quarta-feira, 2 de junho de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE A TPM

Amigas do meu blog eu saúdo a todas com votos de paz, luz e proteção dos céus.

O assunto de hoje trata da famosa e tão conhecida TPM e é desenvolvido pelo Dr. Jorge Ferreira Neto- ginecologista renomado das terras do sul do País.

Ele explica que a Síndrome de Tensão Menstrual – mais conhecida por TPM – acontece por conta do desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça.

Mesmo sabendo que o problema acontece por essas alterações hormonais, existe uma série de mitos sobre a TPM. O ginecologista Jorge Ferreira Neto, esclarece os mais comuns:

Algumas mulheres podem ter TPM durante todo o mês?

Falso. “A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a 10 dias antes da menstruação.

É importante ressaltar que para fazermos um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. Pode ocorrer em alguns casos apenas um distúrbio hormonal transitório”.

Toda mulher tem retenção de líquido nesse período?

Em partes. “A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar esse sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais, como irritabilidade, baixa auto-estima e depressão”.

A alimentação influencia diretamente a TPM?

Verdadeiro. “Uma das coisas fundamentais é evitar sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína, como por exemplo, a coca-cola, chá preto e vinho tinto.

Convém nesse período evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher ingira alimentos diuréticos como melancia e morango”.

O chocolate melhora a TPM?

Falso. “O chocolate é um alimento com muita gordura, portanto é melhor evitá-lo. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina”.

Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?

Verdadeiro. “A maioria das mulheres se sente assim, pois as alterações hormonais também influenciam a produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona depressão e baixa auto-estima”.

Dores de cabeça são comuns nesse período?

Verdadeiro. “Algumas mulheres podem não apresentar, mas é um sintoma comum”.

TPM não tem cura?

Verdadeiro. “O que fazemos é um tratamento para amenizar os sintomas.

Hoje contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem que têm benefícios muito grandes.

Também pode ser usado, com uso contínuo, o ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula.

Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica”.

Agora que todo mundo já está esclarecido e informado sobre os mitos e verdades da TPM, eu me despeço de todas com abraços carinhosos.

Lady Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário