas unidas cuidam das doenças emocionais de toda ordem.

Abraços carinhosos a todas

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário