segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMER FORA E AS PRESSAS É SAUDÁVEL??


Amiguinhas do meu blog, o assunto hoje é alimentação consumida às pressas.

O texto abordado por Tissiane Vicentin e Karina Conde é muito elucidativo e tenho certeza que contribuirá para uma reflexão principalmente de quem trabalha fora, e tem pouco tempo para fazer suas refeições com qualidade.

Comentam as autoras que no corre-corre do dia-a-dia, principalmente na hora do almoço, um dilema: escolher pratos ricos em nutrientes e vitaminas e perder tempo esperando que eles sejam preparados, ou optar por pratos ricos em gordura e carboidratos que não tomarão nem cinco minutos de espera?

A falta de tempo para comer dá então as mãos à pressa e a solução é ir direto à fila do "pecado" do fast food!

Segundo a nutricionista Maria Cecília Corsi, da Essencial Light, em São Paulo, o número de pessoas que adquiriram, ao longo da vida, alguma doença crônica não transmissível, como obesidade, doenças coronarianas, diabetes tipo 2, entre outras, preocupa. "A má alimentação é apontada como um dos principais fatores que contribuem para esse aumento", afirma a especialista.

Por esse motivo, muitas redes alimentícias estão apostando, ao menos, em um prato saudável - e rápido - para seus consumidores. Já é possível ver em redes como McDonalds e Bobs lanches menos gordurosos e até opções de frutas e saladas.

Na mesma mão, redes como o Subway, por exemplo, apostaram de vez no bem estar e oferecem comida rápida mais saudável aos consumidores acelerados. "Nós fugimos da fórmula batata frita, hambúrguer e refrigerante. Não servimos frituras e estamos de olho no sódio também", conta Roberta Damasceno, gerente de operações da marca no Brasil.

Roberta analisa que o perfil do consumidor desse fast food saudável é bem diversificado. Vai desde o empresário que tem pouco tempo entre uma reunião e outra até os jovens preocupados com a forma.

A Salad Creations, rede especializada em saladas nas praças de fast food, que chegou recentemente no Brasil, mostra que o consumidor com pressa está mesmo mais interessado em alimentação saudável.

Criada no ano de 2004, na Flórida, a Salad Creations foi concebida para atender a enorme demanda da geração do bem estar, em busca de um estilo de vida saudável. Com foco de expansão no Brasil voltado preferencialmente para shoppings, business centers e ruas, a marca oferece cardápio com 40 ingredientes para saladas, wraps frescos, sopas, mini pães e cookies.

No Brasil a rede chegou em 2007, com a primeira loja inaugurada no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Hoje, já conta com mais de 10 lojas espalhadas pelo Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. E a meta inclui a abertura de 50 lojas no período de sete anos em território nacional.

Fast food saudável

Segundo Cecília Gonçalves, Gerente de Expansão da Salad Creations, todas as redes de fast food nos próximos 5 anos irão se adaptar a esse novo consumidor. "Nosso faturamento é uma amostra de tudo isso, a cada mês nossas lojas aumentam o seu faturamento em mais de 5%. Nossa rede triplicou de tamanho de 2008 para 2009 e esperamos fazer isso mais uma vez este ano", conta Cecília.

Outra empresa que está investindo na onda saudável é a BioGourmet, que abriu o primeiro quiosque em novembro de 2009, no Shopping Nações Unidas, em São Paulo, oferecendo apenas produtos orgânicos. Depois, a coisa só cresceu. "Foram os próprios clientes que começaram a sugerir que a marca também oferecesse refeições e lanches rápidos e saudáveis, produzidos com alimentos 100% orgânicos", Paulo Vilela, sócio da empresa. "Em março, por exemplo, foram vendidas 400 unidades, com destaque para o frango com quinua e para a mousse de banana".

Paulo acredita que a saúde é mesmo uma preocupação mundial, tanto das autoridades quanto dos médicos, já que se gasta cada vez mais dinheiro público na contenção de doenças que podiam ser evitadas com alimentação saudável e exercícios físicos. "A BioGourmet espera fazer sua parte oferecendo ao consumidor um alimento de origem segura, produzido de forma sustentável, e que também auxilia o produtor a continuar plantando de forma orgânica, com respeito à terra e sem agrotóxicos".

O gerente de TI Raul Pinheiro da Silva se preocupa com o que come. "Sempre procuro algo mais saudável, quando posso", afirma. "Comer uma coisa mais leve facilita a digestão, é melhor para o dia a dia, ainda mais quando você fica fora de casa o dia inteiro, trabalhando e estudando", completa.

Para quem não sabe (ou faz de conta que não lembra), o consumo frequente de fast-food pode causar problemas sérios de saúde, afinal, segundo Maria Cecília, a maioria dos produtos comercializados pelas redes são riquíssimo em gorduras e açúcares e pobres em vitaminas, fibras e sais minerais.

"Esse tipo de consumo pode causar acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, doenças coronárias, obesidade, diabetes, síndrome metabólica e diminuir significativamente a qualidade de vida do indivíduo", aponta a especialista.

Ninguém está pregando uma placa de "Pare" em frente sua lanchonete preferida. Mas antes de entrar na fila, que tal dar chance para a boa nova do rápido e saudável?

Taí o recado de quem sabe.

Abração a todas.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário